Incorporando a mudança cultural
Para os CEOs recém-nomeados, é importante moldar a cultura de sua equipe desde o início, para que ela se alinhe estreitamente com seus valores e o estilo em que você deseja trabalhar. Mas existe uma linha tênue entre incorporar uma nova cultura e interromper uma dinâmica atual apenas para deixar a sua marca na sucessão.
Tom Hartley, diretor do Lawyers On Demand (LOD), encontrou resistência quando foi trazido para mudar o negócio para uma empresa independente. "Por ter sido bem-sucedido, achamos difícil mudar a cultura. As pessoas sabiam que estavam fazendo um bom trabalho e algumas não queriam mudar", diz ele.
Originado de uma divisão de um escritório de advocacia tradicional, em quatro anos o LOD expandiu de 12 pessoas e um faturamento de £ 10 milhões para 100 pessoas que gerenciam 400 advogados em todo o mundo e um faturamento de £ 60 milhões.
Esse rápido crescimento tornou a mudança inevitável e, quando as operações do Reino Unido foram fundidas com as empresas australianas e asiáticas, Hartley determinou como seria uma nova cultura. "Foi uma oportunidade de perguntar às equipes como era o sucesso", diz ele.
O acesso e a visibilidade foram os pilares fundamentais da cultura introduzida por Hartley. “Compartilhamos um escritório único e de plano aberto, com muita transparência. Você tem mais controle e é mais saudável para a administração sênior ", acrescenta. Para garantir que a cultura não fique estagnada, um membro do conselho foi responsabilizado pelo envolvimento dos funcionários. "Isso é pesquisado a cada trimestre e garante que a empresa esteja vivendo os valores que apoiamos", diz Hartley.
Planeje o sucesso através de uma melhor formação de equipe
Garantir que seu negócio possa se desenvolver e crescer depois que você deixar o cargo de CEO deve ser a base de um bom plano de sucessão. Kim Turnbull James, professor de liderança e aprendizado executivo da Cranfield School of Management, oferece conselhos sobre o fortalecimento de equipes para que estejam prontas para a mudança:
O clube, e não o técnico, é a razão pela qual as pessoas estão dispostas a ficar com frio e chorar assistindo futebol. A identidade é importante, portanto, se você tentar renomear ou criar um novo objetivo para a organização, tome cuidado para não interromper esse contrato psicológico. Obtenha feedback antecipado, pois pode ajudar a estruturar estratégias que podem criar pertencimento.
As declarações de missão parecem boas no papel, mas podem ser vagas demais para oferecer significado a todas as partes da organização. Torne o futuro real para as pessoas de maneiras emocionantes. Há uma razão pela qual Martin Luther King não ter dito: "Eu tenho um plano estratégico com cinco pontos de ação, seis objetivos e 25 KPIs."
Poucos o conhecerão individualmente. A percepção pode ser muito diferente da realidade. Como você gasta seu tempo, com quem o gasta e as partes da organização que visita são indicadores vitais e podem ser tão importantes quanto as palavras.
Mantenha suas redes abertas e significativas. Você não pode conversar com todos, mas evite desenvolver um pequeno grupo que atue como um filtro estreito em tudo o que você diz e ouve. Sua equipe de suporte precisa confiar em você, mas redes mais amplas oferecem uma variedade maior de visualizações e opiniões.

 Na visão de Mo Merali, da Grant Thornton UK, as empresas de capital privado que possuem um plano de sucesso de CEO estruturado pode contar com um seguro que sustenta o valor da sua equipe existente. “Os investidores querem escalar empresas de portfólio rapidamente, mas isso pode levar a uma tomada de decisão impulsiva em torno da liderança”.
Na visão de Mo Merali, da Grant Thornton UK, as empresas de capital privado que possuem um plano de sucesso de CEO estruturado pode contar com um seguro que sustenta o valor da sua equipe existente. “Os investidores querem escalar empresas de portfólio rapidamente, mas isso pode levar a uma tomada de decisão impulsiva em torno da liderança”. Keely Woodley, sócia da Grant Thornton UK, diz que empresas do middle-market listadadas no mercado de capitais devem estabelecer seus planos antecipadamente para a sucessão de CEOs e revisar esses planos regularmente.
Keely Woodley, sócia da Grant Thornton UK, diz que empresas do middle-market listadadas no mercado de capitais devem estabelecer seus planos antecipadamente para a sucessão de CEOs e revisar esses planos regularmente. Sue Knight, sócia do escritório de Birmingham, diz que os líderes de empresas familiares podem precisar atualizar seus pontos de vista sobre a sucessão de negócios. A profissional avalia que o processo de escolha de novos líderes em empresas familiares evoluiu consideravelmente ao longo do tempo. No passado, o filho mais velho muitas vezes assumia a liderança, mas o ambiente desafiador e acelerado de hoje significa que a liderança não é mais uma herança familiar.
Sue Knight, sócia do escritório de Birmingham, diz que os líderes de empresas familiares podem precisar atualizar seus pontos de vista sobre a sucessão de negócios. A profissional avalia que o processo de escolha de novos líderes em empresas familiares evoluiu consideravelmente ao longo do tempo. No passado, o filho mais velho muitas vezes assumia a liderança, mas o ambiente desafiador e acelerado de hoje significa que a liderança não é mais uma herança familiar.