Women in Business

Diversidade em equipes de liderança

O que pode frear os negócios?

Muitas empresas ao redor do mundo estão perdendo oportunidades de negócios devido à falta de diversidade nas equipes de liderança. Isso significa que uma companhia não consegue refletir diretamente os mercados ou comunidades nas quais ela atua, e isso pode refreá-la.

Na pesquisa global da Grant Thornton - International Business Report (IBR) sobre a diversidade, capturamos as opiniões de 2.500 líderes empresariais em 35 países. Nosso Retrato da Diversidade, lançado um mês antes do nosso relatório Mulheres nos Negócios 2018, explora a diversidade de equipes seniores ao redor do mundo por etnia, idade e gênero. Esta é a primeira vez que investigamos as atitudes dos líderes empresariais com relação a esses três aspectos fundamentais da diversidade.

Em média, apenas 40% das empresas acreditam que a diversidade é importante para o seu sucesso, e apenas 14% estão agindo para melhorar a diversidade de suas equipes seniores. 

 

Descobrimos que a maior parte das empresas não apresentam diversidade étnica ou de gênero. As equipes com idades diversas são mais comuns, embora ainda não sejam totalmente aderentes à regra de ter ao menos um membro da equipe sênior com menos de 35 anos. Os dados mostram que a diversidade realmente melhora quando ela é valorizada e as empresas têm planos em vigor para apoiá-la. Este é um lembrete valioso de que a mudança será difícil de alcançar sem compromisso da liderança das organizações.

Os destaques compartilhados neste retrato são esperançosamente um primeiro passo importante na ampliação do debate sobre a diversidade nos negócios. Queremos colaborar com outras empresas no entendimento dessas falhas de diversidade e incluímos algumas ideias para medidas positivas que as empresas podem considerar para ajudar a aumentar sua diversidade.

Nossa pesquisa Mulheres nos Negócios, agora em seu 13º ano, fornece uma poderosa referência sobre a participação de mulheres em equipes de liderança, e será publicada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2018.