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Entre os principais motivos que levam as organizações a realizarem uma auditoria em sua cultura estão:
Empresas que buscam alinhar a cultura para viabilizar a nova estratégia do negócio e gerar os resultados almejados.
Empresas que buscam definir uma identidade que dê sustentação ao novo direcionamento da organização em um momento crítico de sua história.
Empresas que almejam mudar uma cultura centrada no relacionamento/lealdade para uma que valorize a meritocracia e o resultado.
Empresas que querem alinhar a mudança com a cultura da organização, respeitando os desafios da adaptação das pessoas à nova realidade.
Empresas que buscam apoiar a liderança no processo de alinhamento de uma cultura estabelecida ou na construção de uma nova cultura.
Empresas que precisam mapear e gerenciar suas forças e limitações culturais para que a estratégia da nova empresa se realize plenamente.
Empresas que necessitam facilitar a transformação cultural de uma perspectiva interna para atender as necessidades de todos os stakeholders.
Para que seja efetivo, qualquer gerenciamento de mudança cultural deve focar em um sistema integrado com o envolvimento de todas as lideranças. O trabalho de auditoria é apenas uma etapa deste processo, pois através da análise e interpretação de diversos indicadores que tornam o invisível totalmente visível, é possível construir um amplo plano de ação focado na transformação cultural.
O poder de alinhar discursos e ações
Temos observado em diversas organizações discursos de mudanças culturais que não refletem nas crenças e valores enraizados dentro do negócio. Ou seja, as ações não confirmam as palavras e não se consolidam em resultados efetivos. Isto ocorre principalmente em empresas que dedicam uma grande quantidade de energia e recursos em programas de desenvolvimento profissional para seus líderes, porém sem nenhum tipo de alinhamento e aderência às motivações e aspirações das pessoas naquela companhia.
Neste tipo de cultura organizacional tóxica, o nível de descontentamento e desilusão de executivos e funcionários fica cada vez mais evidente dentro do ambiente de trabalho, acarretando frequentes pedidos de demissão. Portanto, uma cultura clara e bem gerenciada, atrai e retém as pessoas talentosas através de mobilização e engajamento. A companhia aumenta a lucratividade e o valor no mercado.
Como reflexão final, os empresários que não se comprometerem com este momento de ruptura de modelos de cultura tradicional, engessada e de pessoas desengajadas, correm o risco de serem aniquilados por outras organizações ou empreendedores que já efetuaram a correta leitura da importância e do diferencial do valor do capital cultural.
Para entender melhor como funciona todo este processo de auditoria cultural e a consequente contribuição para o aumento do valor do negócio no mercado, entre em contato com a equipe de Capital Humano da Grant Thornton Brasil.