article banner
Gateway Cities

Manchester: oportunidades na Inglaterra e além

Um processo bem-sucedido de regeneração nas últimas duas décadas ajudou Manchester a construir sua história como uma potência comercial e de manufatura. Tornou-se um importante portal para empresas que buscam acessar não apenas o mercado do Reino Unido, mas também a Europa e até a América do Norte.

Carl Williams, parceiro da Grant Thornton no Reino Unido"Por algum tempo, Manchester ficou paralisada de certa forma por sua herança industrial e pelo fato de ser sinônimo de revolução industrial", diz Carl Williams, parceiro da Grant Thornton no Reino Unido. "A cidade era rica em manufatura, especialmente têxtil, e o declínio desse setor teve um impacto considerável."

Mas a regeneração que ocorre em Manchester desde o início do século, sob a liderança de Sir Howard Bernstein, executivo-chefe do conselho da cidade, foi dramática, acrescenta Williams.

"Levar a emissora nacional, a BBC, de Londres para Media City, em Salford, foi um grande passo em frente, não apenas em termos de emprego, mas também de lazer e turismo e desenvolvimento de propriedades", explica ele. “E a cidade possui duas equipes esportivas de enorme sucesso: o Manchester United, que é uma grande marca global, e o Manchester City, que, sob sua nova propriedade, teve um papel significativo na regeneração dos subúrbios do leste, como Ancoats e Beswick.

"O conselho também tem sido bastante visionário na maneira como promove a cidade para investidores internacionais".

Excelente acesso internacional

Atualmente, existem várias coisas que Williams descreve como empresas de classe mundial que decidiram se localizar na cidade e nos arredores. "A Siemens tem uma grande presença aqui, por exemplo", diz ele, também observando que há mais empresas de capital privado no centro da cidade do que em qualquer outro local do Reino Unido fora de Londres e que existe um setor de serviços profissionais próspero para ajudar a gerar esses acordos.

Para aumentar as atrações de empresas estrangeiras, o investimento recente no aeroporto local ajudou a transformá-lo em um centro regional. "Agora você pode viajar diretamente para a maior parte do mundo", diz Williams. "E a Airport City foi desenvolvida como uma base líder para empresas de logística e manufatura avançada."

Manchester também oferece fácil acesso a Londres e ao sudeste da Inglaterra – a capital fica a apenas duas horas de trem. Mas é uma área muito mais acessível no que diz respeito aos preços dos imóveis e ao custo de vida mais amplo, acrescenta.

“As empresas localizadas aqui também têm acesso a uma grande população no noroeste e Yorkshire: isso atrai em termos da base de habilidades em potencial, bem como do custo dessa base de habilidades.

"Há muito para elogiar o estilo de vida aqui também: você tem uma paisagem incrível e uma educação de alta qualidade à sua porta".

Um trampolim para a Europa e os EUA

Algumas empresas da Índia e da China estão usando Manchester como um trampolim para os mercados europeus e até para países como Estados Unidos e Canadá, diz Williams. “O Reino Unido ainda é visto como um mercado forte em muitas áreas – e está claro que o recente declínio no valor da moeda tornou ainda mais atraente investir aqui. Podemos oferecer uma oportunidade fantástica em termos de retorno sobre capital e acesso a habilidades.”

O desenvolvimento da Media City registrou um aumento no número de empresas nesse setor, enquanto a fabricação avançada – como componentes aeroespaciais e grafeno – desempenha um papel importante na economia local.

Uma ótima rota para o Reino Unido para diversas empresas

“Também existe uma próspera cena tecnológica e de startups que surgiu das universidades e incubadoras locais, como o Alderley Science Park. Mas um dos pontos fortes de Manchester é a diversidade de sua economia”, explica Williams.

Qualquer empresa interessada em se estabelecer em Manchester deve considerar entrar em contato com a agência de investimentos internos MIDAS, diz Williams. A organização dedicou equipes de divulgação para empresas indianas e chinesas, por exemplo, e um forte foco em ajudar as empresas a se integrarem à economia local.

À medida que Manchester se reinventa, está se tornando ainda mais atraente para empresas de todo o mundo que desejam se expandir para o Reino Unido e outros mercados europeus.

Para saber mais sobre como estabelecer sua empresa na região, entre em contato com a Grant Thornton UK.

Manchester | Fast Facts

Localização: Noroeste da Inglaterra, Reino Unido
Fuso horário: GMT
População: 2,5 milhões na Grande Manchester
PIB: US$ 128 bilhões na Grande Manchester
Pontos fortes industriais: Manufatura avançada, mídia, varejo
Setores de crescimento: Biotecnologia, logística
Acesso regional: Londres 2h de trem, 1h de avião; Paris 1h30 por via aérea; Frankfurt 1h40m; Nova York 8h.