Caminhando para o 6º ano de promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - Lei nº 13.708/18) no Brasil, algumas práticas vão se estabelecendo nas atividades de governança sobre a privacidade e tratamento de dados pessoais, dentre elas a terceirização do DPO (Data Protection Officer ou Encarregado de Proteção de Dados).

Para a ANPD, tal função de “atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)”, pode ser exercida tanto por pessoa física ou jurídica, com a possibilidade de internalização ou terceirização das atribuições do encarregado de dados.

De acordo com as atividades da empresa, tal função pode exigir demandas de análises técnicas e gestão bastante complexas, contexto e que uma boa parte das empresas tem optado por sua terceirização.
 

Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    1.     Independência

    Assistência imparcial e livre de conflito de interesses. O Encarregado de Dados externo possui independência para instruir o negócio e subsidiar tomadas de decisão, isso porque analisa as oportunidades de forma técnica, expondo as necessidades de adequação e riscos associados, para que então o cliente consiga ter mais segurança e assertividade nas tomadas de decisão.

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    2.     Atuação de nicho

    Terceirizar as atividades do DPO dá oportunidade para as empresas focarem na gestão do negócio e ao mesmo tempo contarem com um parceiro para exercer as atividades de DPO, que é seu core business na medida certa do seu segmento, processos e porte, auxiliando a empresa a construir um Programa de Privacidade sólido e de acordo com a legislação e melhores práticas de mercado, mas também associado à estratégia empresarial e atribuindo valor ao negócio.

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    3.     Reputação e credibilidade

    Estar aderente aos regulamentos além de prevenir sanções protege a imagem da empresa e os terceiros com quem se relaciona. Com o ganho de maturidade do mercado em relação ao tema de privacidade e proteção de dados, é cada vez mais recorrente que parceiros de negócio cobrem tais medidas de seus fornecedores e que a proteção de dados seja um diferencial competitivo, frente a um grupo de empresas que não iniciaram seu processo de adequação.

    Além disso, empresas que possuem seus Programas de Privacidade implementados e demonstram seu compromisso com o tema, mitigam não somente o risco de sanções financeiras, mas os danos colaterais associados como, perda de credibilidade, desconfiança de investidores, clientes e parceiros, e consequentemente a atenção de órgãos fiscalizadores.

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    4.     Redução de custos

    Além da redução de custos, o Encarregado de Dados externo se reflete em benefícios tangíveis, como agilidade na contratação, disponibilidade contínua para lidar com situações como turnover e férias, bem como na reciclagem e mobilidade de profissionais com a expertise necessária.

    Conseguimos equilibrar nossos serviços à real necessidade da empresa, utilizando o tempo necessário para manutenção efetiva do Programa de Privacidade, e fazendo uma alocação eficaz de profissionais com base na demanda e criticidade, o que permite a otimização dos custos, e uma atuação direcionada à resolução de problemas. Ademais, nossa equipe de profissionais garante continuidade, de modo que o cliente não seja impactado por ausências temporárias ou mudanças de equipe.

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    5.     Foco, experiência e agilidade

    Profissionais constantemente atualizados sobre as regulamentações, equipes multidisciplinares e com benchmarking sobre práticas líderes para compartilhar com seus diferentes clientes, trazendo maior eficiência e agilidade ao processo de gestão de dados.

    Sabemos que a temática de privacidade ainda conta com desafios regulatórios no Brasil, e por isso nosso time atua recorrentemente com benchmarkings das melhores práticas de mercado e sempre observando legislações com maior maturidade, para ofertar as melhores alternativas aos nossos clientes, e que estejam alinhadas com o propósito e cultura do seu negócio, para que a adequação seja feita de forma natural, sem causar grandes impactos.

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    6.     Resposta a riscos e incidentes

    Além da atuação na prevenção, rápida mobilização em caso de incidentes minimizando eventuais riscos a partir de experiência em casos congêneres no compartilhamento de orientações com a visão de especialista.

    Incidentes são vistos como um momento crítico nas empresas, por isso, nosso time atua com prontidão neste momento, auxiliando o cliente na mobilização efetiva de pessoas chave, instruindo, organizando e orientando para que a gestão de tal momento de crise seja feita de forma efetiva e pragmática.

  • Por isso, elencamos aqui as seguintes e principais vantagens em optar por este caminho:

    7.     Acesso a especialistas altamente qualificados no tema

    Muitas empresas possuem o desafio de conseguir profissionais qualificados e que consigam ficar dedicados estritamente às ações de privacidade. Com o DPO as a Service, a vantagem é de contar com uma equipe multidisciplinar, que conhece e atua com diversos ramos de negócios, de todos os portes e complexidade, e que por isso está apta a atender as mais distintas demandas relacionadas ao tema, desde as mais simples às mais sofisticadas.

    Por sermos um time altamente qualificado e multidisciplinar, conseguimos atuar sempre alocando os melhores profissionais para cada tipo de necessidade com base na criticidade do tema.

Conte com a Grant Thornton Brasil

Nosso time presta serviços de DPO as a Service e tem expertise obtida por meio da atuação clientes de portes e complexidades distintos, além de atuarmos em toda a cadeia de adequação, desde empresas que estão iniciando sua jornada de privacidade àquelas com maior nível de maturidade e cultura estabelecidos. 

Isso nos permite trabalhar de forma customizada às necessidades, oferecendo as melhores soluções e atuando nas atividades necessárias para manutenção dos programas de privacidade e, assim, a empresa foca nas tomadas de decisão estratégica relacionadas aos riscos de privacidade e o Encarregado de Dados externo segue dando vida ao programa. 

Autores

  • Autores

    Caroline Moraes de Lima

    Especialista em LGPD na Grant Thornton Brasil

  • Autores

    Alessandro Gratão

    Sócio líder de Serviços Forenses da Grant Thornton Brasil