Foco nos clientes, nas intenções e no contexto

Depois de alguns anos navegando pelas transformações digitais aceleradas pela pandemia, pelos desafios da cadeia de suprimentos e pela alta da inflação, muitas empresas estão olhando para as oportunidades de crescimento de seus negócios com uma perspectiva totalmente diferente.

Diversas organizações estão no meio da integração de suas aquisições após o frenesi sem precedentes de M&A no final de 2021. Algumas implementaram novas tecnologias a fim de gerar mais eficiência, compensar a escassez de mão de obra ou obter acesso a novos mercados.

Existem muitos aspectos a serem considerados. Esta série de conteúdos desenvolvida pela Grant Thornton tem o objetivo de contribuir com líderes organizacionais em busca contínua pelo crescimento corporativo, especialmente após alguns anos desafiadores no mercado.

Nesta primeira parte, nossos especialistas discutiram três fatores-chave para o crescimento de qualquer empresa:

  • Foco nos clientes
  • Trabalhar com intencionalidade
  • Entender seu contexto atual

Compreender e atender às necessidades dos clientes

As estratégias comerciais precisam estar alinhadas

Para Chris Smith, diretor de estratégia da Grant Thornton US, o crescimento começa com a segmentação dos clientes e compreensão de suas necessidades, tanto das que já foram identificadas quanto das que ainda não foram percebidas em seus processos. “Quais são as personas e perfis de seus segmentos e o que eles realmente precisam e desejam?”, Smith complementa.

Depois de desenvolver essa compreensão, as organizações precisam alinhar suas estratégias de marketing e vendas para atender as necessidades traçadas.

Há muito trabalho a ser feito nesta etapa. 82% dos entrevistados da pesquisa CFO Survey, da Grant Thornton, do quarto trimestre de 2022, disseram que planejam aumentar os investimentos na geração de demanda nos próximos 12 meses, enquanto 81% planejam investir mais na retenção de clientes.

Alocar estes recursos adequadamente requer um alinhamento próximo com a estratégia de negócios.

Forte rentabilidade

Não olhe apenas para a receita

Embora o crescimento esteja mais intimamente associado ao aumento da receita e da participação no mercado, a disciplina é fundamental para manter ou aumentar a lucratividade.

O crescimento precisa ser dimensionado para se adequar ao que as empresas podem suportar, viabilizando margens de lucro sustentáveis. No caso de aquisições, a sinergia é necessária para alcançar um avanço econômico significativo do negócio.

 

Crescimento sustentável

O crescimento sem estratégia pode ser fatal

Suportar um crescimento sustentável e bem-sucedido requer gerenciamento de custos responsável e compromisso em ajudar os colaboradores a navegar pelas mudanças. Sem isso, os negócios podem ter impactos negativos significativos em sua lucratividade e sustentabilidade.

Nas próximas partes dessa série, analisaremos de forma mais aprofundada diversos aspectos do crescimento orgânico e inorgânico, abordando tópicos importantes como operações, segurança cibernética, recursos humanos e pesquisas de mercado.

Nosso objetivo é que essas discussões possam contribuir para uma compreensão detalhada de como os líderes organizacionais podem impulsionar o crescimento de suas empresas aumentando a lucratividade e satisfazendo as necessidades de clientes e colaboradores.

Próximo artigo > Crescimento orgânico com foco no cliente

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