ARTIGO

Equilibre redução de custos para evitar riscos a longo prazo

Os impactos da crise provocada pela pandemia de Covid-19 estão afetando o fluxo de caixa em todo o mundo e muitas empresas estão reduzindo seus custos para tentar se proteger financeiramente. Essa pode ser uma estratégia essencial, mas a abordagem errada pode deixá-las abertas a perdas no longo prazo.

Então, onde estão seus riscos críticos e como os líderes podem encontrar o equilíbrio certo?

Perspectiva abrangente

Você pode começar com uma avaliação de risco geral. Para obter uma perspectiva mais abrangente, os consultores jurídicos podem ajudar a identificar riscos específicos que podem levar a reinvindicações ou outras disputas – como problemas da cadeia de suprimentos que podem impedir você de cumprir compromissos contratuais. Para ajudar nessa compreensão dos compromissos financeiros e a rede de riscos relacionados, gere uma análise financeira robusta com um entendimento completo dos elementos-chave em seus acordos contratuais e operações comerciais.

Essa análise financeira e o aconselhamento de um especialista financeiro também podem fornecer antecedentes importantes se houver ação legal.

Documentação diligente

Depois que sua análise jurídica e financeira esclarecer suas maiores fontes de risco, confirme se a sua equipe é diligente quanto à documentação e interações diárias:

  • Manter registros financeiros claramente documentados dos custos incorridos ou perdas resultantes de incidentes específicos
  • Entenda os custos associados ao não cumprimento de seus compromissos
  • Documente as ações tomadas e os custos incorridos para atenuar as circunstâncias
  • Conheça bem seus fornecedores para avaliar se eles serão capazes de efetuar as entregas
  • Avalie a cadeia de suprimentos e outros acordos de fornecedores para encontrar oportunidades de manter caixa

Os funcionários de todos os níveis da sua empresa podem se concentrar no seu fluxo de caixa, mas manter fortes controles de conformidade ajudará a definir o tom para decisões éticas e prudentes em toda a empresa. Com essa mentalidade como base, você pode promover uma próxima fase de etapas proativas.

Etapas proativas

Com a orientação de seus consultores jurídicos e financeiros, você pode tomar medidas proativas para mitigar os impactos da aplicação regulatória futura e outros desenvolvimentos em potencial:

  • Avalie as funções de negócios sob o maior estresse (como interrupção logística ou pressão de receita na área de vendas)
  • Identifique os riscos regulatórios e de conformidade enfrentados por cada função comercial identificada
  • Garantir ações proativas nos controles de conformidade, como treinamento e monitoramento contínuo
  • Ofereça treinamento de conformidade baseado em risco fora do cronograma e aprimore os esforços de monitoramento baseados em risco
  • Considere revisões ou auditorias de conformidade fora do cronograma baseadas em risco

O melhor equilíbrio

Cortes de custos rápidos podem expor riscos significativos. Como os líderes sentem a pressão para examinar rapidamente as atividades que não geram receita, é importante entender onde os cortes podem ter um impacto devastador nas funções legais ou de conformidade – diretamente ou como efeito colateral da retirada de uma linha de conformidade estabelecida há muito tempo na empresa.

O ambiente de hoje é novo e incerto para seus funcionários. Esclareça e modele os locais onde agora eles devem priorizar os custos e onde devem evitar criar exposições a reivindicações legais, violações de conformidade e outras perdas a longo prazo.

Agora é um momento crítico para fornecer informações e diretrizes oportunas aos líderes e membros da equipe para garantir que eles tomem decisões inteligentes e éticas que protejam seus ativos.

 

Como a Grant Thornton pode auxiliar a sua empresa?

Nossos especialistas podem apresentar soluções customizadas de acordo com as necessidades reais dos projetos da sua empresa, independentemente do estágio e do porte em que ela se encontra.

Entre em contato conosco