Covid-19

Private Equity pode transformar a crise em oportunidades

O mais recente Asia Private Equity Insights 2020, divulgado pela Grant Thornton afirma que sentimentos de cautela predominam na indústria asiática de Private Equity (PE) para 2020 em meio às crescentes incertezas econômicas e geopolíticas, juntamente com um crescimento econômico global mais lento. O surto de um novo coronavírus atingiu a China, quase paralisando as atividades econômicas da segunda maior economia do mundo e espalhando os efeitos por todo o mundo. No entanto, o governo chinês adotou uma atitude de abertura para acolher investimentos estrangeiros, permitindo as operações de negócios controlados ou totalmente de propriedade estrangeira em mais setores. Outros países do sudeste asiático, incluindo Tailândia e Vietnã, que servem como alternativas ou adições ao atual mercado chinês, também estão se tornando cada vez mais atraentes para as empresas de PE nos últimos anos.

Novas oportunidades para empresas da nova economia e do setor de saúde

Embora o surto do novo coronavírus possa prejudicar o crescimento econômico da China e dificultar as atividades de captação de recursos a curto prazo, o bloqueio sem precedentes no país está contribuindo para uma mudança no hábito de consumo. Com milhões de pessoas em casa para combater o vírus, as empresas da nova economia, incluindo consultas médica virtuais, entretenimento online, e-commerce e provedores de educação à distância têm oportunidades de obter novos usuários e aumentar suas taxas de penetração no mercado, possivelmente ajudando a diminuir o ciclo de investimento dos investidores em PE.

A demanda por serviços de saúde e produtos farmacêuticos também aumentou durante o surto epidêmico, acelerando ainda mais o crescimento do setor emergente de saúde. As empresas de biotecnologia que correm para desenvolver tratamento para o novo coronavírus e outras doenças críticas devem obter mais apoio do governo e atrair forte interesse de investimento de fundos de Private Equity. Com os investimentos contínuos do governo chinês na promoção da biologia sintética, a biotecnologia será o subsetor líder do setor de saúde.

O investimento em capital privado no setor de saúde da Ásia cresceu significativamente na última década, à medida que uma classe média crescente criou uma forte demanda por saúde de qualidade. Barry Tong, líder da área de Consultoria em Transação para a região APAC na Grant Thornton, afirma que “apesar do ambiente de mercado incerto e desafiador, as empresas de PE sempre podem descobrir novas oportunidades a partir dos desafios. Os cuidados com a saúde, especialmente a biotecnologia, serão uma grande tendência a seguir nos próximos anos. As estratégias de investimento conjunto ajudarão a abrir futuras oportunidades de investimento e a diluir o risco nas aquisições de ativos complexos”.

Investidores mudam o foco para retornos potencialmente atraentes

Como os problemas de inadimplência surgiram no meio da lenta economia global, houve um interesse crescente dos investidores de PE em adquirir empresas inadimplentes ou sob proteção contra falência a preços com desconto. Essas empresas em dificuldades estão se tornando alvos atraentes de aquisição, oferecendo grandes oportunidades para investidores ou novos acionistas reestruturarem os negócios do alvo e ganharem dinheiro com a venda posteriormente.

“A incerteza econômica pode vir a ser um momento oportuno para alguns PE’s investirem em empresas de grande potencial a um preço mais baixo. Negócios em dificuldades estão se tornando um instrumento significativo para crescimento e expansão. No entanto, os investidores precisam estar cientes dos riscos associados aos ativos em dificuldades, pois as saídas podem não ser fáceis”, afirma Tong.

Tecnologia permanece em alta no mercado

A crescente importância da tecnologia afetou inúmeras indústrias. Para atender às demandas em constante mudança de inovação e tecnologia, a aquisição de empresas de tecnologia serve como uma grande oportunidade na estratégia de fusões e aquisições. Novas empresas “unicórnios” com tecnologia financeira continuarão a surgir e atrairão um interesse crescente dos fundos de PE, especialmente nos países asiáticos.

A tecnologia continua sendo um dos setores mais procurado para aquisição de fundos na Ásia, o que também é característica nas Américas, impulsionada pelas novas oportunidades de investimento liberadas na economia chinesa em transição e pelo canal de saída alternativo fornecido pelo Conselho de Inovação Científica e Tecnológica da Bolsa de Valores de Xangai.

Confiança dos investidores

A guerra comercial EUA-China pesou sobre o sentimento do mercado e está ficando mais difícil captar recursos devido ao aperto do mercado. No entanto, os investidores continuam confiantes sobre o mercado chinês e esperam um crescimento contínuo no mercado doméstico.

Os investidores ainda estão entusiasmados com o investimento em empresas jovens. Capturar o crescimento potencial e a expansão de jovens negócios são as principais prioridades para os negociantes chineses.

Na avaliação de Tong, o ano passado foi turbulento para as empresas chinesas de PE. Em 2020, a menor concorrência das empresas de PE afetadas pode vir a ser um benefício para aquelas que estão bem estabelecidas. Possível recessão nos principais mercados, guerra comercial EUA-China e avaliações extremas de mercado são as principais preocupações deste ano. Esperamos que os PE’s de alto nível e bem gerenciados ainda consigam arrecadar fundos durante os períodos de turbulência. Para aumentar o retorno do investimento em meio às incertezas elevadas sobre a economia global, aconselhamos os gestores de fundos a serem mais seletivos em seu portfólio com um regime de gerenciamento de riscos aprimorado”, conclui o especialista.

 

Como a Grant Thornton pode auxiliar a sua empresa?

Nossos especialistas em Transações possuem expertise para oferecer soluções personalizadas de acordo com as necessidades reais da sua empresa, independentemente do estágio e do porte em que ela se encontra.

Entre em contato conosco