
Incorporadoras
Uma análise contábil das empresas do Novo Mercado - Q1 2023
2022 não foi um ano fácil para as incorporadoras no Brasil.
Com a elevação dos custos de materiais de construção e com a alta na taxa dos juros, as empresas, em seu conjunto, apresentaram uma redução no lucro líquido de 57,9%. Apesar destes desafios, as empresas seguem resilientes e com perspectivas positivas para 2023.
Key Findings

Outros destaques

Perspectivas
A expectativa de queda de juros somada ao maior incentivo a programas habitacionais deve aquecer o mercado a partir de segundo semestre, período que historicamente é sempre melhor para o setor (em comparação ao início do ano).
O primeiro trimestre de 2023 já mostrou uma tendência de aumentos nas receitas líquidas, bem como uma melhora no lucro líquido das companhias, que saiu de prejuízo de R$462 milhões (março/22) para lucro de R$245 milhões (março/23).
Sobre o estudo
O estudo envolveu as informações financeiras combinadas de 22 empresas listadas na bolsa de valores mobiliários (B3) no segmento do Novo Mercado e análise do comportamento dos principais saldos contábeis, resultando em uma visão abrangente sobre o mercado brasileiro.
Períodos: Saldos de balanço – dezembro/21 x dezembro/22 x março/23 | Saldos de resultado – março/23 x março/22 | Saldos de resultados – dezembro/22 x dezembro/21
Insights relacionados
Veja mais