O futuro da transparência fiscal abre o seu negócio para riscos que mudam o jogo. Mas com esses riscos vem a oportunidade. Como sua empresa seguirá diante dos riscos da transparência fiscal total? E como você pode aproveitar as oportunidades?
Os assuntos tributários costumavam ser um assunto em grande parte privado entre a empresa e a autoridade tributária, com pouca divulgação pública além do que estava disponível no relatório e nas contas. Hoje, o véu da confidencialidade está sendo removido.
Riscos fiscais que alteram o jogo
Estes riscos fiscais incluem o brilho do público e sensibilidades que acompanham o planejamento tributário que acompanham. Você também precisa se certificar de que as estratégias sejam consistentemente aplicadas em toda sua organização e que seus sistemas estejam atualizados com as demandas de avaliação fiscal em tempo real.
Mas com esses riscos vem a oportunidade em destacar o seu compromisso de fazer a "coisa certa" e a contribuição que você faz para a sociedade através do imposto que você paga.
No artigo "Transparência total do imposto", observamos três condutores para essa paisagem fiscal mais transparente e sensível.
1. As divulgações estão aumentando
As autoridades fiscais estão enfrentando uma crescente pressão pública e política para erradicar o que de fato é, ou pelo menos o que é percebido ser, a evasão fiscal e o planejamento tributário agressivo. Como resultado, o relacionamento com as empresas e a confidencialidade que sustentou isso estão dando lugar a uma abordagem mais transparente e potencialmente adversária.Isso pode chegar tão longe quanto procurar publicamente “denunciar e expor" empresas privadas.
2. As autoridades fiscais estão compartilhando informações
O Plano de Ação de Distribuição de Lucros de Erosão Base (BEPS) da OCDE expande o intercâmbio de informações através de relatórios País a País (CbC). Também desenvolve a troca obrigatória de informações entre autoridades fiscais sobre decisões que poderiam dar origem a preocupações com BEPS.
As autoridades fiscais individuais também estão construindo mecanismos mais fortes para o intercâmbio de informações em tratados bilaterais novos e atualizados.
3. As autoridades fiscais fazem monitoramento em tempo real
As autoridades fiscais querem mais informações e o quanto antes. Isso coloca uma pressão intensa sobre a saída e a verificação da função tributária. As autoridades fiscais também estão usando informações eletrônicas para uma etiquetagem mais rápida e eficaz, análise de risco e segmentação de empresas para investigação e auditoria.
Você costumava preparar um retorno depois que as outras finanças eram finalizadas? As autoridades fiscais agora estão começando a verificar os números na fonte.
Uma nova realidade
Como um negócio, você já enfrenta a análise de mais dados fiscais no domínio público e mais foco público neles. Olhando para o futuro, esperamos maior apetite público pela transparência fiscal, mais informações necessárias serem divulgadas e questões mais difíceis.
Faça o download do artigo para obter mais informações sobre algumas das implicações para o seu negócio e as ações que você pode tomar para crescer. Se você quiser discutir qualquer uma das questões levantadas, consulte nossa equipe de consultoria tributária.
Receba nossas informações: