Qual o atual cenário dessa verdadeira transformação digital na indústria da construção brasileira?

O uso da metodologia BIM em obras públicas no Brasil tornou-se obrigatório, com implementação de forma gradual em três fases, 2021-2024-2028, envolvendo o processo de modelagem multidimensional com o desenvolvimento e gerenciamento de informações durante todo o ciclo de vida de um ativo, no qual todos os agentes são envolvidos de forma colaborativa.

Para identificar os avanços conquistados e os desafios a serem superados, a Grant Thornton Brasil, o Sienge e a ABDI realizaram esse segundo mapeamento sobre o nível de maturidade na utilização do BIM.

Os resultados foram obtidos a partir da participação de 478 respondentes de empresas do setor, em sua maioria ocupando cargos de liderança em organizações na indústria da construção civil, especialmente concentradas nos segmentos de construção, incorporação, serviços de gerenciamento e em escritórios de projetos de engenharia e arquitetura.

Key Findings

Grant Thornton
Mapeamento

Maturidade BIM no Brasil

  • Autoavaliação: como as empresas avaliam o próprio nível de maturidade
  • Principais desafios para utilização do BIM
  • Roadmap de implantação: sistemas, pessoas e processos

Acesse o relatório completo!

Sobre os realizadores e coautores

Logo Grant Thornton
A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos.

Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas ao futuro.

Erico Giovannetti, sócio de Consultoria Empresarial da Grant Thornton Brasil
Erico Giovannetti,
sócio de Consultoria Empresarial da Grant Thornton Brasil

 

Logo Sienge
O Sienge é a plataforma especialista líder em gestão para indústria da construção.

Com mais 30 anos de mercado e mais de 4,5 mil clientes, o Sienge oferece um robusto leque de soluções em seu ecossistema tecnológico para todas as etapas do ciclo de incorporação, com atuação focada em promover a transformação digital do setor.

Guilherme Quandt, diretor de Marketing e Estratégia do Sienge
Guilherme Quandt,
diretor de Marketing e Estratégia do Sienge

 

Logo Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas para o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade.

A ABDI também incentiva testes com novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A Agência é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento econômico e social do país.

Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da ABDI
Leonardo Santana,
analista de Produtividade e Inovação da ABDI