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Auditoria e revisão das demonstrações financeiras
Asseguração da credibilidade das atividades contábeis da sua empresa em acordo com a legislação e normas vigentes
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Assessoria em temas contábeis
Profissionais especializados para auxiliar na qualidade, comparabilidade e transparência das informações financeiras no seu negócio
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Mercado de capitais
Análises completas dos processos da sua empresa e suporte na preparação para operações estratégicas por meio de captação
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Compliance contábil, trabalhista e fiscal
Diagnósticos e assessoria permanentes em temas contábeis, fiscais e trabalhistas, bem como quanto aos controles internos relacionados
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Atestação SOC
Opinião independente que atesta o compromisso de empresas prestadoras de serviços com controles internos sólidos
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Diagnósticos pré-auditoria
Diagnósticos voltados para preparação das empresas, capazes de oferecer suporte de acordo com o propósito e necessidades do negócio
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Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
Avaliação técnica dos ativos líquidos a valor contábil ou dos ativos líquidos contábeis ajustados a preços de mercado
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Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
Ferramenta diferencial de prestação de contas e de demonstração do engajamento das organizações com relação às práticas sustentáveis
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Asseguração de relatórios não financeiros
Nossa abordagem permite aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa
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GT Digital
Entendemos as necessidades específicas de cada empresa e aplicamos uma profunda experiência em tecnologia, dados, nuvem e automação.
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Consultoria empresarial
Abordagens compatíveis com tecnologias que suportam a tomada de decisões corporativas e estimulam a inovação
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GRC - Governança, Riscos e Compliance
Gerenciamento de riscos, melhoria de processos para alcançar objetivos estratégicos
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Transações
Desempenho das operações e estrutura de capital para viabilizar transações corporativas mais eficientes
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Reestruturação e Recuperação de Empresas
Planos assertivos e ações ágeis para recuperar a estratégia e desempenho da sua empresa
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FIDS – Forensic, Investigation & Dispute Services
Identificação, proteção e prevenção de riscos para preservar a integridade e segurança empresarial
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Mediação Empresarial e Administração Judicial em Recuperação de Empresas
Equipes e estruturas globais para atuar com o profundo conhecimento, legalidade e ética que a questão requer
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Tributos diretos
Estratégias ágeis de atendimento às legislações e viabilização de incentivos fiscais regionais e setoriais
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Tributos indiretos
Suporte especializado para mitigar riscos decorrentes da complexidade e diversidade de legislações e jurisprudências e identificar oportunidade de otimização da carga tributária
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Global Mobility Services
Programas de mobilidade internacional em conformidade com a legislação fiscal local e custos otimizados
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Trabalhista e previdenciário
Auxílio em todas as etapas da governança trabalhista e previdenciária, identificação de oportunidades e riscos de acordo com o momento atual e as perspectivas futuras
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Tributos internacionais
Análise e planejamento de cenários em diferentes jurisdições, com integração ao cenário brasileiro
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Preço de transferência
Revisão ou elaboração dos cálculos que permitam o mais assertivo cumprimento em operações com o exterior
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Escrituração contábil
Soluções integradas e automação dos processos contábeis para prevenir autuações perante as autoridades fiscais e reduzir custos
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Compliance tributário
Organização dos processos fiscais com especialistas dedicados para evitar inconsistências e identificar oportunidades de otimização da carga tributária
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Folha de pagamento
Terceirização da administração da folha de pagamento, garantindo compliance com todas as atualizações legais, governamentais e sindicais
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Gerenciamento financeiro
Controle das contas a pagar e a receber para viabilizar iniciativas de investimento e outras estratégias focadas no core business
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BPO
Agilidade e economia os negócios por meio de metodologias próprias e automação de processos utilizando inteligência artificial
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Soluções para startups estrangeiras
Planejamento e estruturação conforme as exigências tributárias locais com rapidez e eficiência para trazer solidez ao negócio
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Business Intelligence
Criação de indicadores customizados de acordo com as necessidades e desafios dos negócios, gerando respostas ágeis e eficazes às mudanças do mercado
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Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
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Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
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Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
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Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
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Serviços Atuariais
Soluções eficazes para auxiliar o mercado de transferência de riscos com normas para provisões e solvência
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Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
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Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
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Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
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PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
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Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
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Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
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RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
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RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
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Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
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Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
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Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
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Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
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Work-life balance e benefícios
Promover ambientes de trabalho saudáveis e que atendam às mais diversas necessidades pessoais e profissionais de nossos colaboradores exige flexibilidade nas práticas e políticas internas.
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Mantemos uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo, encorajando nossos profissionais a aproveitar oportunidades e atingir todo o seu potencial.
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Programa de Diversidade
Acreditamos no poder da diversidade e do respeito na construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e tolerante. Pensando nisso, a Grant Thornton Brasil criou o Programa de Diversidade e Inclusão.
