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COVID-19

Data Analytics: o diferencial para decisões mais assertivas na crise

Com a interrupção dos negócios e a incerteza financeira devido à pandemia, as organizações devem tomar decisões difíceis em um curto espaço de tempo.

A sua empresa utiliza de maneira eficiente a análise de dados para garantir que essas decisões sejam devidamente embasadas?

Data Analytics continua sendo um grande patrimônio

O cenário comercial nunca mudou tão rapidamente. Nesse ambiente, a agilidade é essencial e os negócios que, geralmente, apresentam falhas são aqueles que não conseguem se adaptar às mudanças nos mercados.

A alta liderança deve ser apoiada com informações seguras para viabilizar a tomada de decisões críticas aos negócios de forma rápida e com risco mínimo. Essas opções podem ter um impacto duradouro nos negócios e os dados devem ser detalhados, confiáveis e esclarecedores.

Sem pânico – pense de forma estratégica

A análise de dados é a melhor ferramenta que temos para ver o que realmente está acontecendo nos negócios e, para ter uma abordagem estratégica deve-se:

  • Identificar os principais indicadores de risco e desempenho

Suas métricas de desempenho comercial são agora mais importantes do que nunca. Elas ajudarão a manter sua empresa focada e a orientar a tomada de decisões. A definição de ‘bom’ ou ‘aceitável’ pode ter sido alterada e você pode precisar estabelecer indicadores adicionais.

  • Atualizar as informações de maneira rápida

As decisões não podem ser tomadas com informações desatualizadas e pode ser necessário atualizar a frequência da coleta de dados. As decisões estratégicas de longo prazo podem contar com dados mensais, porém no cenário atual são necessárias janelas de dados mais curtas.

  • Utilizar informações confiáveis

É importante verificar o sentido dos dados e avaliar sua confiabilidade. Três perguntas-chave devem guiar seu pensamento:

  1. Você confia na fonte?
  2. Como os dados foram coletados?
  3. O que os dados estão dizendo a você faz sentido dentro do contexto comercial mais amplo?
  • Adaptar-se à nova norma

A maioria das crises tende a levar a uma mudança de longo prazo nas tendências, na abordagem e na base de clientes de uma empresa. Tudo aquilo que você fizer agora e com êxito provavelmente acabará fazendo parte do procedimento habitual de negócios no futuro.

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Utilize análise de dados para melhorar seu fluxo de caixa

Todos estão, neste exato momento, preocupados com o fluxo de caixa e a criação de um grupo de liderança multifuncional ajudará a identificar onde os custos podem ser salvos, os ativos liquidados ou os pagamentos atrasados. Essas decisões precisam considerar suas responsabilidades corporativas e sociais para com sua equipe, fornecedores e a economia em geral. Agora não é o momento de impor condições de pagamento a fornecedores em dificuldades.

Você deve utilizar data analytics para:

  • Analisar seus fluxos de caixa em três, seis e 12 meses

Suas previsões passadas podem não ser adequadas às necessidades do cenário atual, de modo que você precisa de um modelo que possa produzir um plano para uma infinidade de eventos inesperados. Planeje o pior e espere pelo melhor.

  • Identificar produtos e serviços com baixo desempenho

Em condições estressantes, produtos e serviços rentáveis podem causar uma perda. É importante modelar a lucratividade com base nos procedimentos de negócios habituais e, sob estresse, alguns serviços podem precisar ser suspensos ou totalmente descartados.

  • Sair de ativos com baixo desempenho

Pode ser necessário vender alguns ativos para obter caixa. Considere cuidadosamente as opções ao selecionar quais ativos e avaliar o que outros participantes do mercado estão fazendo.

Identifique aspectos valiosos sobre sua força de trabalho

Seu pessoal é o seu maior patrimônio, todavia isso depende de que eles sejam fisicamente capazes de trabalhar. A análise de dados pode fornecer informações valiosas, como:

  • Quem está ‘em risco’

Seu sistema de RH deve ter informações sobre as condições de saúde e os riscos demográficos associados ao seu pessoal. Você pode utilizar essas informações para apoiar suas equipes, mas também para planejar contingências para funcionários que podem não estar disponíveis por um período prolongado.

