Gateway Cities

Singapura: onde o leste encontra o oeste

Um clima político estável e favorável aos negócios. No local perfeito para explorar as oportunidades oferecidas por vários mercados do sudeste asiático, Singapura é talvez o melhor caminho para empresas que desejam negociar internacionalmente.

“Se você recuar e olhar Singapura de uma perspectiva histórica, sua importância veio de ser um local estratégico para as antigas rotas comerciais leste-oeste”, explica Timothy Braun, sócio da Grant Thornton em Singapura. “Hoje não é muito diferente, pois o sucesso de Singapura nos últimos tempos foi em grande parte impulsionado por sua localização geográfica estratégica, que prosperou sob alguns líderes que se concentraram na visão de longo prazo do país, e não nas táticas de curto prazo.”

Essa abordagem ajudou a criar um local ideal para a criação de empresas. A estabilidade política e econômica considerável ajuda particularmente a destacar Singapura no sudeste asiático, diz Braun.

"Isso reduziu bastante a corrupção entre os políticos, em parte tornando a política uma das profissões mais importantes aqui", explica ele. “E, é claro, Singapura está em uma localização privilegiada: em um voo de sete horas, você pode estar em praticamente qualquer país do norte, oeste ou sul da Ásia, e em três horas, em praticamente qualquer país do sudeste asiático. Também é servido pelo que os passageiros dizem consistentemente como o aeroporto número um do mundo, além de um porto de classe mundial.”

Propenso aos negócios

Muitas empresas usam Singapura para se estabelecer na região antes de entrar em mercados como Malásia ou Indonésia. "O sudeste da Ásia tem um nível significativo de oportunidades de alto crescimento e ainda é bastante subdesenvolvido em termos de potencial", diz Braun.

Algumas empresas podem optar por instalar sedes regionais em Singapura enquanto instalam fábricas em países vizinhos, como o Vietnã ou mesmo a China. No início deste ano, por exemplo, a fabricante de eletrodomésticos Dyson mudou sua sede global do Reino Unido para a cidade-estado – embora a empresa tenha realizado uma proporção significativa de suas operações de fabricação na vizinha Malásia desde 2002.

Estabilidade econômica

Você poderia instalar sua empresa em quase qualquer lugar no sudeste da Ásia, mas o ambiente político-econômico estão em constante estado de fluxo e muito menos estáveis ​​em comparação com Singapura”, destaca Braun. "Além disso, Singapura é um dos principais locais do mundo em termos de proteção à propriedade intelectual, o que é propício para as empresas estabelecerem sua sede aqui".

“Singapura tem um regime tributário muito justo e é relativamente fácil negociar além-fronteiras, pois existem tratados de dupla tributação com mais de 70 países. Também incentiva o crescimento e permite às empresas atrair e reter o talento certo. Possui uma força de trabalho muito qualificada, com uma mistura altamente atraente de talentos locais e estrangeiros.” Singapura pode se orgulhar de duas das 25 melhores universidades do mundo, além de ser reconhecida internacionalmente por suas taxas de aproveitamento, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

“Esse conjunto de talentos permite que as empresas locais floresçam, mas também ajuda a atrair talentos estrangeiros qualificados para chamar Singapura de lar. Além disso, é uma cidade muito segura, com baixa criminalidade e alguns dos mais altos níveis de expectativa de vida do mundo. "

Suporte financeiro

Singapura possui um ecossistema de startups muito forte, com ajuda considerável disponível pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (EDB), administrado pelo governo. “Há um alto nível de prontidão tecnológica aqui, então Singapura está vendo muito investimento no espaço Fintech, bem como em áreas como inteligência artificial e processos robóticos”, explica Braun. Muitas empresas líderes mundiais em tecnologia – do Google e Microsoft à Hewlett-Packard – têm sede regional em Singapura.

“É também um dos maiores centros financeiros do planeta: pode lidar com alguns dos projetos mais complexos, por exemplo, cobertura de taxas de juros para o mercado de câmbio. Mais recentemente, a cidade está sendo promovida como um centro de reestruturação de dívidas, graças à experiência da força de trabalho e ao quadro jurídico claro.”

Braun trabalhou recentemente com uma grande empresa de logística para localizar sua base regional em Singapura: “Para a maioria das empresas com as quais trabalhamos, os principais tomadores de decisão de seus clientes, do ponto de vista de vendas, estão sediados em Singapura. Essas empresas também foram capazes de tirar proveito do quão atraente a cidade é para os ex-pats: leis de imigração bastante robustas, mas com um processo de visto transparente, o que facilita a captação de talentos estrangeiros.”

As operações de fabricação ainda existem na própria Singapura, mas o crescimento é limitado pelo tamanho e força de trabalho da cidade. Braun diz que qualquer empresa que considere se mudar para Singapura deve entrar em contato com o EDB. “Eles são uma organização muito aberta e pragmática e estão trabalhando proativamente para atrair o desenvolvimento de negócios em Singapura. Certamente é muito mais fácil conseguir cooperação do governo ou até mesmo um assento à mesa aqui do que em qualquer outro lugar da região.”

A cidade ideal de entrada

Com esse suporte e a força e profundidade das redes de negócios existentes em Singapura, é difícil imaginar uma cidade de entrada mais estável e estrategicamente posicionada para o Sudeste Asiático.

Para discutir sua expansão de negócios na região, entre em contato com a Grant Thornton Singapura.

Singapura | Fast Facts

Localização: Cidade-estado da fronteira com a Malásia
Fuso horário: Horário Padrão de Cingapura, GMT +0800
População: 5.8m
PIB: US$ 585 bilhões (PPP)
Pontos fortes da indústria: Tecnologia; serviços financeiros; logística.
Setores de crescimento: reestruturação da dívida; tecnologia avançada como IA, robótica
Acesso regional: Kuala Lumpur 1h por via aérea; Jacarta 1h50m; Cidade de Ho Chi Minh 2h; Bangkok 2h25m; Hong Kong 4h