
Mindset das empresas globais de médio porte
Espírito empreendedor mantém o otimismo enquanto as empresas superam a desaceleração e planejam o crescimento
Apesar desta queda, o otimismo ainda estava acima das médias históricas, sugerindo que as empresas de médio porte tinham confiança de que as condições melhorariam, mesmo diante de alguns desafios significativos. À medida que os temores de uma desaceleração iminente diminuem em muitos mercados, os líderes empresariais podem planejar com antecedência com maior segurança de que as condições tendem a melhorar.
Embora haja sinais de uma melhora nas perspectivas econômicas globais, as empresas de médio porte não apresentam dúvidas sobre as dificuldades futuras. A incerteza econômica e os custos de energia continuam sendo as principais preocupações em todo o mundo, com 60% das empresas de médio porte citando-as como uma restrição ao crescimento de seus negócios. Isso é seguido de perto pela disponibilidade de profissionais qualificados (57%) e custos de mão de obra (55%). As empresas precisam considerar como podem responder a esse ambiente de negócios e à incerteza contínua.
“Empresas de médio porte devem se sentir otimistas. Claro, seu otimismo foi testado, mas, nos últimos anos, as empresas de médio porte mostraram resiliência real – sendo ágeis, flexíveis, mas também sensatas na forma como lidam com esses desafios para que saiam mais fortes no final do dia. Portanto, devem ter confiança de que continuarão a crescer internacionalmente, que continuarão a aumentar sua base de clientes, a desenvolver seus talentos e a diversificar e proteger sua cadeia de suprimentos”, afirma David Munton, Líder Global da Grant Thornton International.


Trading Places: empresas mudam rotas comerciais se preparando para a recuperação econômica
Muitas empresas estão reavaliando suas cadeias de suprimentos. Uma de nossas principais percepções diante dos dados mais recentes é que muitos líderes empresariais estão focados em descobrir se podem agregar mais valor mudando suas rotas comerciais ou se há mercados nos quais podem crescer. Uma coisa é certa: a principal característica do mid-market é a capacidade destas empresas serem mais adaptáveis, capazes de tomar decisões de forma rápida e decisiva.

Três ameaças previstas pelo mid-market para 2023 – e uma que a maioria de nós não esperava
Neste insight, identificamos como essa adaptabilidade permite que os líderes estejam constantemente em busca de oportunidades, mesmo quando enfrentam ameaças reais. A pesquisa mostra que os principais desafios são a incerteza econômica, a inflação e o risco de ataque cibernético, mas eles também estão cientes de que a atual turbulência econômica pode criar outras ameaças.

Muito além do salário - como reter e atrair talentos em um mundo transitório
Para responder a essas ameaças de forma eficaz, as empresas precisarão das equipes certas, mas contratar e reter o talento certo continua sendo um desafio, além da inflação aumentando os custos trabalhistas das empresas.

Fique um passo à frente - Investimentos inteligentes: a chave para emergir mais forte quando as incertezas se dissiparem
Por fim, o quarto insight principal dos dados analisa como os líderes de negócios estão trabalhando para aumentar a produtividade. Identificar as áreas de investimento que serão mais eficazes para gerar crescimento e permitir que fiquem um passo à frente de seus concorrentes.
“Os líderes de empresas de médio porte aprenderam que devem se concentrar na resiliência para sobreviver à incerteza geopolítica e econômica dos mercados globais de hoje. Apesar disso, muitos ainda esperam vender para mais países e aumentar suas exportações e receitas internacionais”, afirma Peter Bodin, CEO da Grant Thornton International.

Amplie essa discussão com os nossos especialistas!
Conte com a nossa expertise para ampliar o potencial de negócios da sua empresa, esteja onde estiver.