insight featured image
Trabalho ágil, ou ser ágil, se popularizou no mundo dos negócios no último ano. Mudanças sempre aconteceram, mas a pandemia de Covid-19 forçou líderes empresariais a tomar decisões mais rápido do que nunca. É por isso que a agilidade se tornou a chave para o sucesso das organizações.
Destaques

Neste conteúdo você encontra exatamente o que agilidade significa para sua organização, em termos de formas de trabalho e seu modelo de operação, além de quatro ações que você pode realizar para tornar sua organização mais ágil.

O que é agilidade nos negócios?

Fora dos negócios, ser ágil significa ser capaz de se mover com rapidez e facilidade. O significado nos negócios é o mesmo, embora, em vez de se mover, você precise ser capaz de mover todo um negócio em uma nova direção em um curto espaço de tempo. Isso significa que você pode responder rapidamente às mudanças do mercado e às novas oportunidades. Essa capacidade de responder às mudanças rapidamente é o que pode diferenciá-lo de seus concorrentes e ajudá-lo a impulsionar o desempenho dos negócios.

Nos negócios, existem duas áreas principais onde a agilidade entra em foco:

Agilidade em seu modelo operacional

É aqui que você tem uma visão diferente sobre o seu modelo operacional atual e entende o que é, ou não, essencial. Você decide onde seu foco deve estar para preparar o caminho para um crescimento mais dinâmico, com maior lucratividade e geração de valor.

Agilidade no seu modelo de pessoal

Isso inclui analisar como incorporar com sucesso futuros modelos de trabalho em sua cultura e tornar a agilidade parte do que significa trabalhar em sua empresa. Essa mudança também ajudará a impulsionar a diversidade e a inclusão e a engajar os principais talentos.

Um ambiente de trabalho ágil significa que o desempenho das pessoas será medido pela produção, produtividade e criatividade, não pelas horas trabalhadas. Isso prova aos seus colaboradores que você confia neles e em sua decisão de trabalhar com flexibilidade. Além de ser capaz de se adaptar e agir rapidamente, isso pode resultar em níveis elevados de satisfação e até produtividade.

Quais são os benefícios do trabalho ágil?

Os principais benefícios de ser uma empresa ágil são:

  • Adaptação rápida às mudanças, seja dentro de sua empresa ou no mercado, ou mesmo em um ambiente de negócios global como aconteceu com a pandemia;
  • Responder rapidamente às novas demandas dos clientes;
  • Otimização do seu negócio, encontrando valor no que você já tem;
  • Vantagem competitiva como uma empresa que olha para o futuro;
  • Potencial de recrutar e engajar os melhores talentos.

Ações para criar agilidade em sua organização

Não existe um guia ou um passo a passo a seguir quando se trata de agilidade. Cada organização é diferente em suas dinâmicas, mas a agilidade tem processos e características comuns das quais todas as organizações podem se beneficiar e começar a mudar a partir de hoje.

A seguir destacamos quatro ações para criar agilidade em sua organização:

1. Desenvolva um mindset de liderança ágil

Para uma organização ser ágil, sua equipe de liderança precisa desenvolver uma mentalidade ágil, em que questione tudo o que o negócio faz, por que o faz e como as coisas são feitas. Incluído nisso está o questionamento do estilo e da cultura de liderança dentro da organização e se isso viabiliza ou sufoca a agilidade.

Questione-se sobre:

  • As lideranças da sua organização viabilizam ou sufocam a agilidade?
  • Quão alinhado está seu estilo de liderança ao de uma empresa ágil, ou seja, com que rapidez você pode tomar decisões robustas?

2. Faça uma lista clara de suas prioridades de negócios

Uma organização ágil age na veia do negócio e tem suas prioridades destacadas. Ela entende as mudanças nos requisitos do mercado e como os concorrentes estão se saindo. Ela entende onde ganha dinheiro e tem os dados disponíveis para trazer insights e tomar decisões robustas, porém rápidas. Em uma analogia, uma organização ágil é como um cardume: entende as ameaças, oportunidades e desempenho instintivamente e pode mudar de direção rapidamente e de maneira integrada.

Questione-se sobre:

  • Quão boa é a sua compreensão do mercado?
  • Quais produtos e serviços geram mais receita e quais não?
  • Quão enxuta é sua organização?
  • Quão bons são os dados em sua organização? Você pode confiar neles para tomar decisões mais bem informadas?

3. Ter pessoas alimentando ambientes de trabalho

O trabalho remoto e híbrido veio para ficar – continuará a fazer parte dos nossos padrões de trabalho no futuro. Para muitos funcionários, esse é um resultado desejável a longo prazo. Para garantir que ele continue a ser um padrão eficaz para sua organização e seus colaboradores, você precisa adotá-lo, alinhá-lo com sua cultura e usá-lo para garantir que você vença a guerra de talentos e use-o para melhorar amplamente a diversidade e a inclusão.

Resumindo, você pode usar essa mudança permanente nos padrões de trabalho para aumentar o engajamento dos funcionários, desenvolver uma cultura ágil e garantir que as melhores pessoas trabalhem para você e queiram trabalhar para você.

Questione-se sobre:

  • Como você usará o trabalho remoto e híbrido para melhorar o desempenho da sua organização, o envolvimento dos funcionários e a retenção de talentos?
  • Como sua cultura precisará se adaptar para permitir o trabalho remoto e híbrido?
  • Como você pode usar o trabalho remoto e híbrido para melhorar a diversidade e a inclusão?

4. Resolva os problemas, não fique parado neles

Ações sempre falam mais alto do que palavras. Organizações ágeis agem rapidamente, aprendem rapidamente, falham ainda mais rápido e dobram o que funciona. As organizações ágeis nunca têm um modelo operacional 'futuro', elas têm um modelo operacional 'agora' com um roteiro claro para melhorias futuras.

Questione-se sobre:

  • Sua organização é muito ocupada com o dia a dia para recuar e entender onde precisa chegar e, em seguida, construir um plano claro para alcançar o objetivo?
  • Você é bom em assumir responsabilidades e entregar no ritmo?

Compreender o momento atual do seu negócio e das suas pessoas, seguindo essas ações básicas pode auxiliar na jornada de tornar a sua empresa mais ágil. Conte com os nossos consultores para aprofundar em algum processo específico.