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Auditoria e revisão das demonstrações financeiras
Asseguração da credibilidade das atividades contábeis da sua empresa em acordo com a legislação e normas vigentes
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Assessoria em temas contábeis
Profissionais especializados para auxiliar na qualidade, comparabilidade e transparência das informações financeiras no seu negócio
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Mercado de capitais
Análises completas dos processos da sua empresa e suporte na preparação para operações estratégicas por meio de captação
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Compliance contábil, trabalhista e fiscal
Diagnósticos e assessoria permanentes em temas contábeis, fiscais e trabalhistas, bem como quanto aos controles internos relacionados
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Atestação SOC
Opinião independente que atesta o compromisso de empresas prestadoras de serviços com controles internos sólidos
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Diagnósticos pré-auditoria
Diagnósticos voltados para preparação das empresas, capazes de oferecer suporte de acordo com o propósito e necessidades do negócio
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Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
Avaliação técnica dos ativos líquidos a valor contábil ou dos ativos líquidos contábeis ajustados a preços de mercado
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Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
Ferramenta diferencial de prestação de contas e de demonstração do engajamento das organizações com relação às práticas sustentáveis
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Asseguração de relatórios não financeiros
Nossa abordagem permite aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa
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GT Digital
Entendemos as necessidades específicas de cada empresa e aplicamos uma profunda experiência em tecnologia, dados, nuvem e automação.
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Consultoria empresarial
Abordagens compatíveis com tecnologias que suportam a tomada de decisões corporativas e estimulam a inovação
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GRC - Governança, Riscos e Compliance
Gerenciamento de riscos, melhoria de processos para alcançar objetivos estratégicos
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Transações
Desempenho das operações e estrutura de capital para viabilizar transações corporativas mais eficientes
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Reestruturação e Recuperação de Empresas
Planos assertivos e ações ágeis para recuperar a estratégia e desempenho da sua empresa
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FIDS – Forensic, Investigation & Dispute Services
Identificação, proteção e prevenção de riscos para preservar a integridade e segurança empresarial
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Mediação Empresarial e Administração Judicial em Recuperação de Empresas
Equipes e estruturas globais para atuar com o profundo conhecimento, legalidade e ética que a questão requer
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Tributos diretos
Estratégias ágeis de atendimento às legislações e viabilização de incentivos fiscais regionais e setoriais
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Tributos indiretos
Suporte especializado para mitigar riscos decorrentes da complexidade e diversidade de legislações e jurisprudências e identificar oportunidade de otimização da carga tributária
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Global Mobility Services
Programas de mobilidade internacional em conformidade com a legislação fiscal local e custos otimizados
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Trabalhista e previdenciário
Auxílio em todas as etapas da governança trabalhista e previdenciária, identificação de oportunidades e riscos de acordo com o momento atual e as perspectivas futuras
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Tributos internacionais
Análise e planejamento de cenários em diferentes jurisdições, com integração ao cenário brasileiro
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Preço de transferência
Revisão ou elaboração dos cálculos que permitam o mais assertivo cumprimento em operações com o exterior
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Escrituração contábil
Soluções integradas e automação dos processos contábeis para prevenir autuações perante as autoridades fiscais e reduzir custos
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Compliance tributário
Organização dos processos fiscais com especialistas dedicados para evitar inconsistências e identificar oportunidades de otimização da carga tributária
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Folha de pagamento
Terceirização da administração da folha de pagamento, garantindo compliance com todas as atualizações legais, governamentais e sindicais
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Gerenciamento financeiro
Controle das contas a pagar e a receber para viabilizar iniciativas de investimento e outras estratégias focadas no core business
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BPO
Agilidade e economia os negócios por meio de metodologias próprias e automação de processos utilizando inteligência artificial
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Soluções para startups estrangeiras
Planejamento e estruturação conforme as exigências tributárias locais com rapidez e eficiência para trazer solidez ao negócio
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Business Intelligence
Criação de indicadores customizados de acordo com as necessidades e desafios dos negócios, gerando respostas ágeis e eficazes às mudanças do mercado
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Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
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Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
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Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
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Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
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Serviços Atuariais
Soluções eficazes para auxiliar o mercado de transferência de riscos com normas para provisões e solvência
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Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
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Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
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Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
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PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
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Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
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Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
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RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
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RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
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Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
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Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
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Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
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Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
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Work-life balance e benefícios
Promover ambientes de trabalho saudáveis e que atendam às mais diversas necessidades pessoais e profissionais de nossos colaboradores exige flexibilidade nas práticas e políticas internas.