  • Níveis mínimos de pessoal para operações essenciais

Se alguém não estiver disponível, quem pode intervir para apoiar os principais processos? Você deve identificar colegas com as habilidades e experiência necessárias que possam dar continuidade a atividades comerciais vitais.

  • Análise do trabalho planejado e a demanda do cliente

Observar os planos de demanda pode garantir que a equipe seja utilizada de foram adequada e focada nas atividades principais. Da mesma forma, você pode analisar os dados para transferir a demanda dos clientes para canais mais eficientes que exigem menos participação da equipe (como no ambiente virtual).

Conheça seu cliente

Com tanta incerteza, é importante olhar para os clientes e fornecer-lhes um serviço que esteja alinhado com aquilo que precisam neste exato momento – tendo em mente que ele pode ser muito diferente do que aquilo que precisavam há dois meses. A identificação antecipada de tendências e padrões do cliente é vital, e a análise de dados pode ajudar a:

  • Entender os sentimentos

O processamento de linguagem natural e machine learning podem avaliar os sentimentos na gravação de chamadas telefônicas com seus clientes. Eles podem trazer os principais temas e tendências para ajudá-lo a identificar o que seus clientes precisam.

  • Explorar as mídias sociais e as fontes de notícias

Esses canais podem mantê-lo atualizado com as alterações na progressão do vírus, além de identificar as opiniões dos clientes e os locais em que precisam de mais suporte.

  • Analisar transações e dados pessoais

Nesse estágio, as empresas, incluindo aquelas do setor financeiro, precisam saber se seus clientes se encontram em uma categoria de alto risco ou estão vulneráveis. Uma queda repentina na renda ou um aumento repentino nas despesas pode significar que em breve eles precisarão de ajuda. Saber isso com antecedência, em escala, ajudará você a planejar.

  • Estar ciente de fraudes

A incerteza cria oportunidades para fraudes. Você deve revisar e alterar seus conjuntos de regras de monitoramento de transações ou suas extrações de dados de utilização para executar análises direcionadas de identificação de fraudes.

RPA - Automação Robótica de Processos

É provável que suas operações de negócios passem por rápidas mudanças. Haverá picos de demanda e novos processos operacionais para implementação e supervisão de forma rápida. A Automação Robótica de Processos (RPA, da sigla em inglês) pode automatizar tarefas rotineiras e repetitivas realizadas em sua área de trabalho. Desde que seus dados sejam mantidos digitalmente, em pelo menos um formato semirregular, e os resultados do processo desejados sejam baseados em regras (p. ex., decisões de sim/não), a RPA pode ajudar.

A RPA pode interrogar e extrair dados de formulários de clientes, transcrições e interfaces da web. Ela também pode ajudar na tomada de decisões baseadas em lógica. Nem todas as partes de um processo precisam ser automatizadas; contudo, quanto mais automação puder ser utilizada com segurança, menos colaboradores em tempo integral serão necessários.

Mantenha controles eficazes de análise de dados

Quando os processos de negócios estão sob tensão, pode ser tentador cortar custos. Porém, é importante manter as boas práticas. Embora alguns funcionários possam ser transferidos para outras áreas da empresa, a atividade de controle não deve parar, pois ela mantém a sua empresa segura. Utilize análise de dados e RPA para gerenciar e testar controles, liberando capacidade para tarefas essenciais.

Reconhecer o valor de data analytics é apenas o primeiro passo. Garantir que ela seja confiável e esteja disponível para as pessoas certas no momento certo é, de fato, a chave para maximizá-la de forma eficaz. Isso não apenas fornece suporte aos processos de tomada de decisão, mas, se utilizada corretamente, também pode reduzir a pressão nas operações do dia a dia. Isso fará toda a diferença em termos de continuidade e resiliência dos negócios.

*Por: Jamie Crossman-Smith

 

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