imageusvy7.pngA criação de valor é cada vez mais requerida por investidores, mercados e sociedade.

E atuar de maneira consciente e com responsabilidade socioambiental proporciona às organizações um impacto positivo na geração de seus resultados de longo prazo. Contamos com um time multidisciplinar e abordagens estruturadas para integrar as práticas e políticas ESG na estratégia e gestão dos negócios, que impactam diretamente no valor da organização.

imagedzd2.png

Suportamos a jornada ESG dos nossos clientes e colaboramos para que eles consigam ir além.

Mais do que agir, auxiliamos as empresas a aumentar a sua maturidade em ESG, de forma conectada com a geração de valor, assim como a estarem preparadas para reportar e realizar uma comunicação clara e objetiva ao mercado, apresentando seus indicadores sociais, econômicos e ambientais para contribuir com ambientes de negócios mais éticos e transparentes.

 

Confira nossas soluções integradas:

Assessoria Estratégica
Estratégias de Sustentabilidade
  • Processo de definição, revisão ou alinhamento da estratégia de sustentabilidade/ dos aspectos ESG e integração no planejamento estratégico geral da organização;
  • Identificação/revisão dos temas materiais/ matriz de materialidade;
  • Definição de estratégia para emissão de títulos e créditos verdes (green bonds), sociais (social bonds) e transição (transition bonds).
Gestão Ambiental

Identificação de temas ambientais materiais e estruturação de um sistema de gestão ambiental, com procedimentos e indicadores de monitoramento e gestão, visando o atingimento de metas e/ou mitigação de riscos e impactos.

Cadeia de Fornecimento Responsável

Estruturação de critérios socioambientais para a cadeia de suprimentos, estruturação de procedimentos, indicadores, questionários de seleção, avalição e monitoramento e ajustes em cláusulas contratuais.

Serviços ESG para Relatório Integrado

Apoio a estruturação da gestão integrada que possibilita o relato integrado, estruturação de processo, indicadores, coleta de indicadores e elaboração do relato. Integração dos aspectos ESG aos econômico-financeiros.

Cidades Conscientes

Planejamento estratégico de médio a longo prazo para cidades, alinhado com metas globais e com tecnologias de smart cities.

Análises e Avaliações
ESG Due Diligence

Avaliação de riscos e impactos socioambientais e de governança, potenciais ou situacionais, que impactam diretamente no valor da organização.

Vendor Due Diligence

Avaliação de riscos e impactos socioambientais e de governança, potenciais ou situacionais, que impactam diretamente no valor da organização. Demonstração do impacto no valor de venda.

Buyer Due Diligence

Avaliação de riscos e impactos socioambientais e de governança, potenciais ou situacionais, que impactam diretamente no valor da organização. Demonstração do impacto no valor de compra.

Post Deal ESG Transformation

Apoio para integração e alinhamento dos aspectos ESG em processos de fusão, aquisições ou separação de empresas. Revisão e unificação de estratégias, processos, governança, indicadores de monitoramento e reportes.

Second Party Opinion – SPO

Opinião de Segunda Parte (SPO) para emissão de títulos (green bonds, social bonds, transition bonds) e outros ativos financeiros ESG. A elaboração da Opinião de Segunda Parte sobre operações financeiras sustentáveis assegura que a operação responda às expectativas atuais de mercado e às melhores práticas do setor, oferecendo segurança ao investidor. Certifica que a operação utiliza critérios coerentes, atende aos impactos propostos e que o uso dos recursos está correto.

Análise de Maturidade em ESG

Diagnóstico da maturidade em ESG da organização frente a boas práticas, regulamentos, selos, certificações, leis ou outra referência de interesse da organização.

Avaliação de Risco e Impacto
  • Investigação e estruturação de mapa de risco e impacto socioambiental com plano de tratativas;
  • Mapeamento e Avaliação dos Riscos e Controles ESG.
Análise de Impacto nos ODS

Diagnóstico das práticas da organização frente aos ODS, identificação de ODS prioritários e plano de recomendações para alinhamento com as metas globais e evolução das práticas.

Relatórios
Relatório Integrado e Relatório de Sustentabilidade

Auditoria para elaboração de relatos de sustentabilidade, alinhado com o ISSB (International Sustainability Standards Board - IFRS Foundation), contemplando a abordagem de materialidade, incluindo as variáveis econômico-financeira, socioambiental e de governança e diferentes bases e diretrizes setoriais e globais de desenvolvimento, como:

  • International Integrated Reporting Council (IIRC);
  • Global Reporting Initiative (GRI);
  • Climate Disclosure Standards Board (CDSB);
  • Carbon Disclosure Project (CDP);
  • Sustainability Accounting Standards Board (SASB);
  • Ask Force on Climate-related Financial Disclosures (TFCD).
Inventário de Emissões

Realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), escopo 1, 2 e 3, com mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico ou cidade, quantificação, monitoramento e registro das emissões.

Assurance e Certificação
Relatório Integrado e Relatório de Sustentabilidade

Auditoria para elaboração de relatos de sustentabilidade, alinhado com o ISSB (International Sustainability Standards Board - IFRS Foundation), contemplando a abordagem de materialidade, incluindo as variáveis econômico-financeira, socioambiental e de governança e diferentes bases e diretrizes setoriais e globais de desenvolvimento, como:

  • International Integrated Reporting Council (IIRC);
  • Global Reporting Initiative (GRI);
  • Climate Disclosure Standards Board (CDSB);
  • Carbon Disclosure Project (CDP);
  • Sustainability Accounting Standards Board (SASB);
  • Ask Force on Climate-related Financial Disclosures (TFCD).
Certificações Ambientais e Sociais

Abordagem para aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa.

Certificações ISO

Assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.

Inventário de Emissões

Assegurar informações contidas no relatório de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), escopo 1, 2 e 3 para aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa

Auditoria Interna

Realização de Auditoria Interna para avaliação independente dos processos e controles ESG a fim de verificar Compliance e reportar para Comitês de auditoria/ Conselhos de Administração que os dados ESG reportados são confiáveis e os controles ESG estejam sendo executadas de forma efetiva. Como objetivo da auditoria interna em ESG podemos citar a validação independente dos dados ESG reportados internamente e ao mercado, confirmação da efetividade dos processos e avaliação da aderência dos normas, padrões ou boas práticas ESG com as Políticas Internas, diretrizes da Companhia e requerimentos dos Órgão Reguladores.

Conheça também nosso Hub ESG

Você encontrará artigos, pesquisas e lives abordando ações e estratégias para o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais transparente, competitivo e sustentável.

Diga-nos como podemos ajudar

Contamos com um time multidisciplinar, com experiência em diversos setores, que trabalha para entender a sua necessidade e trazer recomendações significativas e de alto valor agregado.

Últimos insights

Veja mais