Relatório

Global Impact Review

“Acredito que existe a expectativa sobre o setor privado nesse sentido e a responsabilidade de fornecer soluções comerciais sustentáveis que mudarão o mundo. E nós, como contadores e consultores de negócios, temos um papel fundamental a desempenhar. Entretanto, para construir um futuro mais sustentável, precisamos entender o impacto que nossos negócios representam atualmente”, explica Peter Bodin, CEO da Grant Thornton International (GTIL).

Nosso Global Impact Review, liderado por Paul English, líder global de Markets&Clients, e Olivia Gadd, diretora de Leadership e People&Culture, e desenvolvida por especialistas em Sustentabilidade da Grant Thornton Israel e Suécia em colaboração com a GTIL, analisa o impacto de nossa rede em nossos clientes, pessoas, mercados, comunidades e sociedade em geral. O relatório fornece uma perspectiva inicial e uma referência sobre o desempenho de nossos negócios em relação a diversos indicadores.

Nosso impacto no mundo

“Acreditamos que a revisão dos impactos globais é importante por alguns motivos. Primeiro, para estabelecer uma base inicial de onde estamos hoje. Segundo, para adicionar dados e substância à nossa agenda de sustentabilidade. E terceiro, para introduzir uma estrutura e linguagem comuns para a sustentabilidade por meio do Global Impact Model”, explica Paul.

Ao compilar a revisão, a equipe envolveu profissionais das firmas-membro para aprender mais sobre suas práticas internas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa e, também, sobre a experiência voltada ao cliente. O resultado foi um verdadeiro avanço para o Comitê Gestor de Responsabilidade Social Corporativa (CSR, da sigla em inglês), que foi convocado pela primeira vez em 2014 e, agora, foi renomeado para Comitê Gestor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

A equipe inseriu suas descobertas em um modelo baseado nos pilares estratégicos da nossa estratégia Growing Together 2020 e os mapeou para as Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso ajudou a estabelecer as maneiras exatas de influenciar o mundo ao nosso redor – estudos de caso, exemplos de práticas recomendadas e processos globais de nossas firmas-membro, bem como os desafios e as oportunidades existentes.

Dividir nosso impacto em quatro quadrantes: clientes, pessoas, organização e comunidades e sociedade em geral nos possibilita identificar de maneira mais tangível como estamos fazendo a diferença e como podemos melhorar nosso impacto.

Relatório Global Impact Review Acesse
Relatório Sumário Executivo Acesse

Ao fornecer serviços de auditoria, consultoria e tributos a diversos clientes, a Grant Thornton tem um enorme impacto nas organizações em todo o mundo. Podemos ajudá-las a aumentar a sustentabilidade, sempre conscientes do próprio impacto diante de seus stakeholders.

Nossas pessoas são o nosso maior patrimônio. São mais de 56.000 colaboradores, em mais de 140 países, dedicados no cumprimento de nossa promessa global, desenvolvendo líderes transformacionais, promovendo a diversidade e a inclusão.

Como uma organização composta por mais de 750 escritórios, reconhecemos o impacto que temos no mundo, desde o uso de energia até a segurança dos dados. Precisamos garantir padrões éticos em tudo o que fazemos e em todas as etapas para conquistarmos o reconhecimento de uma organização verdadeiramente sustentável.

Somos uma das maiores empresas globais de serviços de auditoria, consultoria e tributos e, a partir desse reconhecimento, podemos desempenhar um papel importante de suporte e promoção de normas e regulamentos eficientes, influenciando o desenvolvimento dos mercados financeiros e a maneira como as pessoas se sentem sobre eles.

Além disso, a equipe tem trabalhado com um grupo de especialistas em sustentabilidade para desenvolver um centro de excelência que, inclusive, já está demonstrando ser um ponto de referência para propostas. Também estamos analisando como usamos os materiais para desenvolver garantias de desenvolvimento de negócios, já que muitos clientes solicitam nossas credenciais de sustentabilidade como parte das propostas regulares atuais.

Os resultados

O modelo mostra que temos efeito em 11 das 17 ODS, com as cinco seguintes nas áreas em que coletivamente temos o maior impacto:

  • Meta 4 - Educação de qualidade
  • Meta 8 - Trabalho decente e crescimento econômico
  • Meta 12 - Consumo e produção responsáveis
  • Meta 16 - Paz, justiça e instituições fortes
  • Meta 17 - Parcerias para as metas

Graças à revisão, sabemos que mais de 280.000 vidas são impactadas por nossas atividades globais de responsabilidade social corporativa, que nosso NPS de 58% é de classe mundial e que 83% de nosso pessoal tem orgulho de estar associado a Grant Thornton. Mas também que menos de 10% de nossas firmas-membro analisam o impacto que causam em suas comunidades e na sociedade em geral, 16% das firmas-membro não estão medindo o índice de experiência do cliente e 10% das empresas não medem a experiência da equipe.

Aumentando nosso impacto

A realização dessa revisão nos ajudou a explorar o impacto da Grant Thornton na sociedade, meio ambiente e economia. Foi um primeiro passo importante para estabelecer um entendimento comum sobre sustentabilidade, nos ajudou a entender quais dados existem, destacou ótimas histórias e cases inspiradores de nossas firmas-membro e, criticamente, colocou um foco em onde estão os desafios e as oportunidades.

À medida que a pandemia de Covid-19 avançou neste ano, ficamos incrivelmente orgulhosos de ver como as firmas-membro da Grant Thornton em todo o mundo reagiram. Isso incluiu auxiliar os clientes no desenvolvimento de planos de ação, apoiar nosso pessoal através da disrupção, bem como o voluntariado significativo em nossas comunidades locais.

Reconhecemos que haverá alguns desafios imediatos ao progresso da agenda de sustentabilidade em nossa rede. Entretanto, acreditamos que a pandemia trará um foco ainda maior às questões ambientais, sociais e de governança, pois pretendemos ajudar nossos clientes, pessoas e comunidades a se prepararem para o futuro próximo. A partir dos insights dessa revisão, a equipe desenvolverá um processo de relatório que será uma ferramenta essencial em nossa jornada.

“Estamos em nossa própria jornada transformacional para construir uma organização de serviços profissionais da próxima geração. E estou determinado a garantir que nossa jornada seja sustentável”, conclui Peter Bodin, CEO da Grant Thornton International.