A sustentabilidade está sendo amplamente discutida pelas organizações em decorrência das exigências da sociedade por diversidade e valorização dos direitos humanos, comprometimento com as situações climáticas do nosso planeta e a crescente mobilização das instituições financeiras e investidores quanto aos aspectos ESG (Environmental, Social and Governance).

A integração dos critérios ESG no modelo do negócio promove diretrizes mais robustas e conscientes, agregando uma visão estratégica de alta gestão, cultura e riscos organizacionais que são capazes de gerar mais valor à empresa a longo prazo.

A Grant Thornton Brasil auxilia as organizações na integração dos aspectos ESG na estratégia e gestão do negócio, viabilizando o crescimento econômico associado a uma governança atenta às medidas de respeito e proteção socioambiental, incorporando valor ao negócio e posicionando a empresa positivamente perante seus públicos de interesse.

Nossas soluções:

Diagnóstico da Maturidade em Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Diagnóstico do nível da sua organização quanto às práticas relacionadas aos aspectos sociais, ambientais e de governança frente às referências globais e/ou de interesse, permitindo:

  • Diagnóstico empresarial sobre os aspectos ESG, incluindo cadeias de valor;
  • Benchmarks com concorrentes e/ou referências de interesse;
  • Ter clareza da situação atual da organização com relação aos aspectos socioambientais e de governança;
  • Ter base para a identificação de riscos relacionados;
  • Remediar riscos atuais e eminentes da empresa;
  • Definir estratégia e plano de ação para evolução da maturidades em sustentabilidade;
  • Estruturar indicadores de monitoramento;
  • Iniciar uma comunicação clara e transparente com os públicos de interesse sobre os aspectos ESG.
Planejamento Estratégico em Sustentabilidade

Integração dos aspectos ESG no planejamento estratégico do negócio, com objetivo de:

  • Mapear ou revisar a materialidade (temas relevantes da organização);
  • Mapear ou revisar stakeholders (público de interesse);
  • Definir metas e diretrizes de desenvolvimento sustentável;
  • Definir ou revisar a governança da organização;
  • Revisar e/ou desenvolver processos e KPIs corporativos, incluindo socioambientais e de governança;
  • Preparar para listagem em indicadores de sustentabilidade em bolsas de valores;
  • Revisar e/ou desenvolver políticas organizacionais e processos atrelados;
  • Desenhar o processo e estruturação de indicadores de monitoramento.
Implementação de Práticas ESG

Implementação de práticas ESG por meio de uma abordagem sistêmica considerando parâmetros globais, regionais e/ou setoriais, alinhada com o planejamento estratégico da organização.

  • Gestão dos aspectos ESG e riscos associados;
  • Redução de riscos associados;
  • Potencialização de impactos positivos;
  • Estruturação de indicadores de sustentabilidade com base em referências de interesse;
  • Preparação para listagem em indicadores de sustentabilidade em bolsas de valores;
  • Desenvolvimento ou revisão de políticas organizacionais e processos atrelados;
  • Maior transparência e credibilidade frente aos públicos de interesse;
  • Relatos estruturados de sustentabilidade.
Plano de Ação para os ODS

Abordagem para auxiliar organizações a estruturar ou alinhar seu planejamento estratégico, suas ações e indicadores à agenda global de sustentabilidade, tendo como base os Princípios do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, assim como outras referências de interesse.

O Plano de Ação para os ODS permite:

  • Diagnóstico e entendimento das iniciativas ESG da organização;
  • Definir ou revisar temas relevantes para a empresa de forma alinhada com a agenda global;
  • Identificar a aderência com os ODS e definir colaboração de forma alinhada com o core business;
  • Integrar os temas de interesse, metas e ações da empresa com os ODS;
  • Planejamento estratégico, ações e indicadores ESG alinhados a um framework global;
  • Colaboração com metas globais;
  • Maior transparência e credibilidade frente aos públicos de interesse;
  • Comunicação estruturada das ações em sustentabilidade.

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