Em muitos mercados, a inflação e as taxas de juros estão altas e, embora o crescimento econômico seja lento, as taxas de emprego também permanecem elevadas, o que significa que há escassez de trabalhadores qualificados. As empresas precisarão investir em suas estratégias de pessoas se quiserem atrair e reter talentos e cumprir as expectativas de seus clientes diante desses desafios. Bons líderes sabem que precisam ter as equipes certas para fazer isso, e como eles desenvolvem e investem em suas pessoas durante esse período será crucial para o sucesso comercial geral. Embora muitos mercados apresentem ritmo lento de crescimento em muitos mercados esteja lento e, as taxas de emprego também permanecem elevadas, o que significa que há escassez de trabalhadores qualificados. Nos últimos anos, com choques no mercado e tensões geopolíticas, as empresas de médio porte se acostumaram ao inesperado - e a ter que se planejar para isso. 

Apesar da incerteza econômica contínua, dados do mais recente relatório da Grant Thornton sobre negócios Internacionais, o International Business Report (IBR) mostram que o otimismo entre os líderes empresariais continua relativamente alto. Ao entrar em 2023, 59% das empresas de médio porte estavam otimistas em relação ao ano seguinte, apenas 6% a menos do que seis meses antes. Os líderes empresariais enfrentam atualmente um conjunto único de desafios. Em muitos mercados, a inflação e as taxas de juros estão altas e, embora o crescimento econômico seja lento, as taxas de emprego também permanecem elevadas, o que significa que há escassez de trabalhadores qualificados. As empresas precisarão investir em suas estratégias de pessoas se quiserem atrair e reter talentos e cumprir as expectativas de seus clientes.

Boas lideranças sabem que precisam ter as equipes certas num cenário tão desafiador - e como essas lideranças irão desenvolver e investir em suas pessoas durante esse período será crucial para o sucesso geral do negócio.

Um mercado competitivo para talentos

A competição por talentos está acirrada e a disponibilidade de profissionais qualificados continua sendo uma restrição-chave na maioria das regiões. Os custos trabalhistas também continuam sendo uma preocupação – com mais da metade (55%) dos líderes empresariais de médio porte identificando isso como uma barreira para o crescimento dos negócios. Embora tenha diminuído alguns pontos em relação aos 59% registrados em 2022, as preocupações com os custos trabalhistas ainda superam os níveis pré-pandemia, que eram em média de 45% em 2019.

No entanto, para as empresas que buscam economizar, reduzir o quadro de funcionários pode não ser a opção mais atraente. Um número recorde de empresas menciona a disponibilidade de trabalhadores qualificados como uma restrição-chave para o crescimento de seus negócios (57%). Os líderes precisarão adotar uma visão de longo prazo sobre como enfrentar esses desafios, para que não se encontrem com falta de pessoal quando a incerteza econômica diminuir e a demanda se expandir.

Labour costs and availability of skills across key sectors/industries

Lydia Lejay, Sócia, GT França”As empresas precisam avaliar que tipo de expertise é necessário. Devemos manter as pessoas em seus cargos e selecioná-las pelas habilidades. Quando o crescimento ocorrer, essas pessoas serão indispensáveis. As empresas devem se tornar mais atrativas para os talentos, investindo em treinamento, desenvolvimento, novos produtos e serviços profissionais. Elas precisam acompanhar as tendências." - Lydia Lejay, Sócia, GT França

Um número recorde de pessoas deixou seus empregos desde a pandemia, e embora a maioria dos trabalhadores tenha mudado em busca de salários mais altos, dados do Fórum Econômico Mundial mostram que mais de dois terços afirmam estar buscando mais realização no local de trabalho.

Se as habilidades certas são difíceis de encontrar externamente, as empresas precisarão adotar uma abordagem de longo prazo para garantir que tenham as habilidades necessárias e criar o ambiente adequado para que o potencial dos talentos atuais possam prosperar. Trabalhar para ser um empregador atrativo, reter os talentos certos e desenvolver as habilidades das equipes existentes para atender às futuras necessidades da empresa será crucial para os líderes que desejam estar em posição de aproveitar as oportunidades quando a incerteza econômica diminuir.

Wesley Beene, Sócio, Grant Thornton Zâmbia"Tempos atrás, alguns de nossos clientes estavam analisando como poderiam ajustar adequadamente a força de trabalho devido aos altos custos trabalhistas. Houve um movimento geral para fazer mais contratos de trabalho, contratar habilidades específicas quando necessário, mas reduzir a equipe fixa, permanente. Agora, estamos vendo algo reverso. Em parte, isso ocorre porque essas empresas descobriram que nem sempre estavam obtendo as economias de custo esperadas a longo prazo e frequentemente se viam com dificuldades para desenvolver as habilidades de que precisavam." - Wesley Beene, Sócio, Grant Thornton Zâmbia.

A luta entre salários e inflação

Uma das principais dificuldades para contratar e reter talentos de alto nível é o salário. Os salários estão aumentando, mas, na maioria dos casos, não acompanham o ritmo da inflação crescente. Por exemplo, no Reino Unido, a inflação caiu ligeiramente para 8,7% em abril, à medida que os preços de energia suavizaram, mas os preços ainda estão subindo mais rapidamente do que os salários. Os últimos números de crescimento salarial mostram que os salários médios no setor privado cresceram 7%, enquanto os ganhos no setor público aumentaram 5,6% - a taxa de crescimento mais alta em 20 anos, mas ainda significativamente abaixo da inflação.

