insight featured image
A avaliação de máquinas e equipamentos de uma planta industrial é um processo de levantamento de dados e apuração de valores que traz benefícios diretos e indiretos para a empresa. Esse é um trabalho fundamental, pois o conhecimento dos valores dos ativos imobilizados impacta diretamente na otimização de processos e são informações valiosas para maximizar resultados.
Contents

Em geral, os processos de avaliação seguem às normatizações determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mais especificamente em sua norma n° 14.653 – parte 5, que endereça os procedimentos de avaliação para máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais. Nesta norma, são conceituados os padrões de valor e abordagens para a avaliação, bem como determina as práticas e procedimentos para a avaliação padronizada desta classe de ativos.

Benefícios diretos da avaliação de máquinas

Os benefícios diretos da avaliação de máquinas são aqueles vinculados ao uso das informações apuradas na avaliação, que atendem às demandas específicas como: adequação às normas de contabilidade, legislações ou determinações judiciais.

  • Componentização

Neste sentido, é possível citar a adequação dos controles da empresa em relação ao tratamento contábil do seu ativo imobilizado que é determinado pelo Comitê de Pronunciamento Contábil n° 27 (CPC-27), onde o principal ponto de atenção diz respeito à componentização do ativo imobilizado.

Em síntese, o CPC-27 determina que os ativos devam ser controlados e depreciados de acordo com a vida útil de seus componentes, sempre que aplicável. Isto nos remete ao conceito de máquinas e equipamentos, onde máquinas são aparelhos compostos por um ou mais equipamentos que trabalham em conjunto para a execução de funções específicas. Portanto, é correto afirmar que, de acordo com o referido pronunciamento técnico, todas as máquinas devam ser tratadas de acordo com os equipamentos que as compõe.

Um exemplo de tratamento componentizado adequado é uma ambulância e seus diferentes sistemas de suporte ao paciente, onde em o ativo principal (veículo) apresenta ativos secundários, ou ativos filhos, e cada um deles é tratado por seus respectivos valores de aquisição, vida útil econômica, valor residual e saldo contábil.

A correta componentização dos ativos permite que baixas e novas ativações, que ocorrem por necessidades operacionais, sejam corretamente tratadas no imobilizado analítico e reportadas com precisão nas demonstrações financeiras. Desta forma, os esforços de saneamento do controle do ativo imobilizado são preservados mitigando a necessidade de inventários e reconciliações periódicas.

Além disto a utilização da vida útil econômica, em linha com o CPC-27, apresenta os benefícios de: (i) reduzir eventuais questionamentos das autoridades quanto à dedutibilidade das despesas de depreciação e; (ii) apurar de maneira mais precisa os resultados das Companhia e, consequentemente, o potencial de pagamento de dividendos

  • Valores de seguros

Outro benefício direto dos resultados da avaliação patrimonial é a manutenção dos valores de seguros dentro dos patamares corretos, mitigando o pagamento de prêmios de seguros acima do necessário e garantindo que o total em cobertura seja coerente com o valor dos ativos assegurados.

Para a avaliação pode ser necessária, ou desejável, a realização de inventários. No entanto, esta etapa não é obrigatória e deve ser realizada somente se identificada sua necessidade e aplicabilidade para a aquisição de informações para a avaliação.

Como modernizar a gestão de ativos corporativos com eficiência?
Como modernizar a gestão de ativos corporativos com eficiência?
Leia o artigo


Benefícios indiretos da avaliação de máquinas

Já os benefícios indiretos da avaliação de máquinas decorrem dos impactos da percepção de controle por parte de todos os atores da planta industrial como: trabalhadores e prestadores de serviço, e os responsáveis pela gestão da empresa.

O principal deles é a consciência de processos ativos de controle na organização, o que reduz significativamente o desfalque material. Uma vez que o controle aumenta, os eventos de desvios e roubos são reduzidos, devido à maior percepção do risco de detecção.

Outro benefício indireto está relacionado aos processos de tomada de decisão, onde o conhecimento do valor justo dos principais ativos é uma informação importante para o correto entendimento dos cenários possíveis, e no suporte à eventuais transações.

Ampliando os conhecimentos sobre as vantagens e as normas que regem as práticas, o processo de avaliação dos ativos imobilizados se torna ainda mais efetivo considerando as vistorias de campo e as entrevistas com equipes de gestão e operação para que sejam estabelecidos os graus de impacto do uso e manutenção nos equipamentos alvo da avaliação.

 

Como a Grant Thornton pode auxiliar a sua empresa? 

Contamos com uma equipe multidisciplinar com experiência em avaliação de ativos industriais complexos e preparada para a identificação de demandas latentes da sua empresa e de seus stakeholders no atendimento às obrigações regulatórias.

Conheça nossas abordagens em Gestão e Avaliação de Ativos Fixos