Mais de um terço das organizações sofreram um incidente cibernético material causado por malfeitores no ano passado, segundo o estudo Global Cybersecurity Outlook 2024, do World Economic Forum.

O cenário de ameaças é vasto, complexo e evolui rapidamente. As equipes de segurança enfrentam uma série implacável, complexa e sofisticada de tentativas de violação, ransomware e phishing.

Na verdade, de acordo com o relatório, a insegurança cibernética é um risco global em múltiplos horizontes. Os riscos cibernéticos, como malware, deepfakes e desinformação, ameaçam as cadeias de abastecimento, a estabilidade financeira e a democracia.

Confiança, ritmo e talento

A propagação online de informações falsas e desinformadas é hoje uma preocupação central em matéria de cibersegurança.

Reduzir a lacuna crescente na desigualdade cibernética será um objetivo crucial dos esforços de segurança cibernética na próxima década. Os defensores cibernéticos devem acompanhar a velocidade da inovação. No que diz respeito ao talento, o ciberespaço não se trata apenas de talento técnico. Serão necessários vários conjuntos de competências para desenvolver a resiliência cibernética e combater agentes maliciosos em todo o mundo. Tudo isto com o intuito de garantir que preservemos a confiança no nosso futuro digital.

woman using laptop

Como a Grant Thornton Brasil pode ajudar?

Conte com os nossos especialistas para obter mais informações e orientações sobre as medidas que sua organização deve tomar para mitigar riscos e lidar com ameaças digitais.