COVID-19

7 etapas para gerenciar o fluxo de caixa e os desafios financeiros

As consequências econômicas do novo coronavírus (Covid-19) nas perspectivas comerciais e o impacto direto em muitas empresas podem colocar alguns negócios sob pressões de liquidez. Compreendemos esse momento desafiador e reunimos alguns insights para auxiliar no gerenciamento do fluxo de caixa e na mitigação de grandes impactos nos seus negócios.

  1. Mude sua abordagem para a previsão de fluxo de caixa

As empresas que não enfrentaram uma crise de liquidez antes podem achar bastante exigente mudar seu gerenciamento de fluxo de caixa. No entanto, migrando para uma base de recebimentos e pagamentos, realizando previsões diárias e integrando previsões de curto e médio prazo, é provável que você possa aumentar o espaço para implementar outras ações e criar confiança com acionistas e credores.

  1. Realize testes

Ao testar suas previsões para diferentes cenários de impacto, você pode obter melhor clareza sobre a suficiência de sua liquidez. Isso pode ajudá-lo a informar uma resposta apropriada às partes interessadas financeiras, que podem solicitar a implementação de uma variedade de novas medidas.

  1. Verifique se você ainda está em conformidade

Verifique se você ainda está em conformidade com os termos de suas obrigações de dívida, incluindo as representações que possam ter que fazer em qualquer levantamento.

  1. Seja proativo ao falar com seus credores

Quanto mais aviso você puder dar ao seu provedor de dívida sobre o impacto do Covid-19 na liquidez, maior será a chance de obter a flexibilidade necessária.

  1. Priorize os stakeholders existentes

Embora possa ser levantado dinheiro de terceiros, potencialmente será caro e difícil. Na maioria das vezes, os acionistas e credores existentes da sua empresa devem ser sua prioridade.

  1. Modele seu capital de giro

Certos tipos de linhas de dívida são mais rapidamente impactados por quedas nas negociações. Isto é especialmente verdade para instalações baseadas em ativos, onde o financiamento disponível é direcionado pelos níveis de devedores e estoques. Isso torna essencial modelar cuidadosamente o impacto da negociação em seus níveis de headroom.

  1. Revise as opções financeiras temporárias

Outras fontes de financiamento temporário podem ser possíveis – e elas estão mudando todos os dias. Para ter acesso às informações mais recentes, é sempre uma boa ideia falar com um especialista.

Nós estamos aqui para auxiliar

Entendemos que você deseja ser ágil e receptivo à medida que a situação do apresenta desdobramentos. Ter acesso a especialistas, insights e informações precisas o mais rápido possível é fundamental. Nossos especialistas estão preparados para apoiar você e sua equipe na superação dos impactos da Covid-19 em seus negócios. 

A Grant Thornton Brasil está atenta às recomendações das autoridades oficiais de saúde e acionará as medidas necessárias para contribuir com a mitigação de maiores consequências sociais e econômicas.

As informações e comentários aqui contidos destinam-se a informações gerais do leitor e não se destinam a fornecer conselhos ou opiniões em relação a quaisquer circunstâncias particulares. Para aplicação específica, recomendamos aconselhamento profissional.