Press Release

Pesquisa da Grant Thornton indica queda na expectativa de crescimento do mercado imobiliário

O estudo semestral International Business Report (IBR) foi realizado em 28 países com mais de 4,8 mil empresários

A expectativa de aquecimento do mercado imobiliário segue sentido inverso ao otimismo dos empresários brasileiros com a economia para os próximos 12 meses, que subiu 5%, atingindo o índice de 72% nesta pesquisa.

No mercado imobiliário, os investimentos em novos edifícios no mesmo período, por exemplo, estão nos planos de 56% dos entrevistados, índice abaixo do registrado na pesquisa anterior (64%) e também do resultado de um ano atrás (71%). Cenário semelhante é percebido no item investimento em instalações e equipamentos, com os mesmo 56% dos empresários planejando investir, frente a 62% e 66% nas pesquisas anteriores.

Para Maria Regina Abdo, sócia de Auditoria da Grant Thornton Brasil, a queda nas expectativas positivas para o setor está relacionada ao movimento de queda nos lançamentos no mercado. “A desaceleração das vendas continuam, pois o setor é altamente dependente de condições de crédito e os juros permanecem altos”, afirma.

De acordo com dados do Secovi, os juros médios dos novos empréstimos atingiram o maior índice em julho deste ano, desde o início da série histórica em março de 2011, com taxa média de 11,8% a.a.

“Em um horizonte de curto prazo, não há nenhum cenário que indique aquecimento do mercado imobiliário. Por outro lado, em construção civil, há certo otimismo na área de infraestrutura, que pode ser impulsionado pelos programas habitacionais populares dos governos federal, estadual e municipal, e também com a possibilidade do surgimento de mais PPPs e concessões para destravar investimentos em construção pesada”, conclui Maria Regina.

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Está presente em mais de 147 países e conta com mais de 68.000 colaboradores. No Brasil, está posicionada nos 14 principais centros de negócios do país, contando com mais de 1.600 pessoas, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas para o futuro.

Para mais informações, entre em contato com a Tamer Comunicação: Zeca Bringelzeca.bringel@tamer.com.br – (11) 99798-5280

Copie o texto dessa página