Artigo

Cloud applications: sua empresa está preparada para constantes mudanças?

Há muitos artigos que definem cloud e discutem como fazer a transição para a nuvem, mas poucos que ilustram a prática e como torná-la sustentável para sua organização. No entanto, uma coisa é certa: as cloud applications são aprimoradas com muita frequência.

Os dias de "definir e esquecer" as aplicações de planejamento de recursos empresariais (ERP) e de gerenciamento de capital humano (HCM) estão se tornando uma coisa do passado. É provável que você esteja familiarizado com as grandes atualizações de sistema que ocorrem a cada quatro ou seis anos, em que as operações do dia a dia são executadas em um estado de negócios normal.

Com aplicativos em nuvem, você deve esperar atualizações a cada quatro ou seis meses, embora menos intrusivas. Até mesmo os aplicativos locais estão se movendo em direção a um modelo em que os recursos podem ser aplicados à vontade.

Sua empresa e, mais importante, os seus recursos estão preparados para um constante estado de mudança? Considere as seguintes técnicas para preparar sua organização para o “estado contínuo de mudança” que vem com as cloud applications:

Veja também

Crie consciência

A educação e a conscientização de que o mundo dos sistemas tradicionais mudou é um princípio fundamental para a preparação. A definição antecipada das expectativas dos usuários pagará dividendos no futuro (por exemplo, em seis meses) quando você solicitar que eles façam outro teste do sistema, pois o fornecedor do aplicativo acaba de lançar uma nova versão em nuvem. A criação de conhecimento antecipado faz duas coisas: obviamente, permite que os usuários saibam que serão chamados novamente em um futuro próximo para outro evento que não é tão usual. Ele também oferece aos usuários a oportunidade de se concentrar mais na implementação, de modo que os artefatos do projeto e a transferência de conhecimento sejam reconhecidos como atividades contínuas em relação a eventos únicos.

Faça a gestão de mudanças e treinamentos

É comum encontrar pessoas que não gostam de mudanças e tentam evitá-las quando possível. Seria injusto esperar que seus usuários mudem repentinamente como estão conectados sem lhes dar técnicas para se adaptarem à mudança. A maioria das organizações se concentra nas habilidades de mudança técnica: essa tela terá uma aparência diferente, esse fluxo de trabalho será semelhante a este, etc.

A maioria dos programas de gerenciamento de mudança faz um trabalho de treinar o cérebro humano e a natureza humana sobre como abraçar a mudança. Comece reconhecendo que, se você quer mudar a natureza humana (ou cultura corporativa) e melhorar os resultados, você precisa mudar o comportamento. E para mudar o comportamento, você precisa mudar o pensamento. Para mudar o pensamento, você precisa dar à sua equipe técnicas para pensar de forma diferente.

Em implantações na nuvem, o foco no gerenciamento de mudanças deve ser aumentado, e não diminuído, se você quiser maximizar o investimento de longo prazo de sua empresa. Existem muitos recursos de gerenciamento de mudanças disponíveis que podem orientá-lo nessa transição.

Aproveite sua implementação

Implementações ruins criam pouco ou nenhum artefato de projeto. Boas implementações produzem o que é necessário para garantir uma ativação bem-sucedida. Excelentes implementações criam artefatos que têm uma vida útil além da ativação. Entendendo que os aplicativos de nuvem colocam as atividades do tipo de implementação em uma ocorrência frequente, agora mais do que nunca, os artefatos de projeto adequados, se bem feitos, pagarão dividendos por muitos anos.

Aqui está um detalhamento dos principais artefatos por fase do projeto que são especialmente úteis para a manutenção de cloud applications. Os documentos de projeto mencionados abaixo não são abrangentes para um projeto de implementação, mas são chamados especialmente para o estado contínuo de mudança que os aplicativos em nuvem exigem:

• Planejamento -> teste; gestão de mudança; plano de cutover

Design -> definições e configurações 

• Construção -> estratégias de migração e atualizações

• Testes -> cases; script; cenários

• Deploy -> Comunicações cutover

Torne o gerenciamento de projetos uma prioridade

Há um equívoco sobre a necessidade de gerenciamento de projetos quando se trata de implantação de aplicativos em nuvem. Há uma visão de mercado de que os aplicativos podem ser implantados de maneira rápida e econômica. Embora isso possa ser verdade, isso também significa que manter um gerenciamento e uma governança sólidos do projeto é essencial para garantir que todas as tarefas sejam concluídas em tempo hábil e que os artefatos do projeto estejam sendo produzidos com qualidade.

A partir dessas diretrizes é possível afirmar que a vantagem competitiva não será sobre quais organizações podem mover seus aplicativos para a nuvem da maneira mais rápida e econômica, mas quais organizações entendem que maximizar o investimento na nuvem exige ser eficiente no gerenciamento de um estado constante de mudança.

Entre em contato com a nossa equipe de Consultoria e saiba como podemos auxiliar a sua empresa nesse processo.