insight featured image
A IFRS Foundation reconhece que há uma necessidade urgente de padrões globais de relatórios de sustentabilidade. Diante disso, seus agentes (‘Trustees’) estão dando continuidade no estabelecimento de um conselho internacional para tratar padrões globais de relatórios de sustentabilidade dentro da estrutura de governança existente da Fundação.

A intenção é que os agentes produzam uma proposta definitiva (incluindo um roteiro com cronograma) até o final de setembro de 2021, possivelmente levando a um anúncio sobre o estabelecimento do Sustainability Standards Board (SSB) –  conselho de padrões de sustentabilidade – na reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima COP26, em novembro de 2021.

Em 2020, a Fundação realizou uma consulta, por meio do “Consultation paper on sustainability reporting”, para determinar se há necessidade de padrões globais de sustentabilidade; se a Fundação IFRS deve desempenhar um papel; e qual poderia ser o escopo dessa função, obtendo retorno em 576 cartas de comentários com indicações de ações urgentes a serem tomadas sobre esta iniciativa.

Adicional a isso, os curadores da IFRS Foundation acolheram a declaração pública do Conselho da IOSCO de fevereiro de 2021, anunciando a intenção da IOSCO de trabalhar com a Fundação no desenvolvimento de um plano para estabelecer um novo conselho para definir padrões de relatórios de sustentabilidade que atendam às necessidades dos mercados de capitais.

Com base no feedback da Consulta de 2020 e incentivados pela declaração do Conselho da IOSCO, foi definida a direção estratégica do novo Sustainability Standards Board (SSB), abordando os seguintes aspectos:

  • Foco em informações que são relevantes para as decisões de investidores;
  • Escopo de sustentabilidade, priorizando informações relacionadas ao clima;
  • Ter base emestruturas e abordagens de divulgação já consolidadas;
  • Abordagem no modelo BBA (‘building block approach’).