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Sustentabilidade
Acreditamos na necessidade das organizações integrarem aspectos econômico-financeiros, de governança e socioambientais em seus processos de gestão para viabilizar ambientes de negócios melhores e mais transparentes.
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Processo de candidatura
São apenas cinco etapas para começar sua carreira na Grant Thornton!

As sanções da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) começarão no dia 1º de agosto de 2021, sendo que os demais artigos da lei já estão em vigor desde 18 de setembro de 2020. Para evitar possíveis vazamentos de dados e, consequentemente, penalizações com base na legislação, as empresas precisam repensar suas ações internas como medidas de segurança focadas em tecnologia da informação e outras medidas como armazenamento físico e manuseio de informações por pessoas autorizadas.
Neste conteúdo, os especialistas da Grant Thornton Brasil Rebeca Arima, gerente de Compliance e Proteção de Dados, e Everson Probst, diretor na área de Cyber Crime, explicam a importância de as organizações estruturarem um plano de gestão de incidentes.
“Em poucas palavras, este plano é o caminho para gerenciar um incidente de vazamento ou exfiltração de dados protegidos pela LGPD. Isso porque as pessoas tendem a não saber por onde começar, principalmente diante de um cenário legislativo tão novo. Então, cabe às empresas se organizarem e direcionarem suas ações diante de um incidente de segurança”, afirma Rebeca.
Ter um programa de privacidade adequado à nova legislação, com atividades e medidas focadas em segurança da informação, é essencial para mitigar riscos e evitar que as informações sejam alvo de incidentes. Entretanto, é comum identificar a falta de organização por parte da maioria das instituições. Na visão dos nossos especialistas, a proteção de dados é um novo paradigma que as empresas tendem a enfrentar e, a partir do momento em que um negócio ou indústria tenha adotado medidas de segurança adequadas, ou atenda as melhores práticas de segurança da informação, o risco de dados vazarem ou serem exfiltrados é menor.
“É importante ressaltar que, caso a empresa não tenha processos de monitoramento e controle devidamente estabelecidos, é possível que já tenha sofrido algum incidente de exposição de dados por meio de exploração de vulnerabilidade de tecnologia sem ao menos ter conhecimento disso. E neste cenário em que as sanções da LGPD ainda não estão em vigor, é o momento ideal para as empresas se prepararem no sentido da prevenção e controle para evitar que isso aconteça”, ressalta Rebeca.
O que fazer quando ocorrer um vazamento de dados?
A partir do momento que a empresa identifica um incidente, seja por meio de seus monitoramentos ou pela repercussão ou impacto do ocorrido, os times de Segurança da Informação e Resposta a Incidentes devem ser imediatamente acionados e iniciar o plano de contenção, recuperação e investigação sobre o ocorrido. Da mesma forma, tão logo seja identificado qualquer risco ou suspeita de vazamento ou exfiltração de dados pessoais ou informação pessoalmente identificável, o Encarregado de Dados (DPO) e a equipe de privacidade devem ser comunicados e integrar o time de Resposta a Incidentes.
“Cabe notar que todo vazamento ou exfiltração de dados é um incidente de segurança. Entretanto, nem todo incidente é um vazamento. Esse esclarecimento é importante, pois todos os incidentes de segurança deverão ser tratados pelo time de resposta a incidentes da empresa seguindo um fluxo e governança baseado na sua complexidade e risco. Entretanto, o envolvimento do DPO e da equipe de privacidade será necessário quando da previsão de risco ou constatação do vazamento ou exfiltração de dados, seja acidental – resultante de descuido ou acaso, ou intencional – resultante de um ato ilícito”, esclarece Probst.
Principais aspectos a serem considerados
Uma vez iniciado o Plano de Resposta a Incidentes, alguns aspectos devem ser considerados especialmente para situações de vazamento ou exfiltração de dados:
Para que a plano seja efetivo, é importante que a companhia estabeleça meios para a criação tempestiva de um comitê de crise com áreas de negócio que possam realizar reuniões periódicas de acompanhamento. Esse comitê poderá ser acionado extraordinariamente quando um incidente for identificado. Isso é fundamental para a tomada de decisões estratégicas inerentes aos procedimentos de contensão e recuperação do ambiente, bem como avaliação e investigação da extensão do incidente, bem como a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidade na tratativa do vazamento de dados. Sem o comitê, os papéis e responsabilidades podem ficar dispersos e desorganizados.
Sugere-se que o comitê seja formado por gestores de áreas como segurança da informação, tecnologia (infraestrutura, sistemas etc.), encarregado de dados e jurídica. Em empresas de maior porte, pode haver o envolvimento da equipe de riscos, compliance, relações com investidores, comunicação externa, consultores independentes etc.