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Aprendizado e desenvolvimento
Mantemos uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo, encorajando nossos profissionais a aproveitar oportunidades e atingir todo o seu potencial.
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Programa de Diversidade
Acreditamos no poder da diversidade e do respeito na construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e tolerante. Pensando nisso, a Grant Thornton Brasil criou o Programa de Diversidade e Inclusão.
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Sustentabilidade
Acreditamos na necessidade das organizações integrarem aspectos econômico-financeiros, de governança e socioambientais em seus processos de gestão para viabilizar ambientes de negócios melhores e mais transparentes.
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Processo de candidatura
São apenas cinco etapas para começar sua carreira na Grant Thornton!
Escolher o líder correto para a sua empresa é fundamental para o seu sucesso em longo prazo. Então, por que tantas empresas familiares não planejam a sucessão interna de forma efetiva?
Compartilhar um negócio pode contribuir muito para o fortalecimento dos laços familiares, mas passar um negócio de uma geração à outra pode ser um processo complicado.
O planejamento da sucessão e a introdução de líderes jovens e dinâmicos é essêncial para realizar o crescimento do negócio e nele introduzir o pensamento inovador. Mas, esse pode ser um assunto sensível e necessita ser tratado adequadamente, dado o papel central que as empresas familiares desempenham na economia global.
Segundo estatísticas citadas pelo Instituto de Empresas Familiares dos EUA, elas são responsáveis por cerca de dois terços de todos os empreendimentos comerciais do mundo e respondem por 70% a 90% do PIB per capita anual. Apesar disso, segundo o Relatório de Negócios Internacionais da Grant Thornton, um terço dos proprietários de negócios, em todo o mundo nem mesmo consideram a questão de quem irá sucedê-los.
Situação sensível
Annika Hall, diretora de consultoria de negócios da Grant Thornton da Suécia e autora de vários livros sobre empresas de capital fechado, afirma que empresas familiares adiam a conversa sobre planejamento da sucessão por vários motivos.
“É muito fácil para um filho, dentro de um negócio familiar, sentir que se ele falar abertamente sobre sucessão estará falando sobre a morte dos seus pais ou sobre eles ficarem velhos”, diz ela.
“Os filhos precisam falar sobre quem está no negócio, quem conduzirá a empresa e como irmãs e irmãos avaliarão o desempenho um do outro. Essas são questões muito sensíveis e representam o maior motivo pelo qual as famílias não abordam esse tema”.
Assim como os aspectos emocionalmente sensíveis do planejamento sucessório, há, também a questão de como trazer o assunto à tona. Hall diz tratar-se de um processo complexo e que as empresas familiares – particularmente aquelas que estão sob a primeira ou a segunda geração de liderança – frequentemente não adotam procedimentos e processos formais para planejar o futuro de uma maneira estruturada.
Influência cultural
Em várias culturas, escolher o próximo “CEO” (Diretor-Presidente) pode ser algo razoavelmente simples. Tradicionalmente, os filhos se integram à empresa de empreendimento familiar com o filho mais velho assumindo o comando. Isso, porém, exige um nível de gestão de mudança, uma vez que a segunda geração à frente de uma empresa assume com ideologias mais recentes e com uma abordagem inovadora com relação aos negócios – alterando assim, a norma até então em vigor.
Nos Emirados Árabes Unidos, onde 90% dos negócios são empreendimentos familiares cujos fundadores advêm do Gulf Cooperation Council (GCC), o planejamento de sucessão pode constituir um dos principais desafios que as empresas familiares enfrentam.
Apenas acompanhar os fundadores da empresa não é suficiente para esses jovens líderes, que estão tentando conduzir a empresa adiante em uma era de competição crescente e de mudanças regulatórias. A introdução de uma gestão externa e de um consultor independente são imperativos para alinhar as estratégias de crescimento com as demandas e oportunidades do mercado. A integração com a administração hereditária também precisa ser tratada com cuidado.
“A administração existente reuniu uma riqueza em experiências que deverão ser utilizadas em benefício da geração mais nova de uma forma aberta, de maneira transparente, para assegurar estabilidade”, diz Hisham Farouk, Diretor-Presidente da Grant Thornton nos Emirados Árabes Unidos. "O principal objetivo é garantir que o negócio não seja prejudicado durante o processo de reestruturação da empresa e o período de transição. Todos os stakeholders devem concordar que a produtividade e o bom funcionamento da empresa sejam os principais objetivos.
“A mudança na liderança exige um nível de gestão de mudanças para assegurar que as práticas de negócios tradicionais sejam suportadas, internamente, e que não encontrem resistência. Caso contrário, a transição poderá se revelar excepcionalmente desafiadora e, se não for realizada adequadamente, poderá causar um forte impacto negativo”, diz ele.
Abordagem estruturada
Como empresas familiares podem conduzir melhor a escolha de seus futuros líderes? Hall afirma que o planejamento deveria se iniciar muito cedo e seguir uma abordagem estruturada. Ela explica: “Dê um passo para trás e se pergunte: em que estágio se encontra o negócio? O que precisa ser feito para desenvolver o negócio? Que tipo de liderança seria necessária para conduzi-lo? E, nós temos esse perfil, no seio da família, ou precisaremos procurar por um profissional fora do círculo familiar?”.
“Mesmo em culturas tradicionais, nas quais não há dúvida de que os(as) filhos(as) assumirão a liderança da empresa, é necessário planejar para fornecer as competências adequadas, em vez de, automaticamente, nomear o(a) filho(a) mais velho para o cargo de Diretor-Presidente.
Donos de empresas familiares devem iniciar, mas não necessariamente facilitar, uma discussão aberta e honesta, com a próxima geração sobre suas visões em relação ao futuro do negócio e seu papel dentro dele. Devem, também, definir o que significa ser um proprietário e um administrador, para que os filhos possam compreender melhor o que essas posições na empresa implicam. “Saber onde cada um fica e iniciar o planejamento a partir dessa discussão”, diz Hall. Ter um facilitador neutro na sala ajuda as famílias no processo de abordar mais facilmente tópicos sensíveis.
Hisham recomenda que Diretores-Presidentes revejam as estruturas do negócio como parte de um trabalho de base para o processo de planejamento de sua sucessão. “Antes de se dirigir aos seus filhos e filhas, você precisa se perguntar a si mesmo: se eu e nenhum dos meus filhos(as) estivermos presentes, de qual estrutura o negócio necessita para continuar suas operações de forma eficaz?”.
Mais importante: por meio de reflexão e discussão, os pais precisam lidar com as emoções que serão desencadeadas pela vacância da cadeira de Diretor-Presidente. Os pais, frequentemente, são relutantes quanto a considerar a sucessão porque eles não têm papel algum planejado para si mesmos, mas Hall afirma: “Planejar não significa que você deixa a empresa; significa apenas que você continuará a contribuir para a empresa de uma outra maneira; possivelmente, de forma mais efetiva do que você faz agora. Ou seja, os proprietários não precisam se impedir mentalmente de falarem sobre planejamento de sucessão porque eles pensam que isso significa falar sobre a sua própria saída da empresa”.
Benefícios estratégicos
Um bom planejamento de sucessão resulta em uma transição de liderança fluida, sem descontinuidade, mas ele também se desdobra em bom planejamento estratégico. Ajuda você a pensar sobre aonde o negócio está indo em curto, médio e longo prazo, e de que competências gerenciais você necessita. Porém, para fazer isso de forma adequada, ele requer uma abordagem que pode não ser aceita com naturalidade em todos os negócios de propriedade e administração familiar.
“O planejamento sucessório precisa ser considerado de forma séria e não como um processo que apenas deve acontecer. Ele deve ser planejado, organizado e ter uma estrutura sólida, assegurando que ele promova o crescimento e proteja a longevidade do negócio para as gerações vindouras”, diz Hisham.