Os modelos de operação das empresas de hoje estão cada vez mais pautados pela tecnologia – e o futuro só colocará este aspecto ainda mais em evidência.

Os negócios mais competitivos, independentemente do tamanho ou do setor, são constantemente acelerados por novas tecnologias que surgem a todo momento a fim de suportar as estratégias e operações. Se o seu concorrente está investindo em modernização e otimização de processos, você precisa fazer disso uma prioridade também!

homem jovem analisando pc

Um material divulgado pela BBC no Reino Unido reforça que “as mudanças em Tecnologia afetam os negócios e a atividade empresarial de forma contundente. Muitas empresas adaptaram-se às novas tecnologias e as utilizam para moldar e influenciar o seu futuro. As tecnologias tornaram elementos de negócios como fabricação, comunicação, compras, vendas e publicidade, entre outros, mais fáceis e eficazes”.

Ainda segundo o portal de notícias britânico, “novas tecnologias têm uma série de vantagens e desvantagens para as empresas e seus stakeholders. É importante que as empresas avaliem o risco e tomem decisões informadas sobre a utilização da tecnologia mais recente”.

Os benefícios do investimento correto em Tecnologia

É evidente que o investimento em Tecnologia pode trazer benefícios extremamente importantes para as empresas. O estudo Top Strategic Technology Trends 2024, do Instituto Gartner, aponta uma série de vantagens de se investir em níveis cada vez mais altos de maturidade tecnológica:

  • Atividades sustentáveis dentro do ecossistema em que você opera;
  • Tecnologias dedicadas para tarefas, setores e funções específicas;
  • Mais velocidade e produtividade com pouca necessidade de investimentos e/ou esforços complementares;
  • Maior valor para as partes interessadas, internas e externas; e
  • Confiança de que você pode usufruir dos benefícios da Inteligência Artificial com segurança.

Ainda de acordo com o material, “de que forma e quando você adota novas tecnologias depende prioritariamente dos objetivos do seu negócio e do ponto de partida em que sua empresa se encontra. Sem desenvolver metas claras e objetivas, você corre o risco de não entregar valor de maneira real e efetiva”.

Ou seja, essa preocupação não se trata de investir em qualquer nova tecnologia que apareça, ou modernizar todas as áreas da sua empresa de maneira desenfreada – e até irresponsável.

Pensando na sustentabilidade do seu negócio, é fundamental entender o nível de maturidade dos controles operados no ambiente tecnológico da  sua empresa e atacar, o quanto antes, os pontos menos desenvolvidos e as fragilidades mais latentes que podem colocar em risco tudo o que você já conquistou.

Mulher focada em computador

Como determinar o nível de maturidade em Tecnologia da sua empresa?

O nível de maturidade em Tecnologia não pode ser mensurado a menos que uma série de processos e operações sejam avaliadas. Uma das metodologias mais conceituadas do mercado para esse levantamento é o COBIT, um framawork idealizado pela Information Systems Audit and Control Association (ISACA), uma organização profissional comprometida há mais de 50 anos com o avanço da confiança digital e a capacitação profissional dos seus mais de 170 mil membros em todo mundo, a fim de aumentar suas habilidades e conhecimentos em auditoria, segurança cibernética, tecnologias emergentes e muito mais.

Em sua totalidade, o COBIT propõe a avaliação de 40 categorias que compõem o ambiente de tecnologia e governança tecnológica de uma empresa. Ao entender as prioridades da sua empresa e os objetivos de negócio,  é possível identificar quais destas 40 categorias são prioritárias no momento da avaliação e, com isso, otimizar o processo de identificação do nível de maturidade tecnológica da sua empresa e, principalmente, quais são as ações mais relevantes e estratégicas para o sucesso do seu negócio.

Tondin imagem

“No final do processo, o nível de detalhamento e de análise trará insights valiosíssimos para a tomada de decisão estratégica da sua empresa e, com certeza, colocará a sua organização em outro patamar”, afirma Marcos Tondin, sócio de IT Risk da Grant Thornton Brasil.

 

Solução exclusiva para mapeamento do seu ambiente de TI

Para ajudar as empresas a acelerar o processo de mensuração e na identificação das ações de modernização mais urgentes, a Grant Thornton Brasil criou o IT Aware – uma ferramenta gratuita que tem como objetivo auxiliar as organizações na compreensão da maturidade do seu ambiente de TI de forma clara e ágil, facilitando a identificação dos temas prioritários e o direcionamento assertivo de esforços e recursos.

Aspas

Compreender e avaliar o ambiente tecnológico é a melhor maneira de direcionar os recursos necessários para mitigar os riscos e impactos relevantes da sua organização, apoiando-a em suas metas e estratégias de negócio.

Marcos Tondin, sócio de IT Risk da Grant Thornton Brasil

Clique aqui para conhecer mais sobre os benefícios do IT Aware