Um gêmeo digital pode apoiar na identificação de oportunidades estratégicas

Os problemas na cadeia de suprimentos e a escassez de mão-de-obra nos últimos dois anos demonstraram a importância de um modelo operacional bem desenvolvido e funcional para alcançar o crescimento.

Não importa quão forte seja a estratégia, é difícil evoluir sem as matérias-primas ou a força de trabalho necessárias para implementá-la. A fim de viabilizar o crescimento, o modelo operacional precisa ser escalável e sustentável, comenta Jonathan Eaton, Diretor de Sourcing & Supply Management da Grant Thornton.

“As capacidades individuais que compõem o modelo operacional holístico devem ser projetadas de forma que sejam escaláveis para o negócio. Então, do ponto de vista de equipe e de como você automatiza ou usa a tecnologia, tudo o que você usa para executar diariamente e de forma contínua deve ser sustentável.”

 

Teste suas estratégias

Gêmeos digitais oferecem simulações esclarecedoras

Uma tática que muitas empresas estão adotando para otimizar seus modelos operacionais é a utilização da tecnologia “gêmeo digital” (ou “digital twin”, em inglês) para examinar possíveis deficiências ao longo do ciclo de vida de seus produtos ou serviços.

A tecnologia utiliza os dados existentes de uma organização e cria um modelo para mostrar como o custo da cadeia de suprimentos evolui ao longo do tempo. Isso cria uma simulação quase em tempo real (uma estrutura gêmea) com todos os atributos exclusivos do negócio. Usando o gêmeo digital, as lideranças podem examinar também o impacto de possíveis ações estratégicas.

“Como eu quero olhar para determinado cenário de forma diferente?”, complementa Scott McGurl, Diretor de Estratégia da Grant Thornton. “Se eu tivesse tomado uma decisão diferente, qual teria sido o impacto? Como vou levar isso em consideração no meu processo de tomada de decisão daqui para frente? O gêmeo digital oferece uma solução para modelar sua organização de várias maneiras diferentes.”

Modelos e due diligence

Considere a escalabilidade das operações

Os acontecimentos dos últimos dois anos também reforçam a necessidade de incluir uma análise das operações e dos modelos operacionais nos esforços de due diligence.

Limitar a avaliação de due diligence a fatores financeiros pode impedir a compreensão de fatores-chave que não são facilmente percebidos. Qual é a condição do ativo imobilizado? O estoque existe e você pode ter certeza de que nada dele está obsoleto?

“Observe a cadeia de suprimentos, os modelos operacionais de RH e TI, e reflita se essas operações são escaláveis e se existem deficiências”, conclui Eaton.

Crescer – mesmo em tempos difíceis

Conhecimento e coragem são necessários

Desde a identificação dos fatores-chave para a evolução até à análise dos aspectos de capital humano e da cadeia de suprimentos, esta série tem o objetivo de oferecer uma visão abrangente de como as organizações podem impulsionar seu crescimento, preservando as margens de lucro de forma sustentável.

Mesmo em tempos económicos difíceis, o crescimento está à nossa volta. Aqueles que aprendem a cultivar este mindset e têm a coragem de segui-lo, serão capazes de contribuir cada vez mais com seus negócios, suas pessoas e seus clientes.

Artigo anterior > Foque em pessoas nas integrações       Próximo artigo > Tecnologia e cibersegurança têm papéis fundamentais

Amplie essa discussão com os nossos especialistas!

Conte com a nossa expertise para ampliar o potencial de negócios da sua empresa, esteja onde estiver.

Entre em contato conosco