PRESS RELEASE

Adesão e compromisso aos princípios da ONU

Grant Thornton Brasil, umas das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, adere ao Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção da ONU

Os princípios defendidos pelo Pacto passam a fazer parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas da empresa, principalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Grant Thornton Brasil acaba de anunciar seu apoio aos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, a empresa reforça seu compromisso com a responsabilidade pública e a transparência, comprometendo-se a relatar o progresso das medidas adotadas anualmente.

Para Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil, os objetivos da ONU vêm ao encontro de muitas ações já adotadas pela empresa junto aos seus clientes e parceiros. “Faz todo sentido buscarmos um olhar mais integrado das soluções que dispomos, pois temos diversas práticas que se conectam com os temas propostos pelo Pacto Global, e nossos esforços sobre o que fazemos e como fazemos, tanto interna quanto externamente, têm muita sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas”, afirma. “A própria natureza da nossa empresa está no cerne da transparência, da prestação de contas e da integridade das informações financeiras. É natural evoluirmos para uma composição das variáveis ESG (meio ambiente, social e governança) com a área econômica-financeira. Este tema é tão relevante que na busca para uma sociedade mais justa e humana a cidade de São Paulo sancionou lei municipal 17.481/20 que institui princípios do capitalismo humanista como ferramenta de efetivação de diretos humanos e desenvolvimento em um mundo globalizado, um novo olhar sobre o regime econômico prevalecente na pós-modernidade, a fim de consagrar a dignidade da pessoa humana”.

Com relação às mudanças na empresa, a líder de Sustentabilidade da Grant Thornton Brasil, Meire de Fátima Ferreira, acredita que certamente haverá maior conexão entre processos e práticas. “A adesão ao Pacto Global nos permitirá um grande avanço em termos de eficiência e fortalecimento da nossa cultura organizacional, que, aliás, está em processo de transformação e muito alinhada com uma nova perspectiva de mundo, no qual um desempenho mais integrado é essencial”, diz.

A executiva destaca outro fato importante que é a transformação dos clientes, que, em maior ou menor grau, estão atentos às questões de sustentabilidade. “Queremos estar preparados para atender cada vez mais uma demanda que já é latente, haja vista todo o movimento recente de investidores globais sobre as condições para investir em empresas que fazem uma gestão ESG efetiva e cada vez mais conectada ao negócio, até porque um não existe sem o outro. A lógica desse novo mundo está pautada em aumentar o impacto positivo, na medida em que se faz uma gestão mais consistente e integrada do negócio”, afirma Meire.

A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ganha ainda mais relevância no mundo pós-Covid-19, e o Brasil não conseguirá avançar nesse sentido sem a participação das empresas e, especialmente, de governos locais. “Os ODS são premissas básicas para uma sociedade mais justa e humana e acreditamos ser correto buscar cada vez mais o atendimento às necessidades humanas universais. As empresas, de modo geral, são fundamentais para que os ODS possam tornar-se um norte a ser seguido, de forma a garantir não somente um ambiente de negócios mais seguro e perene, mas potencializar o impacto social positivo tão indispensável para uma economia forte e saudável”, finaliza Meire

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 56.000 colaboradores. No Brasil, está presente em 10 escritórios nas principais capitais do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.