Como proprietário de uma empresa, você se concentrou em construir uma empresa de sucesso, mas já considerou o que acontecerá quando decidir se afastar?

Não importa o quão bem-sucedida seja a sua administração de uma empresa, pode chegar um momento em que você queira deixá-la para trás. À medida que esse momento se aproxima, é importante ter uma estratégia de saída em vigor.

Determine se você deve vender seu negócio

Qualquer decisão sobre o seu plano de saída depende da sua situação e dos seus objetivos. Assim sendo, há três perguntas importantes que podem te ajudar a avaliar se agora é o momento certo para planejar uma saída.

Quanto vale o meu negócio hoje?

Compreender o valor de mercado atual do seu negócio impacta qualquer decisão que você tome em relação ao seu futuro, e obter uma estimativa adequada é uma tarefa complicada. 

O momento das próximas etapas pode mudar dependendo do preço esperado e do fato de que a venda do seu negócio às vezes pode levar de 9 a 12 meses. Trabalhar com um profissional pode ajudar a garantir que você não superestime o valor do seu negócio nem subestime seu potencial de crescimento futuro.

Meu negócio tem demanda?

Considere a demanda por empresas em seu setor e por empresas privadas em geral.
As condições do mercado podem mudar rapidamente, por isso é importante compreender como a natureza cíclica do cenário de fusões e aquisições pode afetar as suas perspectivas de venda.

Quais são meus objetivos pessoais?

Nossos objetivos pessoais ou financeiros ajudam a determinar quando sair e suas melhores opções. Nesse contexto, é importante compreender os prazos associados às várias opções de estratégia de saída.
 

Considere estratégias de saída comuns

  • Considere estratégias de saída comuns

    1. Faça a transição da sua empresa para um membro da família

    Considere transferir a propriedade ou o controle de sua empresa para um membro da família se quiser que ela continue da mesma forma, mas abrindo mão da carga de responsabilidades. Dessa forma, você poderá conseguir fazer a transição da sua empresa familiar para a próxima geração, com um planejamento sucessório prudente, sem as consequências fiscais adversas.

    Para ajudar a facilitar uma transição tranquila, é importante desenvolver um plano formal de sucessão. Idealmente, o plano identificará o seu sucessor, definirá os seus planos de formação para permitir uma gestão eficiente e a melhor tomada de decisões, além de responsabilidades de curto e longo prazo descrevendo exatamente como a transição será implementada. É importante observar que esta pode não ser uma opção se você estiver procurando uma saída com retorno financeiro mais rápido.

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    2. Venda seu negócio para seus parceiros ou funcionários 

    Uma venda gerencial para funcionários permite que indivíduos familiarizados com a cultura e os processos adquiram a empresa e assumam o controle da propriedade. Isso proporciona continuidade aos seus negócios e pode significar uma transição mais tranquila que requer menos tempo para transferir suas responsabilidades diárias. No entanto, vender aos seus funcionários pode resultar num preço de venda mais baixo e pode demorar mais tempo a concretizar totalmente os fundos da venda, embora, em última análise, o preço de venda dependa do que está acontecendo no mercado.

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    3. Venda seu negócio no mercado aberto

    Se o seu negócio for lucrativo e a demanda for forte, ele poderá atrair mais compradores em potencial e receber ofertas mais atraentes. Esta opção requer uma preparação do negócio para venda, incluindo garantir que seus registros financeiros e inventários de ativos estejam atualizados e que seus processos estejam adequadamente documentados.

Entenda as implicações fiscais da venda de sua empresa

As implicações fiscais da venda do seu negócio dependerão de como você sairá. Existem isenções e estratégias que podem te ajudar a tornar a transferência mais eficiente possível em termos fiscais, embora seja crucial um planejamento antes da transação.

Se você optar por vender seu negócio, considere o retorno após os impostos sobre o produto da transação. Dependendo da natureza da venda – se você está vendendo apenas parte da empresa, todo o negócio ou se deseja vender apenas uma participação acionária – pode haver isenções de ganhos de capital e diferimentos de impostos disponíveis para você. Se você está pensando em incluir componentes contingentes ou de ganho na venda de sua empresa, pode haver outras implicações fiscais a ser consideradas.

Existem também considerações fiscais associadas à liquidação dos ativos da sua empresa. O produto de uma venda de ativos será usado para pagar dívidas pendentes aos credores, e o produto restante, dependendo da estrutura de propriedade do seu negócio, poderá ser distribuído a você como dividendos tributáveis.

Como a Grant Thornton Brasil pode ajudar?

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