Gateway Cities

Chennai: oportunidade de ingressar no mercado indiano

Enquanto Delhi e Mumbai podem ter chamado a atenção internacional com sua riqueza e prestígio, Chennai passou os últimos anos em silêncio construindo uma reputação como o local ideal para fazer negócios na Índia.

Ao longo dos anos, Chennai fez esforços conjuntos para desenvolver uma política industrial pioneira. Essa abordagem estratégica de longo prazo lançou as bases para a potência econômica em que Chennai e o estado mais amplo de Tamil Nadu se tornaram.

"A partir de 2018, Tamil Nadu foi projetado à frente de todos os outros estados indianos em termos de número de fábricas e de seus recursos humanos qualificados – de profissionais de engenharia e medicina a profissionais de comércio e contabilidade", explica Sridhar Ramachandran, sócio de Tributos da Grant Thornton Índia.

"Graças às políticas do passado, o estado tem um desenvolvimento de cluster muito equilibrado – por exemplo, em têxteis, engenharia pesada e produtos agrícolas".

Uma rica história cultural

No entanto, Chennai não é apenas um lugar atraente para fazer negócios: também é incrivelmente acolhedor, explica Sridhar. "No passado, recebemos portugueses, franceses e até britânicos", diz ele. “O espírito de Chennai é absorver o máximo de conhecimento e cultura estrangeira possível e fundi-lo com os deles.

"Chennai também é mais fundamentada: você pode ver a arrogância da riqueza em exibição em outras partes da Índia, mas Chennai é muito mais humilde."

Embora o apelo da cidade não ser imediatamente aparente para os investidores estrangeiros, é rápido conquistar o respeito daqueles que fazem negócios lá. "Os pontos fortes inerentes de Chennai vêm à tona quando você realmente usa a cidade para negócios – seja em termos de mão de obra, serviços de negócios ou finanças", diz Sridhar.

Graças ao seu forte desenvolvimento industrial, Chennai tem uma população relativamente rica. Como tal, o estado de Tamil Nadu é amplamente utilizado como campo de teste pelos produtores de bens de consumo rápidos, incluindo grandes multinacionais.

Isso faz de Chennai uma cidade ideal para as empresas internacionais que desejam conquistar uma posição no mercado indiano.

Facilidade em fazer negócios

A maior parte da tributação das empresas na Índia está agora organizada em nível nacional, mas o imposto de selo e alguns encargos imobiliários são liderados pelo Estado. Sridhar diz que, embora os níveis de imposto estejam entre os mais altos da Índia em Tamil Nadu, a maioria dos serviços relacionados a propriedades e impostos agora são fornecidos eletronicamente pelo governo local, o que aumenta muito a facilidade de fazer negócios.

"O Tamil Nadu também criou um balcão de facilitação de janela única que os investidores estrangeiros podem usar para obter aprovações dentro do prazo para tipos de loteamentos, autorizações de fábricas, conexões elétricas ou aprovações de painéis de controle de poluição", acrescenta ele.

“Este serviço existe há mais de 20 anos e evoluiu de maneira muito estruturada. O estado também começou agora a fornecer aos grandes investidores gerentes de projetos que procuram mais do que exigir que eles visitem o balcão de facilitação.”

Graças à sua força de trabalho bem treinada, Chennai se tornou um importante centro de terceirização para bancos e seguradoras internacionais, e seu setor de fabricação de eletrônicos cresceu significativamente nos últimos anos. As empresas chinesas, em particular, demonstraram interesse considerável nas instalações da região.

O governo local também espera aproveitar a força da indústria automotiva de Tamil Nadu para desenvolver ainda mais seu setor aeroespacial e de defesa, enquanto a região é agora um dos principais centros de energia renovável do país.

Para as empresas interessadas em ver o que Chennai e Tamil Nadu têm a oferecer, explica Sridhar, "o estado tem uma política clara de investimento estrangeiro: por exemplo, oferece memorandos de entendimento e pacotes de incentivos, incluindo alguns subsídios para treinamento e terra".

Porta de entrada para a Índia

"É claro que a posição de Chennai como cidade de passagem deve muito à sua história", diz Sridhar. "Mas são as mudanças mais recentes, em particular em termos de política industrial, bem como abertura cultural e econômica, que estabeleceram seu status como a rota mais eficaz para o crescimento de empresas que vêm para a Índia".

O apetite por negócios internacionais em Chennai, juntamente com as várias vantagens econômicas, faz deste o portal ideal para empresas que desejam expandir-se para a Índia.

Para descobrir mais sobre como estabelecer sua empresa na região, entre em contato com a Grant Thornton Índia.

Chennai | Fast Facts

Localização: Estado de Tamil Nadu, sudeste da Índia
Fuso horário: Horário Padrão da Índia, GMT +05:30
População: 7,1 milhões
PIB: US$ 80 bilhões (PPP)
Pontos fortes da indústria: Manufatura; engenharia leve e pesada; têxteis; automotivo; processamento agrícola
Setores de crescimento: TI e tecnologia; defesa e aeroespacial; energia renovável
Acesso regional: Nova Délhi fica a 1.760 quilômetros de distância, 2h45min de avião. Mumbai fica a 1.030 quilômetros de distância, 2h de avião.