-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Serviços Atuariais
Soluções eficazes para auxiliar o mercado de transferência de riscos com normas para provisões e solvência
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
-
Flexibilidade & Benefícios
Promover ambientes de trabalho saudáveis e que atendam às mais diversas necessidades pessoais e profissionais de nossos colaboradores exige flexibilidade nas práticas e políticas internas.
-
Aprendizado e desenvolvimento
Mantemos uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo, encorajando nossos profissionais a aproveitar oportunidades e atingir todo o seu potencial.
-
Programa de Diversidade
Acreditamos no poder da diversidade e do respeito na construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e tolerante. Pensando nisso, a Grant Thornton Brasil criou o Programa de Diversidade e Inclusão.
-
Sustentabilidade
Acreditamos na necessidade das organizações integrarem aspectos econômico-financeiros, de governança e socioambientais em seus processos de gestão para viabilizar ambientes de negócios melhores e mais transparentes.
Agregar valor às auditorias internas, inovando na maneira como elas são planejadas, realizadas e comunicadas é mais importante do que nunca. Com as constantes transformações no mercado é preciso encontrar novas abordagens para atender o ritmo da atividade empresarial, mantendo a conformidade regulatória, governança e controles internos robustos, além de melhorar processos para apresentar bons desempenhos frente à crescente demanda pelo trabalho remoto.
Enquanto a resposta da auditoria interna depende do contexto do seu ambiente de negócios, utilizar metodologias Agile pode adicionar benefícios no curto prazo, aproveitando a oportunidade para inovar o planejamento, entregas e relatórios de auditoria para o 'novo normal'.
Aplicação da metodologia Agile para auditoria interna
Existem diversas variações para a abordagem do Agile, o que significa que você pode escolher quais são as melhores de aplicar de acordo com a necessidade do seu negócio. Existem, no entanto, algumas áreas principais que podem agregar mais valor à auditoria interna no ambiente atual:
As equipes ágeis se reunirão para discutir as principais questões que procuram responder/atender no decorrer do projeto. Isso é mais do que um acordo conjunto de termos de referência com a empresa. Há um foco em IA colaborativa e sessões de negócios para planejamento, incluindo dedicar tempo definindo prioridades. Também há um acordo comum sobre o que é necessário para o trabalho de campo atingir seu objetivo, por exemplo:
- Revisões do projeto - olhando apenas para três elementos-chave necessários para a configuração
- Corroboração - falando com as partes interessadas no sprint inicial, sem teste de amostra para informar e alinhar os passos seguintes
- Análise de dados - usando dados para identificar temas e problemas potenciais, com a gestão investigando outliers a partir da saída do primeiro sprint
Isso vai além da abordagem baseada em riscos para o planejamento do trabalho de campo. Divida o trabalho em sprints para adicionar foco, desafio em tempo real e valor. Combine o ritmo do negócio, com atividade focada e relatórios objetivos e que se concentram apenas nas questões-chave.
Identifique as áreas onde os dados e a tecnologia podem dar suporte ao trabalho de campo e determine quanto trabalho você pode realizar dentro de um determinado tempo. Reconheça que o trabalho pode não ser abrangente, mas será suficientemente completo para ser útil e fornecer um nível de garantia para informar o escopo de sprints futuros.
Outro elemento-chave do Agile são reuniões conjuntas objetivas e regulares com sua equipe e os auditados. Isso é mais do que apenas manter os auditados informados sobre o progresso e envolve também colaboração na definição do caminho a seguir.
O mesmo se aplica a relatórios e apresentações. Reúna todos os principais interessados em uma breve reunião para colaboração em tempo real durante o processo. Concentre-se em visões gerais rápidas para permitir que as pessoas tomem decisões para as próximas etapas do trabalho de campo.
Ao configurar seu backlog, concentre-se em determinar suas prioridades para uma abordagem baseada em risco. Certifique-se de focar em sprints futuros e áreas de alto risco utilizando o conhecimento obtido nos sprints iniciais.
Se não há valor em fazer mais trabalho e sua pergunta foi respondida, pare e siga em frente. Essa é a natureza do Agile e lidar com isso tornará seu processo de auditoria mais eficaz.
Evoluindo seu plano de auditoria interna
Um aspecto essencial é ser 'Agile sobre o Agile'. Se parte da metodologia não está funcionando para sua equipe de auditoria interna, não a use. O segredo é ser flexível em seus processos e práticas para otimizar a eficiência.
Assim, você pode considerar uma abordagem híbrida, direcionando parte do seu projeto de forma ágil e usando métodos tradicionais para outros. Você pode ver se as auditorias existentes ou riscos emergentes podem se concentrar em alguns sprints curtos para obter uma visibilidade sobre os riscos atuais.
Na visão de Adriana Moura, sócia líder de Consultoria da Grant Thornton Brasil “é preciso compreender as necessidades reais do projeto e como a equipe pode ser mais eficiente na execução dele. A adoção da metodologia ágil é um dos caminhos para tornar esses processos mais dinâmicos, integrados e estruturados, mas pode ser combinada com outras estratégias que melhor se apliquem à sua realidade”, afirma.
Fatores críticos de sucesso para empregar uma abordagem ágil
A metodologia é flexível e pode ser implementada em sua totalidade para todos os setores. O maior obstáculo normalmente é convencer as partes interessadas de que é a maneira certa de conduzir a auditoria interna.
Compromisso de negócios para auditorias internas ágeis
À medida que novas formas de trabalho estão surgindo, as equipes de auditoria interna precisam encontrar uma maneira rápida de obter adesão. Tente usar o Agile para um projeto ou auditoria como um piloto para provar sua eficácia. Utilize os resultados para defender a abordagem e certifique-se de destacar seu sucesso.
A hierarquia das partes interessadas nem sempre é mantida
Em vez da abordagem normal de concordar com muitas partes interessadas antes que as equipes seniores vejam o resultado, o feedback do Agile costuma ser direcionado a várias partes interessadas ao mesmo tempo, portanto, as hierarquias padrão nem sempre são mantidas. Isso precisa ser comunicado e gerenciado cuidadosamente para se adequar ao seu contexto.
As descobertas iniciais podem precisar de contexto adicional
Normalmente, as equipes teriam concluído todo o trabalho de campo antes de qualquer feedback. Em casos Agile, é mais rápido e mais eficiente sinalizar os gaps em stand-ups, permitindo uma orientação mais rápida sobre as próximas etapas e fontes de evidências.
Atualizações e discussões necessárias
Enquanto todos estão ocupados no ambiente atual, investir 15 minutos em uma reunião de feedback bem estruturada pode economizar tempo para todos no futuro.
Quando a metodologia Agile é usada corretamente, não haverá redução na qualidade de sua auditoria interna. Pelo contrário, haverá um grande aumento na eficiência, velocidade e valor percebido pelas partes interessadas.
Como a Grant Thornton pode auxiliar sua empresa?
Conte com os nossos especialista de Consultoria para identificar as melhores estratégias e metodologias para aumentar a eficiência dos projetos e da auditoria interna do seu negócio.