- Auditoria e revisão das demonstrações contábeis
- Assessoria em temas contábeis
- Mercado de capitais
- Compliance contábil, trabalhista e fiscal
- Atestação SOC
- Diagnósticos pré-auditoria
- Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
- Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
- Asseguração de relatórios não financeiros
A criação de valor é cada vez mais requerida por investidores, mercados e sociedade.
E atuar de maneira consciente e com responsabilidade socioambiental proporciona às organizações um impacto positivo na geração de seus resultados de longo prazo. Contamos com um time multidisciplinar e abordagens estruturadas para integrar as práticas e políticas ESG na estratégia e gestão dos negócios, que impactam diretamente no valor da organização.
Suportamos a jornada ESG dos nossos clientes e colaboramos para que eles consigam ir além.
Mais do que agir, auxiliamos as empresas a aumentar a sua maturidade em ESG, de forma conectada com a geração de valor, assim como a estarem preparadas para reportar e realizar uma comunicação clara e objetiva ao mercado, apresentando seus indicadores sociais, econômicos e ambientais para contribuir com ambientes de negócios mais éticos e transparentes.
Confira nossas soluções integradas:
- Processo de definição, revisão ou alinhamento da estratégia de sustentabilidade/ dos aspectos ESG e integração no planejamento estratégico geral da organização;
- Identificação/revisão dos temas materiais/ matriz de materialidade;
- Definição de estratégia para emissão de títulos e créditos verdes (green bonds), sociais (social bonds) e transição (transition bonds).
Identificação de temas ambientais materiais e estruturação de um sistema de gestão ambiental, com procedimentos e indicadores de monitoramento e gestão, visando o atingimento de metas e/ou mitigação de riscos e impactos.
Estruturação de critérios socioambientais para a cadeia de suprimentos, estruturação de procedimentos, indicadores, questionários de seleção, avalição e monitoramento e ajustes em cláusulas contratuais.
Apoio a estruturação da gestão integrada que possibilita o relato integrado, estruturação de processo, indicadores, coleta de indicadores e elaboração do relato. Integração dos aspectos ESG aos econômico-financeiros.
Planejamento estratégico de médio a longo prazo para cidades, alinhado com metas globais e com tecnologias de smart cities.
Avaliação de riscos e impactos socioambientais e de governança, potenciais ou situacionais, que impactam diretamente no valor da organização.
Avaliação de riscos e impactos socioambientais e de governança, potenciais ou situacionais, que impactam diretamente no valor da organização. Demonstração do impacto no valor de venda.
Avaliação de riscos e impactos socioambientais e de governança, potenciais ou situacionais, que impactam diretamente no valor da organização. Demonstração do impacto no valor de compra.
Apoio para integração e alinhamento dos aspectos ESG em processos de fusão, aquisições ou separação de empresas. Revisão e unificação de estratégias, processos, governança, indicadores de monitoramento e reportes.
Opinião de Segunda Parte (SPO) para emissão de títulos (green bonds, social bonds, transition bonds) e outros ativos financeiros ESG. A elaboração da Opinião de Segunda Parte sobre operações financeiras sustentáveis assegura que a operação responda às expectativas atuais de mercado e às melhores práticas do setor, oferecendo segurança ao investidor. Certifica que a operação utiliza critérios coerentes, atende aos impactos propostos e que o uso dos recursos está correto.
Diagnóstico da maturidade em ESG da organização frente a boas práticas, regulamentos, selos, certificações, leis ou outra referência de interesse da organização.
- Investigação e estruturação de mapa de risco e impacto socioambiental com plano de tratativas;
- Mapeamento e Avaliação dos Riscos e Controles ESG.
Diagnóstico das práticas da organização frente aos ODS, identificação de ODS prioritários e plano de recomendações para alinhamento com as metas globais e evolução das práticas.
Auditoria para elaboração de relatos de sustentabilidade, alinhado com o ISSB (International Sustainability Standards Board - IFRS Foundation), contemplando a abordagem de materialidade, incluindo as variáveis econômico-financeira, socioambiental e de governança e diferentes bases e diretrizes setoriais e globais de desenvolvimento, como:
- International Integrated Reporting Council (IIRC);
- Global Reporting Initiative (GRI);
- Climate Disclosure Standards Board (CDSB);
- Carbon Disclosure Project (CDP);
- Sustainability Accounting Standards Board (SASB);
- Ask Force on Climate-related Financial Disclosures (TFCD).
Realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), escopo 1, 2 e 3, com mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico ou cidade, quantificação, monitoramento e registro das emissões.
Auditoria para elaboração de relatos de sustentabilidade, alinhado com o ISSB (International Sustainability Standards Board - IFRS Foundation), contemplando a abordagem de materialidade, incluindo as variáveis econômico-financeira, socioambiental e de governança e diferentes bases e diretrizes setoriais e globais de desenvolvimento, como:
- International Integrated Reporting Council (IIRC);
- Global Reporting Initiative (GRI);
- Climate Disclosure Standards Board (CDSB);
- Carbon Disclosure Project (CDP);
- Sustainability Accounting Standards Board (SASB);
- Ask Force on Climate-related Financial Disclosures (TFCD).
Abordagem para aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa.
Assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.
Assegurar informações contidas no relatório de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), escopo 1, 2 e 3 para aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa
Realização de Auditoria Interna para avaliação independente dos processos e controles ESG a fim de verificar Compliance e reportar para Comitês de auditoria/ Conselhos de Administração que os dados ESG reportados são confiáveis e os controles ESG estejam sendo executadas de forma efetiva. Como objetivo da auditoria interna em ESG podemos citar a validação independente dos dados ESG reportados internamente e ao mercado, confirmação da efetividade dos processos e avaliação da aderência dos normas, padrões ou boas práticas ESG com as Políticas Internas, diretrizes da Companhia e requerimentos dos Órgão Reguladores.
Conheça também nosso Hub ESG
Você encontrará artigos, pesquisas e lives abordando ações e estratégias para o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais transparente, competitivo e sustentável.
Acompanhe nossos insights e iniciativas →Diga-nos como podemos ajudar
Contamos com um time multidisciplinar, com experiência em diversos setores, que trabalha para entender a sua necessidade e trazer recomendações significativas e de alto valor agregado.
Entre em contato conosco