Reunimos esforços para auxiliar no gerenciamento dos impactos da Covid-19 nos negócios. Saiba mais.

INSIGHTS

TMT: cinco tendências do setor em 2021

insight featured image
Analisamos se as empresas de Tecnologia, Mídia & Entretenimento e Telecomunicações (TMT) estão preparadas para aproveitar as oportunidades da demanda global crescente ou se serão impactadas pelos desafios apresentados por regulamentações e acesso a talentos.
Contents

Como parte da pesquisa Global Business Pulse, obtivemos as impressões de 943 líderes empresariais do setor sobre suas análises em relação à 2020, suas perspectivas para 2021 e como estão se preparando para os desafios futuros. Nossa pesquisa revelou cinco tendências principais que repercutiram entre as lideranças da indústria em todo o mundo.

Compartilhamos a visão dos nossos especialistas do Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Irlanda e Alemanha sobre as descobertas. Confira!

 

1. Otimismo crescente no setor TMT

Nossa pesquisa revelou um crescente otimismo em todos os setores de negócios, com 57% das lideranças de TMT ligeiramente ou muito otimistas sobre as perspectivas econômicas nos próximos 12 meses, contra 43% no semestre anterior.

Steven Perkins, líder nacional TMT da Grant Thornton EUA, reconhece uma expectativa geral no mercado. “Nos Estados Unidos, isso foi refletido por um forte crescimento entre grandes empresas de tecnologia e tecnologias emergentes. As atividades de fusões e aquisições e private equity são muito fortes, assim como os IPOs e SPACs”, diz.

As perspectivas na Índia são igualmente positivas, de acordo com Raja Lahiri, sócio da Grant Thornton Índia. “O que se esperava inicialmente como um ano desafiador para as startups se mostrou como um dos mais altos níveis de financiamento de private equity e venture capital. Com mais de 30 unicórnios, a Índia agora está entre os três principais destinos de startups e esperamos que o setor de tecnologia lidere em deals e M&As em 2021”.

Embora as empresas de TMT em geral estejam mais confiantes do que qualquer outro setor além de serviços financeiros, a pesquisa mostra que o sentimento é menos padronizado: enquanto 80% de Mídia e 67% das empresas de Tecnologia estão otimistas sobre a economia, apenas 48% das Telecomunicações compartilham esse sentimento e 44% descrevem suas perspectivas como pessimistas.

Hanno Hepke, sócio e líder do setor da Warth & Klein Grant Thornton na Alemanha, observa fortes diferenças entre os setores de TMT na Europa. “Em mídia, podemos ver que as empresas e modelos movidos pela publicidade foram impactadas, embora a pandemia também tenha precipitado a mudança para a publicidade digital, criando crescimento. Há muito mais otimismo em tecnologia e a digitalização acelerou, levando a mais investimentos”.

close
#1 Principais considerações
  • Com otimismo crescente é o momento de revisar os investimentos para posicionar seu negócio para novas oportunidades. Diversificar, digitalizar e desenvolver são as nossas três palavras de ordem para o ano este ano.

Para Nick Watson, sócio e líder da indústria de TMT da Grant Thornton Reino Unido, o otimismo reflete a capacidade das empresas de tecnologia de se adaptarem rapidamente aos tempos de mudanças. “Uma proporção maior de negócios do setor relata maior crescimento de receita, investimento em pessoas e crescimento de exportação em comparação com o restante do mercado, mas a tecnologia mostra a maior diferença. Isso ilustra a robustez dos modelos de negócios de tecnologia caracterizados por altos níveis de receita recorrente, além da escalabilidade inerente”, afirma.

Michael Shelley, líder da indústria na Grant Thornton Irlanda concorda. “Com nove entre dez das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos localizadas na Irlanda, bem como as cinco maiores empresas globais de software, há um grande otimismo em torno das empresas de tecnologia e podemos ver isso na velocidade com que estão se expandindo. Há sempre o desconhecido em relação à tributação global e o que isso significará, mas a indústria de TMT na Irlanda está prosperando e espera-se que isso continue no futuro”, diz.

Tendências semelhantes foram observadas pelo Dr. Antonio Pooe, Head dos Serviços Forenses da SNG Grant Thornton na África do Sul. “O lockdown levou a um aumento na demanda e adoção de soluções de TI. As soluções de conectividade – em particular 4G / 5G, LTE e fibra – apresentaram um aumento de participantes, o que reduziu os preços dos dados”, afirma.

