E-Investidor

Como o mercado encara a MP do governo que amplia a faixa de isenção do IR?

Sabrina Lawder, sócia de tributos internacionais e mobilidade global na Grant Thornton Brasil, espera agora que o governo crie novas medidas para recuperar essa receita aos cofres públicos. “Não se manifestaram ainda em relação a como recuperar essa renúncia fiscal, mas a gente espera que isso de fato aconteça e não necessariamente em forma de tributação nas pessoas físicas diretamente. Pode ser que venha na verdade como tributação na pessoa jurídica”, afirma.

As regras para esta nova correção estão presentes na Medida Provisória nº 1.206/2024, encaminhada nesta terça-feira (6) ao Congresso Nacional. A MP altera, a partir de fevereiro, os valores da tabela progressiva mensal do IR. Na prática, a faixa de isenção foi ampliada para R$ 2.259,20. Mas o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais também será beneficiado com a isenção, porque pode subtrair dessa renda o desconto simplificado de R$ 564,80.

Acesse a matéria completa