A luta entre salários e inflação
Uma das principais dificuldades para contratar e reter talentos de alto nível é o salário. Os salários estão aumentando, mas, na maioria dos casos, não acompanham o ritmo da inflação crescente. Por exemplo, no Reino Unido, a inflação caiu ligeiramente para 8,7% em abril, à medida que os preços de energia suavizaram, mas os preços ainda estão subindo mais rapidamente do que os salários. Os últimos números de crescimento salarial mostram que os salários médios no setor privado cresceram 7%, enquanto os ganhos no setor público aumentaram 5,6% - a taxa de crescimento mais alta em 20 anos, mas ainda significativamente abaixo da inflação.
Globalmente, quatro em cada cinco empresas de médio porte (82%) pretendem oferecer aumentos salariais este ano. No entanto, dada a persistente alta taxa de inflação e os custos adicionais, há um limite para o que as empresas podem pagar -- apenas 24% das empresas apontam que pretendem oferecer "aumentos reais" nos próximos 12 meses. Como resultado, olhar além do salário será um fator importante para reter talentos. À medida que as empresas lutam para competir em termos salariais, muitas estão procurando outras formas de se destacar como empregadores atrativos.
Global business intentions on offering a pay rise, or an above-inflation pay rise
"A competição pelos principais talentos ainda é acirrada, e o aumento contínuo nos custos trabalhistas apenas aumenta o desafio para as empresas de médio porte. Após a pandemia, os objetivos mudaram e o salário nem sempre está no topo da lista de um funcionário ao considerar um cargo. O foco agora está na experiência do funcionário, e isso é uma oportunidade para as organizações fortalecerem sua cultura, proposta de valor e estratégia geral de engajamento dos profissionais", destaca Angela Nalwa, Líder de Práticas de Pessoas e Organização, Grant Thornton EUA.
"Os salários ainda são claramente importantes, mas os funcionários também estão cada vez mais atraídos por empresas que podem oferecer outros benefícios, seja flexibilidade no local e horário de trabalho, programas de bem-estar que englobam aspectos físicos, mentais, emocionais e financeiros, ou oportunidades de desenvolvimento de carreira."