insight featured image
Como o setor de varejo pode implementar estratégias de crescimento sustentável direcionadas ao cenário de retomada pós-pandemia?

O início de 2021 mostra um cenário global muito variado para o setor de varejo em comparação com os desafios enfrentados no ano passado. Enquanto alguns países permanecem em lockdown ou estado de emergência, com lojas não essenciais fechadas, outros países como Austrália e Nova Zelândia viram uma retomada da demanda devido à inexistência de casos em suas regiões.

Com os programas globais de vacinação sendo implementados, a prioridade para as empresas passa a ser as estratégias de crescimento sustentável visando o sucesso futuro.

Construindo resiliência

Aqueles que tiveram melhor desempenho durante a pandemia tendem a ter duas coisas em comum: um índice confortável de EBIDTA e uma estratégia omnichannel estabelecida antes do início dos bloqueios. Nos Estados Unidos, os varejistas viram um salto de 40% nas vendas do comércio eletrônico em 2020, ao passo que as vendas pela internet representaram 36% do total das vendas no varejo no Reino Unido em novembro de 2020 [i].

No entanto, isso não significa que as lojas físicas desaparecerão da noite para o dia. Na verdade, a mudança para o varejo omnichannel significa garantir que os clientes que migram entre os canais online e offline tenham uma experiência bem-sucedida. O crescimento sustentável exige resiliência e flexibilidade, o que pode significar a redução do espaço físico e a reestruturação, juntamente com o crescimento online e a criação de uma presença multicanal.

A pandemia demonstrou ainda que os varejistas em todo o mundo precisam se concentrar na criação de um grupo central de clientes recorrentes/fiéis. Essa sempre será a melhor maneira de lidar com cenários adversos e a Grant Thornton possui expertise global para auxiliar nesse processo, protegendo as empresas e gerando valor aos negócios.

 

Atualmente, estamos trabalhando com empresas de varejo em todo o mundo para superar os desafios mais recentes do setor e alcançar suas ambições estratégicas em meio à pandemia. Para obter suporte durante o ano que se segue, entre em contato conosco.

--------------------

[i]  Office for National Statistics 2021