ENERGIA E RECURSOS NATURAIS

Setor global de energia renovável atinge o ponto crítico

O que isso significa para taxas de desconto?

A queda dos custos de tecnologia, o acesso a um capital com menor custo e uma maior independência de apoio governamental estão impulsionando o crescimento do investimento no setor global de energia renovável. A comercialização rápida e a expansão da indústria levaram a energia renovável ao ponto crítico para a "paridade da rede" em partes do mundo. A paridade da rede significa que a energia pode ser gerada a partir de fontes renováveis a um preço mais barato ou igual do que a partir da rede elétrica tradicional, que ainda depende muito dos combustíveis fósseis.

USD 201 bilhões foram investidos globalmente em projetos de energia renovável de grande escala em 2016, com a energia eólica e a energia solar liderando o ranking. Muitos dos investidores ativos do setor são os maiores fundos que procuram fluxos de caixa indexados à inflação de longo prazo e estáveis. A taxa de desconto (um proxy do custo do capital) é importante para todos os investidores, pois é fundamental para determinar o justo valor ou o preço de mercado dos projetos. No entanto, dados precisos são extremamente difíceis de acessar, fazendo com que os investidores confiem em sua própria experiência e no conselho de especialistas em avaliação.

Portanto, a Grant Thornton Reino Unido pesquisou investidores em mercados de energia renovável para descobrir taxas de desconto típicas. Mais de 100 investidores de dez grandes mercados de energia renovável foram pesquisados. Juntos, eles representam bilhões de dólares de capital em administração. Os investidores foram questionados sobre o custo de capital alavancado e não alavancados em projetos eólicos, solares, eólicos terrestres e eólicos marítimos.

Alguns resultados fundamentais da  pesquisa sobre taxa de desconto de energia renovável [ 2929 kb ] [ 2929 kb ], incluem taxas de desconto não alavancadas:

  • Em toda a Europa e América do Norte, uma média de 6%, 6,5% e 7,5% para energia solar, eólica terrestre e eólica marítima, respectivamente
  • Uma média nórdica de 5% para hidrelétrica
  • Na Austrália, média de 6,75% e 7,5% para solar e eólica terrestre, respectivamente.

O custo do capital precisa ser considerado no contexto dos vários pressupostos subjacentes, tais como curvas de energia, inflação, vida útil de projetos, e assim por diante: todos os quais variam para cada entrevistado. 

O que isso significa para os investidores?

Há uma quantidade significativa de capital por aí querendo encontrar um lar. Parte do recurso de investimento em projetos de recursos renováveis é a classe de ativos que incorporou tecnologias comprovadas e fluxos de caixa indexados à inflação. Os projetos renováveis em todo o mundo são atraentes devido a altas projeções de crescimento e oportunidades de M&A. Os desafios ambientais são, por natureza, em uma escala planetária e, como resultado, os investidores precisam de dados sólidos para respaldar suas decisões de capital.

Por sua vez, como avaliadores, precisamos ter uma visão sólida de cada uma das fontes de energia renováveis em todos os mercados onde valorizamos projetos. Quando se trata de ter uma visão sobre o custo do capital, é importante estar o mais próximo possível de fundos e transações. Por isso, lançamos esta pesquisa para ajudar a aumentar nossa experiência avaliando esses projetos e garantindo que nossos clientes estejam bem informados.

Saiba mais sobre nossa  equipe de avaliações globais, ou entre em contato com  Tomas Freyman.