ARTIGO

Como criar um plano de negócios eficaz para o novo normal?

À medida que as empresas enfrentaram as fases iniciais de avaliação e proteção de sua resposta aos efeitos da pandemia, a atenção agora se voltou para o futuro. Seja em termos de manter a viabilidade financeira, adaptar modelos de negócios existentes ou projetar uma abordagem ágil para um ambiente em constante transformação, as organizações estão começando a se perguntar 'o que vem a seguir'?

Seu plano de negócios é um passo para responder a essa pergunta. Mas, com o nível de transformações desafiando todas as suposições em que confiávamos, você pode ter certeza de que seu plano é adequado para o propósito definido?

Com base em nosso trabalho contínuo com clientes em diversos setores, elaboramos cinco dicas práticas e três principais considerações estratégicas para auxiliar no desenvolvimento do seu plano de negócios para o novo ambiente de negócios.

1. Conheça sua história e o seu público

Veja seu plano de negócios como sua história. O que você está tentando articular? Com quem você está se relacionando? O que terá uma repercussão mais eficaz com esse público?

Embora os planos de negócios sigam amplamente estruturas semelhantes, adaptá-los de acordo com a finalidade, especialmente quando são planos formais para públicos externos, é essencial.

2. Crie agilidade em seu plano de negócios

A modelagem é a chave para criar agilidade em seu plano. Trabalhar com dois a seis cenários dará ao seu plano a estrutura para lidar com as mudanças.

Apoie sua modelagem com estruturas de governança claras, consolidando tomadas de decisão rápidas e baseadas em seu dia a dia. Juntos, eles ajudarão a garantir que sua empresa permaneça reativa, esteja você em uma fase de crescimento ou retração, e que seu pessoal permaneça seguro.

3. Colabore ...

À medida que as condições imprevisíveis do mercado dificultam a utilização de ferramentas tradicionais, surgem novas maneiras de reunir dados e percepções. A comunicação regular com as principais partes interessadas, clientes, fornecedores e funcionários dará a você uma noção dos desafios que as pessoas estão enfrentando e como estão respondendo.

Olhar para outras regiões e experiências em termos de seu ciclo de resposta pode fornecer dicas sobre o que pode funcionar para você, bem como exemplos reais de melhores práticas. Trabalhar com pares não competitivos para desenvolver premissas do setor ajudará a obter uma base mais resistente, mesmo quando o ambiente permanece volátil.

... e comunique

Quando se trata de planos de negócios mais formais para financiamento governamental ou suporte bancário, os requisitos em termos de estrutura e visão permaneceram praticamente inalterados.

Conversas regulares com os principais representantes ajudarão a identificar o que é esperado, bem como o que os outros estão fazendo. Você não está trabalhando no escuro, novos precedentes estão sendo abertos todos os dias. Conhecê-los pode ser inestimável para seu plano de negócios.

Os planos de negócios formais provavelmente passarão por due diligence de terceiros. Certifique-se de que suas premissas resistam ao processo de avaliação. Pense em vincular sua receita ao mercado. Use sua rede para falar com especialistas do setor e agregar percepção e credibilidade às suas suposições.

4. Teste de estresse dos números

É essencial sustentar sua história com uma imagem clara de sua viabilidade financeira. Olhando para o aqui e agora e para o 'novo normal', você deve demonstrar uma compreensão de qualquer impacto em suas previsões e como você irá mitigá-los.

Linha superior

Com qual receita comprometida você pode confiar? Qual é a visão de três anos para seu mercado, clientes e canais de vendas?

Resultado

Qual é o lucro de curto prazo necessário para permanecer viável? Quais são as necessidades de caixa nos próximos três anos?

Modelo de negócios e base de custos

Você adotou uma abordagem de orçamento baseado em zero? Como você garantirá que atenderá às demandas finais e aos requisitos normais, ou seja, novas regras de saúde e segurança?

Parte integrante de tudo isso é um modelo financeiro robusto. Reveja e teste regularmente suas suposições para que possa fazer correções de curso quando necessário.

5. Registre

Você pode ter discutido, pode ser acordado, mas a menos que seu plano de negócios seja escrito e registrado, é improvável que receba a avaliação e a compreensão de que precisa ser um documento de trabalho dinâmico.

Desenvolvendo seu plano de negócios

Ao montar seu novo plano de negócios, considere estas considerações estratégicas:

Mercado-alvo

Apoie as suposições de receita e defina sua receita.

  • Quais são os impactos de curto e longo prazos para seus clientes?
  • Você mudou sua abordagem de go-to-market?
  • Como seus principais setores foram afetados?
Estratégia comercial e vantagem competitiva

Explique o público desejado, como você vai acessá-los e por que vai vencer.

  • Sua estrutura de preços ainda é relevante?
  • Como você vai vencer seus concorrentes em um mercado no ‘novo normal’?
  • Você está enfrentando novas pressões de preços competitivos?
  • Seu perfil de produto permanece o mesmo ou você deve investir em desenvolvimento?
Modelo de negócios (operações, pessoas e sistemas)

Demonstre a capacidade de sua empresa e pessoas.

  • Você pode entregar sua vantagem competitiva percebida?
  • O seu modelo de negócios é flexível o suficiente para o novo normal?
  • No caso de outro bloqueio, você pode aumentar rapidamente, limitar o impacto nos custos e manter seu pessoal seguro?

Você não precisa ter todas as respostas

É importante lembrar que estamos em um território praticamente desconhecido e não se pode esperar que alguém tenha todas as respostas. Mas com modelagem rigorosa e testes de estresse, você pode desenvolver um plano de negócios que lhe permite ter coragem de levar seus negócios para o novo normal, seja ele qual for.

 

Como a Grant Thornton pode auxiliar a sua empresa nesse momento? 

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