Somente com a criação do comitê e gestão coordenada do plano de resposta, os procedimentos de contensão e recuperação – essenciais para continuidade do negócio, poderão ser realizados sem prejuízo para os procedimentos de avaliação e investigação – essenciais para correto mapeamento e mensuração do dado e reporte para autoridades competentes.
Instaurado o comitê, é importante estabelecer os passos a serem seguidos quando um incidente for identificado. Sugere-se o estudo do framework da NIST (National Institute of Standards and Technology) que sugere que tenha um (i) planejamento – quais ferramentas estão ativas para evitar que o incidente ocorra; (ii) a parte de detecção e análise – se ocorrido o incidente, como foi identificado e análise inicial; (iii) contenção, erradicação e recuperação – depois de identificado, conter o vazamento, para que seja erradicado e os dados que foi possível ser recuperado; e, (iv) ações pós-incidentes – lições aprendidas, aplicar melhorias na companhia para evitar novos incidentes.
Todas essas etapas são igualmente importantes e urgentes para a empresa que sofreu um incidente. É por isso que o planejamento prévio dessas atividades, seus responsáveis e áreas envolvidas, protocolo de comunicação e procedimentos formais definem também a capacidade da empresa em responder adequadamente a um incidente de segurança.
A criação de um comitê e processos de resposta a incidentes, por si só, não inibe completamente as chances de um acontecimento. Caso ocorra um incidente, a partir do conhecimento dele, é necessário comunicar a área de gestão em tecnologia da informação no primeiro momento, caso o incidente não tenha sido observado pelos sistemas de monitoramento geridos por esse time.
Isso é essencial para identificação de eventuais sistemas da companhia comprometidos, e cabe a estes profissionais em conjunto com o Comitê avaliarem suspensões nas operações que podem ter sido afetadas como forma de controlar o dano do incidente. Adicionalmente, em outro caso, pode ocorrer de informações vazarem em meios físicos, como arquivos físicos destrancados e a contenção de áreas físicas também contribui para controle do dano.
Identificado o vazamento ou exfiltração de dados, o passo seguinte é convocar o setor da companhia que foi diretamente afetado, para iniciar a gestão e mensuração dos riscos. Esse processo pode envolver também a área jurídica, compliance, de Recursos Humanos e demais pessoas estratégicas, dependendo do tipo de informação divulgada indevidamente.
Em até dois dias úteis após um incidente de segurança com vazamento ou exfiltração de dados, ou a partir da detecção do vazamento, é obrigatório que a empresa posicione a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) com o preenchimento do formulário. Este formulário está disponível no site da entidade, contendo uma série de campos a serem preenchidos com informações sobre o vazamento.
Mesmo sem todas as informações de preenchimento iniciais, é fundamental que a empresa se posicione sobre como vai conseguir mensurar as informações que foram vazadas. É possível encaminhar um novo formulário para complementar o formulário inicial quando o incidente tiver sido resolvido.
Em casos de vazamentos é essencial que a empresa aja com transparência, tanto para as pessoas que foram afetadas diretamente com esse ocorrido, quanto para todos os stakeholders. “Caso a empresa esteja listada em bolsas e possui uma área de relações com investidores, a depender do tamanho do incidente, o impacto deste vazamento pode acarretar riscos muito altos para a companhia. Com isso, é importante que o plano de gestão de incidentes tenha uma etapa de comunicação com as partes interessadas e afetadas. A gestão de privacidade vai ter esse mesmo peso, é um risco muito grande para uma companhia, podendo se caracterizar como risco reputacional e gerando impacto negativo no mercado”, afirma Rebeca.
Gestão de privacidade é conhecer os processos
A criação de um Plano de Gestão de Incidentes e, consequentemente, de políticas de privacidade adequadas à LGPD e uma cultura de segurança começa com a empresa identificando sua estrutura organizacional. “A companhia precisa saber o que possui de sistemas, de diretórios na rede e quais informações são capturadas, armazenadas e processadas e por qual razão. Também é necessário saber qual é a sua equipe de tecnologia, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte sistêmica, entre suas subdivisões, e seus especialistas de segurança da informação. Para que o suporte às ações mencionadas e até para evitar que ocorram, profissionais de segurança da informação passam a ser fundamentais para empresas”, reforça a especialista.
Existem diversas alternativas na implementação de uma estrutura para a gestão de dados. "Se a companhia não possui condições de ter um setor focado em segurança da informação, ela pode buscar uma empresa especializada nesta área. Caso uma empresa não tenha uma estrutura adequada, é possível que ela esteja vulnerável e exposta sem saber, inclusive vazando dados, e consequentemente os prejuízos serão ainda maiores”, conclui Rebeca.
Como a Grant Thornton pode auxiliar sua empresa nesse momento?
Conte com as nossas equipes especializadas em privacidade e proteção de dados para adequar seus processos de maneira customizada para atender às necessidades do seu negócio. Entre em contato conosco.