2. Lockdown aumentou a demanda para determinados players

Apesar de uma redução acentuada na atividade econômica global devido à pandemia de Covid-19, a mudança repentina para o trabalho remoto, com a necessidade de melhores soluções de tecnologia e comunicação de negócios, impulsionou a demanda em algumas partes da indústria de TMT. 42% das empresas de mídia e 34% das empresas de tecnologia (em comparação com 23% em outros setores) relataram um crescimento das exportações de mais de 5%.

Enquanto isso, 21% das empresas de tecnologia mudaram-se para novos mercados geográficos (em comparação com 12% em todos os setores), com consideráveis ​​46% das empresas esperando um aumento nas exportações. A tendência global de trabalhar no modelo home office deve continuar, de acordo com Nick. “Acreditamos que essa confiança reflete nas empresas de tecnologia que viram a demanda acelerar durante a crise. Ferramentas que ajudam as organizações a se mudarem para ambientes remotos ou operarem com menos pessoas geralmente se beneficiam do cenário atual. Muitos dos proprietários-gestores com quem falamos pensam que as mudanças no comportamento provavelmente serão permanentes, proporcionando uma base estável para um maior crescimento”.

Raja observa uma tendência semelhante: “A Índia apresentou maiores demandas de clientes em relação ao digital, cloud, armazenamento de dados e IA. As principais empresas de serviços de tecnologia apresentaram um crescimento robusto da receita com grandes conquistas e fluxos de clientes globais”. No entanto, para Steven, os drivers para um novo processo de crescimento retornam para antes da pandemia: “Curiosamente, estamos começando a ver o aumento dos investimentos por empresas de tecnologia dos EUA adiados desde os primeiros dias da pandemia, incluindo atualizações de Enterprise Resource Planning (ERP), digitalização e transformação de processos”.

close
#2 Principais considerações
  • Faça uma revisão do portfólio de seus serviços e produtos diante do impacto da pandemia. Busque agilidade. Agora pode ser a hora de investir no desenvolvimento contínuo de produtos e em novas maneiras de engajar as pessoas para manter os pedidos chegando.

O Reino Unido poderia ver uma tendência semelhante, concorda Nick: “A transformação digital é um item da agenda do board em organizações de todos os tamanhos e setores. A maioria está apenas no início de sua jornada de transformação digital, portanto, há um amplo escopo para fornecer produtos e serviços para atender a essa demanda. As ofertas podem variar desde desenvolvedores para modernizar a interface do usuário, até itens mais robustos, como switches e áreas emergentes, como ferramentas de fluxo de trabalho baseadas em SaaS”.

3. Momento de colocar a resiliência antes do lucro

A perspectiva geralmente otimista entre as empresas de TMT foi equilibrada por projeções cautelosas de desempenho de negócios futuros. A pesquisa mostrou que menos de 50% das empresas esperam que as receitas e os lucros aumentem nos próximos 12 meses, um número que caiu ligeiramente em relação ao primeiro semestre de 2020, embora permaneça cerca de nove pontos percentuais acima das empresas em geral.

Embora a perspectiva geral seja de confiança, as empresas talvez estejam satisfeitas em ser conservadoras em sua abordagem e em buscar desenvolver seus principais pontos fortes e resiliência para oportunidades futuras.

close
#3 Principais considerações
  • Concentre-se em manter suas bases de custos enxutas para que você possa agir rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado.

“As empresas de tecnologia continuam a se caracterizar por altos níveis de P&D para manter sua vantagem competitiva”, explica Nick. “Acreditamos que as melhores empresas são caracterizadas por um bom equilíbrio entre P&D e custos de vendas e marketing, impulsionado por um foco efetivo em métricas quantitativas e qualitativas que elevam o potencial dos negócios. Além disso, o nível relativamente alto de contratação é interessante, com 26% das empresas TMT respondendo que aumentaram o número de funcionários em mais de 5%. Acreditamos que uma proporção significativa das empresas TMT está disposta a renunciar aos lucros de curto prazo para criar oportunidades maiores, mais lucrativas e de longo prazo”, afirma Nick.

4. Talento, energia e demanda - três barreiras para os negócios

Apesar das boas notícias, as empresas de TMT estão mais preocupadas com as restrições do que a maioria dos outros setores. A incerteza econômica está no topo da lista de restrições, com 63% das empresas de tecnologia citando isso como uma preocupação, seguida pela disponibilidade de mão de obra qualificada e custos de energia (ambos com 55%) e escassez de pedidos/demanda reduzida (54%). Na verdade, embora o crescimento da demanda esteja aumentando em algumas áreas, mais de 50% das empresas ainda preveem que a escassez de pedidos provavelmente prejudicará o desempenho dos negócios nos próximos 12 meses.