Globalmente, quatro em cada cinco empresas de médio porte (82%) pretendem oferecer aumentos salariais este ano. No entanto, dada a persistente alta taxa de inflação e os custos adicionais, há um limite para o que as empresas podem pagar -- apenas 24% das empresas apontam que pretendem oferecer "aumentos reais" nos próximos 12 meses. Como resultado, olhar além do salário será um fator importante para reter talentos. À medida que as empresas lutam para competir em termos salariais, muitas estão procurando outras formas de se destacar como empregadores atrativos.

Global business intentions on offering a pay rise, or an above-inflation pay rise

Angela Nalwa, Líder de Práticas de Pessoas e Organização, Grant Thornton EUA"A competição pelos principais talentos ainda é acirrada, e o aumento contínuo nos custos trabalhistas apenas aumenta o desafio para as empresas de médio porte. Após a pandemia, os objetivos mudaram e o salário nem sempre está no topo da lista de um funcionário ao considerar um cargo. O foco agora está na experiência do funcionário, e isso é uma oportunidade para as organizações fortalecerem sua cultura, proposta de valor e estratégia geral de engajamento dos profissionais", destaca Angela Nalwa, Líder de Práticas de Pessoas e Organização, Grant Thornton EUA.

"Os salários ainda são claramente importantes, mas os funcionários também estão cada vez mais atraídos por empresas que podem oferecer outros benefícios, seja flexibilidade no local e horário de trabalho, programas de bem-estar que englobam aspectos físicos, mentais, emocionais e financeiros, ou oportunidades de desenvolvimento de carreira."

Diversificando talentos: impulsionando os negócios para o futuro

Com a escassez de talentos, muitas empresas estão buscando ser mais criativas e inclusivas, a fim de aproveitar ao máximo todas as habilidades disponíveis. Organizações que buscam ativamente candidatos de diferentes origens conseguem abrir novos grupos de talentos anteriormente inexplorados. Da mesma forma, ao ter uma variedade maior de perspectivas e experiências, empresas diversas também são mais criativas e inovadoras, encontrando novas maneiras de responder aos desafios que enfrentam.
Sinead Donovan, Presidente da Grant Thornton IrlandaSinead Donovan, Presidente da Grant Thornton Irlanda, destacou o benefício do trabalho flexível e híbrido no aumento da diversidade no relatório mais recente Women in Business Report
A pandemia nos proporcionou acesso a um maior número de profissionais e, assim, nossas forças de trabalho se tornaram muito mais diversas. As empresas podem contratar pessoas de diferentes países quando oferecem trabalho remoto. Isso traz benefícios reais para a tomada de decisões e, em última análise, para o desempenho dos negócios."

What are businesses doing to attract and retain future leaders?

Incorporar uma cultura inclusiva, capacitadora e diversa é um elemento crucial para qualquer organização que queira operar nos dias de hoje. Isso permite um pensamento mais abrangente, derruba barreiras e pode ser o catalisador para ideias inovadoras. O profissional com o talento certo não se contentará com nada menos. 

Matthew Cooleen , Head of Global Banking Industry da Grant Thornton EUAMatthew Cooleen , Head of Global Banking Industry da Grant Thornton EUA, comenta: "Fomentar uma força de trabalho diversa é incrivelmente importante. Um ambiente de alto desempenho baseado em diversidade, equidade e inclusão só funciona se for apoiado por uma estrutura eco bottom-up cuidadosa e um processo cultural top-down".

Abraçar a tecnologia para criar oportunidades mais atraentes

A tecnologia emergente também apresenta uma oportunidade para remodelar a forma como trabalhamos, os papéis que a força de trabalho desempenha e os empregos do futuro. 
Plataformas de IA, como o Chat GPT e o Bard do Google, acessíveis para a maioria das empresas (por seus custos relativamente baixos e interfaces intuitivas), oferecem possibilidades para aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que inovam para criar empregos e carreiras mais atraentes.

Shona O'Hea, Sócia, Grant Thornton Irlanda"Hoje em dia, as pessoas que estão começando suas carreiras não querem realizar tarefas ordinárias e repetitivas. Se for assim, elas simplesmente não vão ficar. Portanto, as empresas precisam ter a tecnologia certa para tornar o trabalho interessante e atrativo. O investimento em tecnologia e IA permitirá eliminar algumas dessas tarefas repetitivas e de baixo valor e criar mais tempo para atividades analíticas de alto nível. Isso ajudará a atrair novas pessoas e a mantê-las conforme elas desenvolvem suas carreiras." - Shona O'Hea, Sócia, Grant Thornton Irlanda

Apesar da preocupação com as condições econômicas incertas que o mundo dos negócios enfrenta, talvez não seja surpresa que as empresas de médio porte permaneçam otimistas. As oportunidades de crescimento e de desenvolvimento na cultura de trabalho e as tecnologias emergentes oferecem um elemento de dinamismo ao mundo dos negócios. Estar preparado com uma força de trabalho talentosa e resiliente garante sustentabilidade em um período de incerteza econômica e pode servir como uma plataforma para aproveitar o crescimento quando ele ocorrer. 

Com as pessoas certas e um bom histórico em ESG e DE&I, as empresas estarão bem-posicionadas para manter o crescimento, apesar da incerteza econômica e dos desafios adicionais de aumento das taxas de juros e dificuldades de acesso a investimentos.

 

Amplie essa discussão com os nossos especialistas!

Conte com a nossa expertise para ampliar o potencial de negócios da sua empresa, esteja onde estiver.