FAMILY BUSINESS

Diversidade em empresas familiares

insight featured image
ÍNDICE

De acordo com a pesquisa “Family Business – Valores, Desafios e Perspectivas", lançada em 2023 pela Grant Thornton Brasil, mais da metade das empresas familiares brasileiras já possuem políticas de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) em seus processos de recrutamento. 

Os resultados mostram que 30% dos negócios familiares já implementaram políticas de DE&I em suas diretrizes de atração de talentos, enquanto outros 22% foram além e, não somente incorporaram esse tema em seu recrutamento, como também possuem programas de sensibilização interna em prol da diversidade e da inclusão. 

Por que diversidade é importante na empresa familiar?

Quando se pesquisa sobre diversidade, descobrimos que este não é somente um tema importante para as empresas, mas identificamos que equipes compostas por membros com experiências, competências e conhecimentos variados normalmente têm um desempenho superior a times formados por pessoas com o mesmo histórico de conhecimento. E é essa pluralidade que possibilita resultados melhores na hora da tomada de decisões. 

Embora seja compreensível que uma maior diversidade traz enormes benefícios para a sua empresa familiar, também precisamos reconhecer que criar uma equipe diversificada pode ser um desafio. Pode ser difícil encontrar o talento certo dentro e fora da família, e difícil criar uma equipe integrada de personalidades complementares para mitigar conflitos potenciais. 

Numa empresa familiar mistaque envolve membros da família de diferentes relacionamentos, trabalhando em conjunto –, pode haver oportunidades únicas para se aplicar a equidade de gênero, ou outras formas de diversidade, para garantir o sucesso do negócio. 

Como as estruturas mistas podem resultar no trabalho conjunto de pessoas de diferentes origens e experiências, cria-se naturalmente uma diversidade de perspectivas dentro da empresa familiar, o que pode ser útil na tomada de decisões e na resolução de problemas.  

Enquanto isso, quando surgem desafios, a ênfase na governança pode ajudar a promover a diversidade numa empresa familiar. 

Boa governança<

Uma boa governança permite que a família administre a empresa de forma mais profissional e fornece uma estrutura para aproveitar todos os talentos da sua organização 

A governança nas empresas familiares fornece uma base sólida para: 

  • tomada de decisão inclusiva, envolvendo todos os membros relevantes da família, independentemente da função, idade ou gênero; 
  • desafiar os estereótipos e incentivar uma abordagem baseada no mérito, mitigando assim os preconceitos; 
  • planejamento sucessório, tendo em mente a diversidade; 
  • abordar e resolver conflitos de forma rápida e justa; e 
  • criar uma cultura de colaboração e um ambiente de trabalho saudável, promovendo o respeito e a compreensão mútuos. 

Também pode ser explorada uma opção de rotação de membros em posições-chave da governança, a fim de proporcionar oportunidades para um maior número de membros da família, estabelecendo assim uma maior diversidade. É possível, inclusive, focar na próxima geração e nos requisitos para a sua adesão ao negócio. 

Portanto, abraçar e comprometer-se com o gênero e outras diversidades numa empresa familiar envolve um planejamento claro e estratégico para criar um ambiente onde todos os membros da família se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de contribuir para o sucesso do negócio. 

Compartilhando a receita secreta da família

Assim como pensamos nos pais e avós repassando suas receitas familiares secretas para as gerações seguintes, eles também podem transmitir “receitas” sobre como administram os negócios da família. É nesse compartilhamento de conhecimento – com filhos e filhas, incentivando a próxima geração a se envolver no negócio – que os membros das gerações futuras aprenderão a se tornar bons administradores. 

A geração mais experiente tem a responsabilidade de orientar e criar oportunidades para a geração mais jovem – independentemente do seu gênero. A próxima geração deve aproveitar a oportunidade para observar, ouvir e aprender conscientemente. Por meio deste incentivo igualitário, os membros da família podem ser reconhecidos pelas suas competências e capacidades individuais.