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Transformação digital-cultural: a combinação necessária para o sucesso

A história recente mostra que modelos de negócios rígidos e inflexíveis podem sim implicar o fim ou a perda de poder de empresas que antes ditaram os rumos em seus mercados.

Esse movimento expõe o quanto é fundamental realizar análises mais abrangentes, questionando como as companhias devem se adaptar para manterem um melhor relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

A solução para essa demanda, invariavelmente, passa pela transformação digital.

Embora ainda relacionada à adição de tecnologia ao dia a dia, redução de custos e aumento da eficiência, a transformação digital é muito mais ampla do que isso. Ela considera os processos de uma empresa de ponta a ponta, não só para que sejam automatizados, mas também melhorados e repensados.

O resultado são novos e melhores relacionamentos com fornecedores, colaboradores e com clientes. Afinal, consumidores – sejam B2C ou B2B – demandam experiências excelentes e desejam ter autonomia para solucionar suas questões sem a necessidade de interações ou de passos que não promovam uma boa experiência.

É exatamente nesse processo que entra a transformação digital para mitigar, ou até eliminar, os quadros excessivos de trabalho manual, volumosa comunicação por e-mail, falta de controle das interações e ausência de visão dos processos integrados.

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Se as vantagens de promover esse processo estão evidentes, as condições essenciais para que se estabeleça uma transformação digital bem-sucedida, muitas vezes, não são ainda percebidas.

Os especialistas da Grant Thornton Brasil, Mauricio Castro, sócio da área de Transformação Digital, e Ronaldo Loyola, sócio da área de Capital Humano, apresentam as condições essenciais para que uma transformação digital de sucesso ocorra:

1) Tenha uma cultura aberta ao novo

Atente-se ao fato de que não há mudança ampla de processos com foco digital e tecnológico sem transformação cultural. Um novo mindset é absolutamente essencial para que a transformação digital ocorra. Para uma mudança dessa ordem, as pessoas precisam vivenciar uma transformação individual, entenderem seus novos papéis e foco dentro da organização, o que demanda atenção específica no capital cultural.

2) Engaje o CEO nesse processo

Dada a dimensão que abrange, tanto a transformação digital como a cultural exigem o patrocínio do principal executivo da companhia. O CEO ou o representante do C-level devem estar à frente do processo para que haja clareza na empresa de que a transformação é necessária, estratégica e inevitável.

3) Faça a gestão da mudança

Preparação para a mudança é uma obrigação. Durante o processo de transição são esperados conflitos e energias desperdiçadas em alguns momentos. Por isso é importante que as pessoas recebam uma orientação sobre o que está previsto e, portanto, dentro do controle. Com a devida preparação e gestão, elas saberão como conduzir e ultrapassar os momentos de descrédito ou de temor com celeridade.

4) Desenvolva lideranças transformacionais

A transformação digital envolve também autoconhecimento dos líderes e revisão de seus estilos de gestão e autogestão. Esse processo demanda foco em soft skills e inteligência emocional para que seja possível desapegar de modelos e paradigmas antigos – tanto do ponto de vista cultural, quanto de tecnologia –, além de desenvolver estilo de liderança transformacional que permita contagiar os demais profissionais com a mesma capacidade de reflexão. Isso exige entendimento e foco no propósito da transformação digital e capacidade de atuar como um embaixador desse propósito.

5) Compreenda o significado da transformação digital

Transformação digital não significa apenas tecnologia permeando todos os processos e dando origem a sistemas monolíticos. A tecnologia é parte, mas não o todo. A transformação digital bem executada garante mais poder e autonomia para os elos da cadeia, uma demanda cada vez maior dos times, e uma exigência para empresas que querem estar prontas para lidar com as mudanças de cenário de forma efetiva.

6) Mapeie os benefícios de maneira ampla

Os ganhos de um processo de transformação digital não vêm apenas no formato de redução de custos. Esta é uma visão míope. Há, claro, ganhos a serem capturados em eficiência, mas não apenas por conta de menores custos. Existem também significativa redução de riscos e, principalmente, conquista de maior agilidade para lidar com novas dinâmicas do mercado.

7) Mantenha atenção às novas oportunidades

Com todos os processos revistos, há grandes possibilidades de que a transformação digital saliente a possibilidade de oferta de novos serviços e de crescimento em novas áreas. A transformação digital proporciona abertura para repensar o modelo de negócio, adotar novos ou usufruir receitas vindas de novas frentes. É essencial estar aberto a estas possibilidades.

8) Tenha clareza dos objetivos

A transformação digital eficiente demanda saber aonde se quer chegar. O processo exige clareza sobre quais são as demandas em termos de eficiência, experiência do cliente e demais variáveis relevantes.

9) Assuma riscos, tolere falhas

A transformação digital é realizada por meio de metodologia ágil – com projetos de curta duração, resultados rápidos, que já são testados e levados adiante ou corrigidos. Aceitar as falhas como parte do processo é obrigatório para que a cultura de inovação se firme. Afinal, não existe ambiente sem risco se o foco é promover o novo. Por isso praticar a tolerância é fundamental.

10) Fortaleça a cultura de inovação continuamente

Assumir que a jornada é eterna garante que a abertura para novas ideias se perenize e um ambiente de acolhimento à inovação se instale. Com isso, a cultura de inovação contínua se fortalece, algo capaz de manter a empresa viva, atenta ao cenário e com resultados financeiros ascendentes.

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