INSIGHTS

Planejamento estratégico como ferramenta de novos ciclos de desenvolvimento e resultados

insight featured image
Independentemente do momento em que a empresa se encontra, desde uma startup a uma empresa com longa presença no mercado, a dinâmica do planejamento estratégico é muito útil para suportar um novo ciclo de desenvolvimento do negócio e geração de resultados de forma sustentável, assegurando entrega de valor e contribuindo para a perenidade do negócio.
Destaques

Para que esse processo de planejamento seja efetivo, a empresa deve reavaliar a própria estratégia, atualizando-a quanto às oportunidades vislumbradas no mercado e revitalizando sua essência como negócio. Além disso, com esse novo olhar estratégico, a empresa revisita o seu modelo de negócio para tornar mais eficaz a entrega da geração de valor, superando a expectativa do mercado alvo atendido.

Ao rever a estratégia e o seu modelo de negócio, a empresa identifica se a estrutura de gestão está atualizada para que o seu modelo aprimorado possa ser desenvolvido. Neste aspecto é importante ressaltar que não se trata das pessoas especificamente, mas sim ao alinhamento de perfil e competências necessárias para o desenvolvimento do modelo, consequentemente da estratégia retroalimentada.

O impacto da pandemia no planejamento estratégico

Muitas empresas enfrentaram, e ainda enfrentam, desafios devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, mas algumas delas apresentaram maior dificuldade e outras, inclusive, deixaram de existir uma vez que o tripé “estratégia, modelo e estrutura de gestão” representa algo que, no passado e em outras circunstâncias, foi de sucesso, mas que já não surte mais o mesmo efeito.

Essa mudança costuma ocorrer de forma silenciosa, quando a empresa liga o piloto automático e executa sua operação de forma mecânica. Por vezes o sucesso do passado pode ter um ar de soberba, se distanciando daqueles momentos mágicos que um dia os seus clientes identificaram e viam-se envolvidos em uma entrega impecável e de forma legítima sendo provido e gerando experiências únicas.

Atenção à dinâmica de mercado

Para superar os desafios e não cair no piloto automático, as empresas precisam estar sempre atentas à dinâmica de mercado, aos novos modelos concorrentes e às mudanças nos comportamentos de consumo, seja em um negócio B2C ou B2B.

Importante lembrar que seja um cliente individual como uma empresa, ela tem uma capacidade limitada para consumir, portanto isto é muito dinâmico e desafiador. Por outro lado, a empresa deve buscar dinâmicas que sejam mais estruturantes do seu negócio e não permaneça apenas reagindo ao mercado. Novamente é possível identificar a importância do planejamento estratégico e, claro, da execução, que faça acontecer o que realmente contribui para a geração de valor.

Quando uma pausa é necessária

Por vezes vemos empresas obcecadas pelos resultados, e isto realmente é muito importante, mas se não há um alinhamento das suas bases estratégicas, o esforço a cada dia passa a ser maior para que consiga resultados mínimos para a continuidade do negócio.

Esta dinâmica acaba se tornando frustrante com sócios pressionados e gestores duvidosos com relação às decisões que tomam a cada dia. Neste momento, “dar um tempo” de qualidade realizando a revisão estratégica em algumas semanas faz com que se realinhem e passem a liderar a evolução do negócio construindo um novo ciclo de desenvolvimento, resultados e sustentação da empresa através da revitalização do negócio.

Segundo Kotler, “o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite o estabelecimento da direção a ser seguida pela organização, visando maior interação com o ambiente”. Esta direção envolve, de forma significativa, questões referentes à macro política, macroestratégias e objetivos funcionais. Por outro lado, quanto à interação com o ambiente, a direção pode variar em função do alinhamento de objetivos. É isto que faz a interação ser positiva, neutra ou negativa.

A perspectiva de Peter Drucker sobre o planejamento estratégico acrescenta elementos importantes: ele é um processo contínuo e sistemático que reúne o maior conhecimento possível acerca do futuro. Este processo informa as tomadas de decisão a fim de minimizar riscos, organizar as ações necessárias para a execução, além de retroalimentar e medir seus impactos na organização. Em resumo, o planejamento implica uma análise da organização sob diversos ângulos que se traduz em direcionamento de rumos e monitoramento das ações efetivas. A finalidade das estratégias das organizações é estabelecer os caminhos necessários para alcançar os resultados desejados.

Benefícios de um bom planejamento

Organizações que conseguem realizar um bom planejamento estratégico, o reconhecem como uma fotografia de seu horizonte. Diante do desenvolvimento tecnológico e das crises (econômicas, sociais e políticas), que ocorrem de maneira exponencial, nenhum planejamento deve ser mero instrumento de consulta esporádica, mas uma ferramenta intencional de transformação.

Entretanto, o planejamento não se restringe à análise do ambiente, estabelecimento e monitoramento de metas e ações, ele também envolve comunicação. Por meio dele, os valores e objetivos fundamentais são explicitados a todos os envolvidos, promovendo alinhamento com as prioridades da organização.  Por isto, a elaboração do planejamento estratégico é um processo dinâmico que envolve revisão e atualização com periodicidade definida por cada organização.

Os gestores e líderes de equipes devem levar em conta a necessidade de compreender o que é uma estratégia empresarial:

  • É um sistema de criação de valor que sustenta a posição competitiva de uma empresa e sua singularidade.
  • É um sistema aberto e dinâmico em constante mutação, que evolui, se move e muda sem avisar quando.

O que foi esquecido é que a estratégia não é um destino nem uma solução. Não é um problema a ser resolvido. É uma jornada e precisa ser liderada permanentemente.

 

Saiba como estamos auxiliando as empresas nessa jornada

Combinamos nossas experiências globais à nossa profunda expertise local para oferecer um alto nível de capacitação e facilitação do ciclo de desenvolvimento aos negócios de nossos clientes.

Conheça nossa abordagem de Consultoria em Estratégia Empresarial

RECEBA NOSSOS INSIGHTS E NOVIDADES POR E-MAIL

Confira também:

View more