PRESS RELEASE

Grant Thornton Brasil fará auditoria da iniciativa Estímulo 2020

Estímulo 2020 tem por objetivo apoiar as micro e pequenas empresas diante dos impactos econômicos trazidos pela pandemia do COVID-19 por meio de empréstimos a taxas subsidiadas

A Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, com presença em mais de 140 países, prestará serviços de auditoria, pro-bono, das demonstrações financeiras do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios da Estímulo 2020.

O projeto Estímulo 2020 tem por objetivo apoiar as micro e pequenas empresas diante dos impactos econômicos trazidos pela pandemia do COVID-19, por meio de empréstimos a taxas subsidiadas. Em uma plataforma totalmente digital, o objetivo é oferecer capital de giro no valor equivalente a até um mês de faturamento das empresas, com juros de 7% ao ano, carência de 3 meses para o principal e pagamento em até 15 vezes.

A iniciativa é 100% privada e reúne executivos, empresários, artistas, empreendedores sociais e empresas que contribuíram com os recursos financeiros e vão oferecer gratuitamente todos os conteúdos de capacitação, em temas como Educação Financeira, Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Design, entre outros. Inspirada nos relief funds americanos, o Estímulo 2020 é a primeira iniciativa do gênero no Brasil, em que entidades privadas e pessoas físicas oferecem socorro a empreendedores em dificuldades. O Estímulo 2020 já arrecadou R$ 130 milhões em doações de empresas e pessoas físicas para ajudar os negócios mais afetados pela crise da COVID-19.

A Grant Thornton Brasil observa com bastante atenção os impactos negativos que todos os setores da economia estão enfrentando. Está entre seus valores auxiliar a sociedade e os negócios por meio de sua expertise. Fazer parte deste projeto atesta o nosso compromisso de trazer transparência aos processos, parceiros e a sociedade.

O CEO da Grant Thornton Brasil, Daniel Maranhão, enfatiza que “nesse momento é importante que a iniciativa privada, governos e instituições do terceiro setor se unam para, ao máximo, minimizar os efeitos dessa pandemia na economia brasileira. Os dados mostram que o Brasil já fechou 1,4 milhão de vagas formais desde que pandemia começou. Precisamos unir forças e, ajudar aqueles que são os maiores empregadores do Brasil. Segundo dados do Caged, as pequenas empresas empregam cerca de 70% dos empregos formais no Brasil”, afirma o executivo.

Para Thiago Brehmer, sócio líder da área de Serviços Financeiros da Grant Thornton Brasil, “o trabalho de auditoria ao Fundo do Estímulo 2020 é uma forma de contribuirmos com ações que visam minimizar os efeitos decorrentes da pandemia em prol da retomada da nossa economia. Sem dúvidas, dar folego financeiro para os micros e pequenos empreendedores é fundamental, e ações como este projeto, idealizadas e promovidas pela iniciativa privada, são essenciais”, diz ele.

“Esse é um movimento de apoio ao empreendedor brasileiro. Sabíamos das dificuldades que todos estão enfrentando e não poderíamos ficar de braços cruzados. Agora, dois meses depois, temos ainda mais certeza da necessidade de programas como o Estímulo 2020. É fundamental que os recursos cheguem na ponta, que sejam depositados na conta do empresário que passa por dificuldades. Não basta que o recurso esteja disponível, ele precisa ser efetivamente desembolsado. No Estímulo 2020, graças à tecnologia e ao esforço de nossos inúmeros parceiros, temos conseguido fazer isso, de forma simples, rápida e sem burocracia”, afirma Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR e do fundo de investimento de impacto GK Ventures, que mobilizou sua equipe para viabilizar o projeto

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 56.000 colaboradores. No Brasil, está presente em 10 escritórios nas principais capitais do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.

 

Assessoria de imprensa 

Tamer Comunicação

Eliane Santos
elianesantos@tamer.com.br
(11) 99911-1344

Evandro Ribeiro
evandro@tamer.com.br
(13) 98132-6511