Em resposta às preocupações sobre a disponibilidade de trabalhadores qualificados e custos de mão de obra, 55% das telecomunicações, 49% das empresas de tecnologia e, em menor medida, as empresas de mídia (28%), esperam aumentar o investimento em habilidades de pessoal. Portanto, mais empresas podem optar por desenvolver talentos internamente como uma alternativa à escassez de competências.

close
#4 Principais considerações
  • Investir em seu pessoal, em suas habilidades e em sua cultura é essencial se você deseja reter e mobilizar seus melhores profissionais e atrair novos talentos. Comunicação e envolvimento efetivos e contínuos são fundamentais.

Trata-se de uma perspectiva que parece factível para os Estados Unidos, diz Steve: “A disponibilidade de mão de obra qualificada é um desafio contínuo nos EUA. A indústria de tecnologia tem imigração, força de trabalho e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, da sigla em inglês) entre as 10 principais questões políticas que precisam ser tratadas. À medida que as restrições continuam, os CFOs e COOs continuam a ser cautelosos, observando o pipeline com cuidado. Espero que a tendência de redução de gastos de não clientes continue avançando, à medida que as empresas continuam a obter melhores lucros por meio de trabalho remoto e menos viagens internas”, afirma.

Raja concorda: “Um dos desafios é a qualificação digital da força de trabalho e as empresas de tecnologia indianas precisam investir muito para requalificar e aprimorar a força de trabalho digital. A pandemia também mudou o foco das empresas indianas de TI para reestruturar seus modelos de trabalho, de um modelo de entrega on-shore e off-shore para um modelo de trabalho potencialmente híbrido, com trabalho significativo que pode ser feito em casa ou em qualquer lugar”.

5. Risco e burocracia - um mal necessário?

Assim como a aceleração dos desenvolvimentos como computação em nuvem e IA se tornaram rotina, inovações como Internet das Coisas e Edge Computing trazem novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, mas também novos riscos e um aumento potencial na regulamentação. Nossa pesquisa mostra que as empresas de TMT continuam preocupadas com o ambiente de risco predominante. Mais de 50% das empresas também expressam preocupação com a burocracia regulatória, dando continuidade a uma tendência recente que pode estar ligada ao protecionismo global e ao direcionamento da indústria de TMT em particular.

Raja testemunhou tal ciclo no setor de TI e ITeS da Índia: “Grandes empresas adotaram diversas soluções de TI como parte de seus planos de continuidade de negócios. Também houve um aumento nos modos de pagamentos digitais. No entanto, essa dependência de soluções de TI também levou a um aumento significativo nos casos de crimes cibernéticos, como phishing e gateway security”. A privacidade de dados e a cibersegurança continuam sendo uma preocupação e a legislação de privacidade de dados está programada para entrar em vigor no final de junho de 2021”, disse Antonio, referindo-se ao mercado sul-africano. "O leilão/alocação de espectro não foi finalizado e é um assunto que agora está nos tribunais. Investimentos em automação, digitalização e adoção de outras tecnologias, como inteligência artificial, é um foco na agenda para 2021 e além para muitas empresas."

close
Grant Thornton Insights
  • O ambiente regulatório em constante mudança pode impactar todos os aspectos de seus negócios, desde as operações atuais até a estratégia contínua. Certifique-se de implementar etapas para mitigar riscos e lidar com ameaças.

Steven reconhece o problema como aquele que repercute globalmente: “A resposta à pandemia destacou o papel fundamental que a tecnologia desempenha na sustentação da economia, da sociedade e do governo.

Essa tendência foi acelerada e continuará no cenário pós-pandemia, um fato que atraiu cada vez mais legisladores e reguladores. Privacidade, segurança, conteúdo, acesso, concorrência, comércio, balcanização, fluxos de dados, fair share da tributação - essa lista continua. A falta de regras consistentes em nível global, regional, nacional e local torna o monitoramento e o cumprimento das regras cada vez mais arriscado e oneroso para as empresas de tecnologia”.

Temos conhecimento profundo dos desafios que impactam o setor e nossos profissionais têm a capacidade de identificar oportunidades e soluções em potencial para auxiliar no potencial de crescimento do seu negócio. Conheça nossas Soluções em Tecnologia

RECEBA NOSSOS INSIGHTS E NOVIDADES POR E-MAIL