Uma análise profunda agrega insights sobre o potencial de sucesso

Se uma aquisição estiver sendo considerada ou se uma nova estratégia em potencial envolver novidades em produto ou serviço, a pesquisa de mercado geralmente é um elemento essencial para o crescimento.

A pesquisa de mercado pode responder perguntas fundamentais, como:

  • Qual é o tamanho de um determinado mercado?
  • Que tipo de competição existe?
  • Quais informações relevantes são conhecidas sobre os clientes?
  • São esperadas mudanças na tecnologia ou na regulamentação?
  • Quais preços seriam apropriados?

"As empresas precisam se perguntar se estão fazendo uma análise profunda para descobrir se a oportunidade que vêem é realmente tão grande quanto pensam", comenta Chris Smith, diretor de estratégia da Grant Thornton.

Avaliando o valor

Perspectivas para precificação

Quando uma aquisição está sendo considerada, a pesquisa de mercado faz sentido tanto para quem compra quanto para quem vende. Para quem compra, ela pode fornecer detalhes sobre o valor da oportunidade de negócios. Para quem vende, ela pode dar uma perspectiva importante a ser considerada ao precificar o negócio.

"As mesmas informações estão sendo analisadas [por quem compra e quem vende], apenas são apresentadas de forma diferente", complementa Elliot Findlay, diretor executivo de M&A da Grant Thornton.

Insights de crescimento orgânico

Conscientização sobre cenários de receita

A pesquisa de mercado também pode ser uma parte importante da estratégia de crescimento orgânico de uma organização. Ela viabiliza a obtenção de informações valiosas quando as empresas estão considerando expandir para novos mercados ou lançar produtos ou serviços que estão fora de seu core business.

"Organizações precisam aumentar a conscientização sobre todos os cenários de receita", disse Smith, "e adotar uma abordagem sistemática para quantificá-lo. Assim, antes de incluir esse novo produto ou serviço ao seu portfólio, elas saberão no que estão se metendo".

Nas próximas partes dessa série, analisaremos de forma mais aprofundada diversos aspectos do crescimento orgânico e inorgânico, abordando tópicos importantes como operações, segurança cibernética, recursos humanos e pesquisas de mercado.

Nosso objetivo é que essas discussões possam contribuir para uma compreensão detalhada de como os líderes organizacionais podem impulsionar o crescimento de suas empresas aumentando a lucratividade e satisfazendo as necessidades de clientes e colaboradores.

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