COVID-19

Questões-chave para CFOs e DRI’s reportarem os impactos ao mercado

A Grant Thornton traz a publicação 'Reporting the Impact of COVID-19 on your Business', que destaca dez questões-chave que devem ser levantadas para garantir que as demonstrações contábeis (ainda não emitidas) sejam apresentadas adequadamente.

Essas perguntas não são de forma alguma exaustivas, ou de fato listadas em qualquer ordem de prioridade, porque sua aplicabilidade dependerá de fatos e circunstâncias. O IFRS exige que todos os efeitos materiais da Covid-19 sejam adequadamente reconhecidos, medidos e divulgados na data de reporte da entidade, seja em período interino ou no final do ano. Portanto, essas questões são aplicáveis ​​a qualquer tipo de relatório.

Este é o nosso segundo artigo sobre o novo coronavírus, que complementa a primeira publicação intitulada 'COVID-19 – Financial reporting and disclosures'.

Questões a serem avaliadas:

  1. O que deve ser incluído nas demonstrações contábeis que ainda não foram autorizadas e aprovadas para emissão?

  2. O surto de COVID-19 resultará em mais divulgações?

  3. Recentemente, houve uma queda significativa no valor das ações. Se você tem uma data de reporte em 31 de dezembro de 2019, suas demonstrações contábeis devem ser ajustadas para isso?

  4. Se houver incerteza na estimativa, o que deve ser relatado nas demonstrações contábeis?

  5. Como as informações sobre a Covid-19 que ficam disponíveis após a data do relatório afetam as demonstrações contábeis?

  6. É razoável considerar que "quanto mais incerto o ambiente, devem ser feitas divulgações mais detalhadas das premissas e avaliações usadas para preparar as demonstrações contábeis"?

  7. Ao avaliar as perdas esperadas de crédito (PEC), o que deve ser levado em consideração?

  8. O que deve ser levado em consideração na determinação do valor justo na data do balanço?

  9. Quanta atenção deve ser dada à preocupação permanente com a Covid-19?

  10. Por fim, em quais impactos da Covid-19 os usuários das demonstrações contábeis estarão mais interessados?

As respostas para essas questões você encontra nesta publicação.

Acesse nossa análise completa 

 

Como a Grant Thornton pode auxiliar a sua empresa?

Possuímos uma equipe de especialistas que podem auxiliar as empresas nos desafios impostos pela Covid-19 com relação aos impactos para fins de IFRS.

Entre em contato conosco