Dados mais recentes do International Business Report (IBR), pesquisa global da Grant Thornton com empresas de médio porte, mostram que os líderes empresariais planeiam aumentar o investimento nos próximos 12 meses.

Apesar de as empresas em muitos países lidarem com as taxas de juros mais elevadas dos últimos anos (tornando o crédito mais caro), as intenções de investimento aumentaram em todas as categorias em comparação com o ano passado.  

Globalmente, mais de metade das empresas espera aumentar o investimento em Tecnologia, em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e em Pessoas. O crescimento do investimento reflete, e é provavelmente resultado, do aumento do otimismo entre as empresas de médio porte. A Tecnologia é a área em que a maioria das empresas planeja investir, com 61% das empresas de médio porte esperando que isso aconteça nos próximos 12 meses, acima dos 57% no segundo semestre de 2022. 

 

 

“Tradicionalmente, o investimento em tecnologia era liderado por empresas maiores, com recursos mais profundos, e os ganhos de produtividade vinham mais tarde. Mas agora, a tecnologia está acessível a empresas de todas as dimensões, e isto tem sido em grande parte impulsionado pelo aumento da utilização da nuvem. Para as empresas de médio porte, em particular, existem enormes oportunidades disponíveis.  

“O benefício mais notável do investimento em tecnologia para estas empresas são os ganhos adicionais de produtividade decorrentes de melhores dados e da automatização dos processos empresariais, inclusive sendo uma forma clara de reduzir os custos laborais. As empresas enfrentam a decisão de investir em tecnologia ou terceirizar para uma operação mais barata, com muitas optando pela primeira opção devido à sua maior longevidade.  

“A inteligência artificial amplifica este processo, substituindo o que é feito por humanos e tornando-o mais rápido, permitindo que as empresas de médio porte façam melhorias escalonáveis. As preocupações éticas, no entanto, já estão vindo à tona com a IA, e ainda não vimos como estas ansiedades podem levar a uma maior regulamentação e limitações à utilização desta tecnologia transformacional pelas empresas.” - Nick Watson, Sócio líder global de Tecnologia, Grant Thornton UK

Empresas de médio porte adotam a inovação para se manterem competitivas

Apesar do aumento dos custos e da persistente incerteza econômica, as empresas estão aumentando o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Globalmente, este valor aumentou ligeiramente de 51% no final do ano passado para 54% este ano, significativamente superior ao que era antes da pandemia (45% no primeiro semestre de 2019). Os líderes empresariais do mercado médio estão demonstrando seu foco no futuro e seu desejo de continuar inovando para ficar à frente dos concorrentes e acompanhar o ritmo acelerado da mudança tecnológica.  

“A maioria das empresas de médio porte investe porque quer aproveitar uma oportunidade ou maximizar a produtividade. Quando houver ganhos a obter em termos de produtividade, muitas empresas irão aceitar os custos decorrentes do cenário atual, uma vez que os benefícios sobre a produtividade irão exceder em muito o custo financeiro para estas empresas.  

“Em comparação aos últimos 15-20 anos, muitas empresas acumularam reservas de caixa significativas, estão menos dependentes de financiadores externos e são mais capazes de investir nelas próprias. Juntamente com isto, existem muitas opções de financiamento mais inovadoras disponíveis que apresentam estruturas alternativas em comparação com formas mais tradicionais de dívida bancária. Por consequência, embora as taxas de juros possam intuitivamente desencorajar o investimento, as empresas ainda podem cumprir os seus planos devido às opções de financiamento disponíveis que apoiam uma visão de longo prazo a ser tomada”.  - David Munton, Líder Global – Capacidades e Suporte Internacionais, Grant Thornton International  

O Investimento inteligente oferece caminho para o sucesso do mercado de médio porte

O aumento do otimismo entre os líderes empresariais do mercado de médio porte foi acompanhado por um desejo e uma expectativa mais fortes de investir em geral. Em particular, a vontade de investir em tecnologia, desenvolvimento das pessoas e P&D em 2023 é relativamente elevada. Isto está associado a uma confiança crescente na superação de barreiras ao investimento e a um desejo e uma capacidade crescentes de investir no lado humano dos negócios. É, no entanto, essencial que as empresas mantenham o equilíbrio certo. Com as empresas de médio porte em muitas partes do mundo expostas às taxas de juros mais elevadas dos últimos 10 anos, este encargo adicional poderá arrastar as empresas para trás se elas se esforçarem demais para financiar investimentos.

Muitos líderes empresariais não terão passado por um longo período de crédito caro e irão precisar garantir que tenham uma diretoria forte e bons conselhos para ajudá-los a manter o investimento nas áreas que são importantes para eles. Com as condições adequadas para o sucesso, as empresas serão capazes de aproveitar ao máximo os seus investimentos e planejar o crescimento, tanto a nível interno como através do comércio com parceiros.

i. www.cnbc.com - Fed declines to hike, but points to rates staying higher for longer - 20.09.23
ii. www.ecb.europa.eu - Monetary policy decisions - 14.09.23
iii. www.ft.com - ECB raises interest rates to all-time high - 14.09.23
iv. www.bbc.com - Wages overtake inflation for first time in nearly two years - 17.10.23
v. assets.publishing.service.gov.uk - The Potential Impact of Artificial Intelligence on UK Employment and the Demand for Skills - 08. 21