Uma verdadeira revolução digital centrada na experiência do cliente está dominando o mercado brasileiro de serviços financeiros.

Com a implementação do Open Banking espera-se maior agilidade, conveniência, segurança e competitividade nos serviços financeiros, democratizando o acesso ao sistema aos brasileiros. A inovação no setor possibilita que os consumidores tenham controle total sobre seus dados bancários e o compartilhamento aberto dos mesmos entre as fintechs, instituições financeiras e instituições de pagamento autorizadas pelo Banco Central, integrando a prestação de serviços à jornada digital do cliente.

  • Foco no cliente
  • Segurança de dados
  • Oportunidades de mercado
  • Foco no cliente
    Nessa nova realidade é o cliente quem escolhe como e quais dados deseja compartilhar através do consentimento à instituição detentora da conta.
  • Segurança de dados
    O processo é totalmente digital, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e realizado em ambiente supervisionado pelo Banco Central.
  • Oportunidades de mercado
    Para as instituições participantes torna-se possível a criação de novos modelos de negócios e o acesso a dados dos clientes em outros participantes.

Destaques Open Banking

Fases de implementação

O cronograma estipulado pelo Banco Central possui quatro fases para que as fintechs, instituições financeiras e instituições de pagamento possam desenvolver e implementar os padrões exigidos para o Open Banking no Brasil até o final de 2021.

Sua empresa está pronta para essa transformação?

A área de Serviços Financeiros da Grant Thornton Brasil auxilia de forma customizada, integrando os aspectos de governança, de produto e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen.