Aborde a cultura e aumente a adesão dos times

A falha em focar na necessidade das pessoas após uma fusão ou aquisição pode ser a principal razão pela qual as integrações às vezes podem parecer mais desintegrações.

“Você pode ter a melhor estratégia do mundo, mas se não houver alinhamento com as pessoas para realmente executar essa estratégia, você falhará todas as vezes”, disse Scott McGurl, Diretor de Estratégia da Grant Thornton.

Nessa parte da série Crescimento Empresarial, McGurl e Sonny Origitano, Diretor de Soluções Estratégicas da Grant Thornton, discutem os principais fatores para alcançar o sucesso nas integrações.

Realizar a gestão das pessoas - de forma a aumentar a adesão nesse período de transição, motivá-las, colocá-las nas funções corretas e capacitá-las - é o primeiro fator abordado. Assuntos relacionados a pessoas no ambiente de trabalho são ainda mais importantes no cenário atual, onde atrair e reter colaboradores de alta performance é extremamente difícil.

As empresas que lidam com esses processos de integração da maneira errada e perdem pessoas essenciais podem ter extrema dificuldade em substituí-las.

Origitano cita o exemplo de uma empresa com um ambiente rígido, com rotina totalmente presencial, que precisaria reimaginar sua cultura se comprasse uma startup de web design para explorar e incentivar a criatividade da equipe de UX.

“Você precisa descobrir como modelar as equipes e envolvê-las culturalmente”, disse Origitano. “É preciso incluir um recurso à organização da forma mais alinhada culturalmente possível.”

Planejamento para obter sucesso

Defina seu modelo operacional

O planejamento minucioso antes de uma integração oferece à empresa a melhor chance de sucesso. McGurl comenta que a maioria das organizações maduras aborda uma integração com um modelo operacional bem definido que discute os aspectos jurídico, financeiro, RH, TI, cadeia de suprimentos e muitos outros fatores importantes. Elas sabem quais pessoas irão sair, quais irão ficar e quais KPls são esperados da empresa integrada.

“Infelizmente, muitas empresas, logo no primeiro dia de um profissional, dizem: ‘Chegamos até aqui. Estamos em boa forma. Tudo está funcionando’”, exemplifica Origitano. “Mas elas deixaram muito dinheiro na mesa porque não fizeram todo o planejamento e desenvolveram KPls e responsabilidades relacionados à visão que estavam tentando alcançar.”

Para McGurl, é importante colocar os planos em ação imediatamente, pois 100 dias após o fechamento, a capacidade de mudar fica cada vez mais difícil e o valor do negócio começa a diminuir.

Agregando valor

Entregue suas metas iniciais

Algumas empresas que fizeram aquisições durante o frenesi de M&A do quarto trimestre de 2020 ao segundo trimestre de 2022 não se integraram adequadamente e agora precisam controlar suas despesas diante de uma economia mais desafiadora.

Origitano sugere que elas recuem e se perguntem:

  • Por que fizemos essa transação?

  • Quais eram as condições comerciais?

  • O que estávamos tentando alcançar de uma perspectiva de modelo de negócio?

“Ganhar novos clientes, vendas cruzadas, vendas adicionais… O que quer que as organizações estivessem tentando alcançar, é preciso partir deste ponto e começar a alinhar todos os outros componentes”, conclui Origitano. “Uma vez que tenham certeza de que tudo está alinhado à estratégia do negócio, elas podem corrigir o curso de acordo com o que for necessário, seja em sistemas, RH, benefícios, remuneração, funções, responsabilidades ou contratos de uma perspectiva de aquisição.”

No momento que o núcleo esteja sob controle e o caixa preservado, as empresas podem se preparar para seu próximo ciclo de crescimento, porque o crescimento é uma busca sem fim para muitos.

Nas próximas partes dessa série, analisaremos de forma mais aprofundada diversos aspectos do crescimento orgânico e inorgânico, abordando tópicos importantes como operações, segurança cibernética, recursos humanos e pesquisas de mercado.

Nosso objetivo é que essas discussões possam contribuir para uma compreensão detalhada de como os líderes organizacionais podem impulsionar o crescimento de suas empresas aumentando a lucratividade e satisfazendo as necessidades de clientes e colaboradores.

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