América Latina mostra resiliência diante da Covid-19

A América Latina foi avaliada como tendo o middle-market mais saudável de todas as quatro regiões verificadas e a vitalidade dessas empresas de médio porte melhorou ainda mais no segundo semestre de 2020. De acordo com o Global Business Pulse da Grant Thornton, esse resultado está, inclusive, ligeiramente acima dos níveis vistos pouco antes do início da pandemia.

Esse resultado é uma demonstração da resiliência das empresas nesta região, destacando sua capacidade de se adaptar e sobreviver enquanto a pandemia continua avançando em muitos países. Também fala de uma característica fundamental desses negócios: muitas são empresas familiares, com todos os benefícios financeiros e de gestão que as acompanham.

Nicolas Cichevski.pngAlém disso, reflete o ritmo constante de recuperação econômica na maioria dos países da região e uma perspectiva mais otimista para o futuro. Nicolas Cichevski Sola, gerente de Business Consulting da Grant Thornton Uruguai, diz: “Os líderes empresariais estão esperançosos de que a região esteja entrando em um ciclo econômico mais positivo, apoiado por preços mais fortes de commodities e investimentos estrangeiros diretos.” Isso será auxiliado pelas atuais taxas de juros baixas, que devem sustentar os gastos do governo e viabilizar mais projetos comerciais na região.

Tudo isso também é reflexo dos níveis de otimismo econômico na América Latina, que aumentaram acentuadamente desde o primeiro semestre, a ponto de 59% das empresas estarem otimistas ou muito otimistas quanto às perspectivas para a economia nos próximos 12 meses - no Brasil o nível de otimismo as lideranças empresariais é de 61%. Esses resultados mais recentes fornecem uma clara percepção da saúde dos negócios em um ambiente dominado pela Covid-19 e são baseados em entrevistas com cerca de 5.000 líderes de mercado intermediário entre outubro-dezembro de 2020.

No entanto, a região ainda tem grandes desafios. As taxas de infecção pela Covid-19 têm aumentado - com cerca de um terço do total de mortes globais ocorrendo na região da América Latina Tem havido o desafio prático adicional em países como Brasil, Argentina e México de como apoiar um grande elemento "informal" da economia que não é tributado e em grande parte não regulamentado.

O impacto para todos os negócios da região foi pesado, com a Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe estimando que 2,7 milhões (ou 20%) das empresas da região fecharão para sempre . A maior parte das falências de negócios deve, no entanto, ocorrer entre as empresas menores, aumentando a perspectiva de 8,5 milhões de perdas de empregos.

Roy Buddle.pngRoy Buddle, líder regional das Américas da Grant Thornton International Ltd, enfatiza a gravidade da situação: “Até que as pessoas possam voltar ao trabalho com segurança, há um risco cada vez mais alto de gaps sociais, como saúde, pobreza, fome e igualdade, que trazem o potencial de instabilidade política. Será fundamental monitorar o cenário social”.

O executivo continua questionando as suposições econômicas entre alguns líderes do mercado intermediário: “Uma das minhas preocupações é onde estamos no ciclo de vida da pandemia. Acho que provavelmente estamos apenas na metade do caminho, e você pode ver o dano econômico que já foi feito. A próxima pergunta é: com que rapidez a vacina pode chegar às pessoas nesses países para permitir que as economias voltem ao normal? Isso é crítico”.

 

_______________________

Confira nossa metodologia para saber mais detalhes.
 www.bbc.co.uk - Covid-19 pandemic: Tracking the global coronavirus outbreak - 11 January 2021
 www.wsj.com - Covid-19 Derails Latin America’s Bid for Middle-Class Prosperity - 6 August 2020
 www.wto.org - Trade shows signs of rebound from COVID-19, recovery still uncertain - 6 October 2020
 www.bloomberg.com - IMF Builds a $107 Billion Safety Net Under Key Latin Economies - 19 June 2020

 

Outros destaques regionais

    Confira também

    Global Business Pulse

    Saúde dos negócios em 2021

    Acesse Global Business Pulse

    IBR - 2° Semestre 2020

    Otimismo do empresariado brasileiro

    Acesse IBR - 2° Semestre 2020

    Latam 1° Semestre 2020

    Global Business Pulse

    Acesse Latam 1° Semestre 2020