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Supere os desafios de contratação e engajamento das novas gerações

Atualmente, as empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos estão enfrentando desafios para atrair e reter novos talentos.

O universo corporativo está em transformação e as pessoas também acompanham essas mudanças, tornando o cenário ainda mais complexo. Os Millennials – também conhecidos como Geração Y – representam a força de trabalho atual, e as necessidades e desejos dessa geração são muito diferentes das anteriores. 

Para que as empresas sejam atraentes para esse perfil profissional, elas devem aumentar sua capacidade de compreensão para identificar o que os motiva. Exemplo prático disso está na maneira em que as entrevistas formais são conduzidas, sendo que aquelas comandadas somente pelos entrevistadores estão sumindo. Hoje, existe abertura para os candidatos descobrirem o que a empresa pode oferecer além do pacote básico. Os candidatos estão mais propensos a "olharem o mercado" e escolherem os melhores "atrativos" que uma empresa oferece antes de se candidatarem.

O que as novas gerações buscam em uma empresa?

Os candidatos que participam das entrevistas agora estão se sentindo muito mais empoderados e procuram por algo a mais dentro do seu trabalho. Salário atrativo, progressão de carreira e satisfação profissional não são mais as únicas coisas que os candidatos se interessam ao se candidatarem a uma vaga.

A Geração Y busca propósitos e trabalhos que sejam significativos. Esses profissionais são atraídos por empresas que possuam valores e visões definidas. Em um estudo recente realizado pela Forbes, foi identificado que 64% dessa população demográfica diz que "fazer do mundo um lugar melhor" é prioridade. Os Millennials possuem plena consciência ambiental, e, caso a empresa mostre que também está preocupada com esses valores, elas serão empresas mais atraentes às novas gerações. 

Programas de desenvolvimento e bons treinamentos também são atrativos. Um estudo recente conduzido pela Forbes mostrou que 44% dos profissionais da geração Y estão prontos para deixar os seus trabalhos caso eles não recebessem as oportunidades de desenvolvimento desejadas. Ao mostrar que você está interessado em investir no futuro e na carreira deles, eles também estarão dispostos a investirem mais tempo e energia na sua empresa.

Características essenciais

Os Millennials são considerados mais flexíveis e ágeis em comparação com a geração anterior. Por outro lado, costumam levar mais tempo para criar estabilidade, e por isso, são vistos como desleais. Para motivar e engajar esses profissionais no ambiente de trabalho as empresas devem oferecer uma certa flexibilidade, uma vez que essa é uma geração que valoriza fortemente as organizações que proporcionam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos funcionários. Essa ação é, inclusive, benéfica aos empregadores, por aumentar a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Até 2025, a Geração Y será responsável por 75% da força de trabalho global. Portanto é importante que as empresas criem novas estratégias para recrutar e engajar esses novos profissionais.

__Autor: Michael McKiernan, diretor da área People and Change Consulting | Grant Thornton Irlanda

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